Festa do Caboclo Bernardo fortalece as tradições de Regência, em Linhares

Publicado em: 08/06/2021

Evento, que promove a valorização da cultura e da história da comunidade, será transmitido online

A Vila de Regência, em Linhares, no Espírito Santo, vai homenagear o Caboclo Bernardo em um evento com música, arte e folclore, que busca valorizar a comunidade por meio da preservação histórica e cultural. A tradicional Festa do Caboclo Bernardo será transmitida online e gratuitamente nos dias 12 e 13 de junho, no canal oficial da Prefeitura de Linhares no Youtube, a partir das 17h.

Na programação, destaque para o 30º Encontro de Bandas de Congo, que abre as atividades no domingo, às 17h. O evento conta também com apresentações culturais, como shows musicais e peças teatrais, promovendo conhecimento cultural da comunidade e disseminando os projetos e as potencialidades turísticas da Foz do Rio Doce, do município de Linhares e do Espírito Santo.

Em ambiente aberto e sem presença de público, a festa seguirá as orientações de prevenção da Covid-19. Haverá também controle de acesso dos prestadores de serviços e medição de temperatura, utilização de máscaras e totem de álcool em gel no local. O evento é realizado pela Associação Comercial e Agroindustrial de Regência e tem apoio da Prefeitura de Linhares e da Fundação Renova, por meio do Edital Doce.

Caboclo Bernardo

A festa, que acontece desde 1930, é uma homenagem ao pescador e herói nacional, Bernardo Brumatti José dos Santos. Nascido na Vila de Regência, em 1887, Caboclo Bernardo salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil. Sua figura tornou-se maior que a história e integra as lendas e a cultura do Rio Doce. Durante a festividade, sua imagem fica no altar ao lado de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida.

Edital Doce

A Festa do Caboclo Bernardo e o 30º Encontro de Bandas de Congo fazem parte dos projetos do Edital Doce liberados para iniciarem suas atividades, após avaliação e ajustes para as adequações de segurança em razão da Covid-19. A iniciativa, que tem como objetivo fomentar ações sociais nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG), aprovou, ao todo, 228 projetos voltados para ações de apoio ao turismo, cultura, esporte e lazer. Dos projetos iniciados, 38 são do Espírito Santo e 37 de Minas Gerais. Até o momento, foram repassados cerca de R$ 3 milhões a esses projetos. Confira a  lista dos projetos iniciados: Edital Doce | Fundação Renova (fundacaorenova.org)

PROGRAMAÇÃO

12 de junho – sábado

17h – Abertura Banda de Congo Mirim

17h20 – Natividade

18h50 – Intervalo Banda de Congo Mirim

19h – Macucos

13 de junho – domingo

17h – Encontro de Bandas de Congo

17h50 – Teatro Auto do Caboclo Bernardo

19h – João Victor do Acordeon

20h – Teatro Zé Grilo – O Trabalho Brasileiro que não desiste nunca

Este conteúdo foi útil para você?