Fundação Renova

Fundação Renova discute “Reconstrução de Vilas” em segundo bate-papo ao vivo

Publicado em: 27/04/2017

Reconstrução

Álvaro Pereira, líder de programas, falou sobre o trabalho de reassentamento das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira

A “Reconstrução de Vilas” foi tema do segundo bate-papo ao vivo da Fundação Renova, transmitido pelo YouTube. Na tarde de hoje, dia 27 de abril, Álvaro Pereira, líder de programas da instituição esclareceu informações e tirou dúvidas de internautas sobre os trabalhos desenvolvidos em Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, em Minas Gerais.

Os terrenos para a reconstrução dos três distritos já foram escolhidos com a participação da comunidade. Durante a conversa, Álvaro Pereira explicou que o primeiro aspecto levado em consideração foi o levantamento de expectativas das famílias. Uma das principais preocupações foi manter as relações de vizinhança e o formato do distrito antigo.

A partir dos apontamentos da comunidade, foram escolhidas diferentes áreas para a realização de estudos de viabilidade técnica, como características de relevo, topografia, qualidade e quantidade de água. As possibilidades de terrenos foram apresentadas em assembleia e as famílias escolheram, em votação, onde os novos distritos seriam reconstruídos.

O próximo passo é a definição dos projetos urbanísticos, etapa que já foi concluída no caso de Bento Rodrigues. A ideia é que as famílias também aprovem esse projeto, que contém as principais características do novo distrito, como disposição das casas, construção de praças e localização de áreas verdes. Após a aprovação, será organizada a metodologia de construção dos projetos arquitetônicos.

O bate-papo foi transmitido pelo canal do YouTube da Fundação Renova e faz parte de uma série de conversas sobre diferentes temas relacionados ao trabalho gerido pela instituição. Toda última quinta-feira de cada mês, um profissional da Renova ou especialista do mercado irá compartilhar experiências e tirar dúvidas em uma transmissão ao vivo.

Assista ao bate-papo na íntegra:

Deixe seu comentário