Fundação Renova

Concurso escolhe moradores da foz para mostrarem suas comunidades

Publicado em: 21/12/2018

Foz do Rio Doce

Os selecionados vão produzir textos e imagens sobre a sua região para alimentar o portal da Foz do Rio Doce

 

[ATUALIZADA EM 21/12]

As belezas de Povoação, Regência, Pontal do Ipiranga e Degredo (ES) estão em destaque no portal Foz do Rio Doce, que está ganhando uma cara nova como parte das ações dos Projetos da Foz. E, para enriquecer o conteúdo, um morador de cada local está sendo selecionado para lançar o seu olhar sobre a comunidade e alimentar o novo site com fotos, vídeos e informações. Povoação, Regência e Degredo já têm seus primeiros escolhidos — três de cada lugar —, que agora seguem para a etapa das oficinas, em janeiro. Em Pontal do Ipiranga, as inscrições foram prorrogadas até o dia 29/12.

As comunidades de Degredo, Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, na foz do rio Doce, vão ganhar o olhar de seus moradores em novo site. | Foto: Nitro Imagens

O concurso está sendo conduzido pela agência Voga, de Linhares, responsável pela reformulação do site. Os três mais criativos de cada localidade participarão de uma oficina de capacitação para aprenderem um pouco mais sobre fotografia, texto e linguagem para a internet — e, principalmente, a mexer com as ferramentas de atualização do site. Ao final do curso, a agência elegerá um representante de cada região, que ficará responsável por alimentar a página.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE LUCIANA

A jovem Priscila Barbosa, uma das selecionadas, vê uma grande oportunidade de ajudar a divulgar as belezas da foz. “Degredo é um dos lugares mais bonitos que eu já vi na minha vida. Para mim, tem uma importância muito grande representar essa comunidade. Com fotos e imagens, a gente pode mostrar coisas lindas, coisas maravilhosas que têm dentro de Degredo, que as pessoas às vezes estão tão cansadas de olhar aquilo que nem conseguem mais enxergar”, conta a moradora.

Para Érika Carvalho, analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, essa é uma ação importante para fomentar a economia local. “Ao usar o site para divulgar as belezas e os atrativos das localidades, a intenção é atrair turistas para resgatar o potencial que essa região tinha antes da chegada da lama”, explica.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, residir na comunidade de Pontal do Ipiranga, gostar de fotografia, de redes sociais e de escrever. Os candidatos devem enviar um e-mail para contato@agenciavoga.com.br com nome, telefone e endereço e um vídeo de até 30 segundos — gravado na posição vertical —, ou uma foto que melhor represente a comunidade, de acordo com o seu olhar. O material deve ser acompanhado por um texto de no máximo dois parágrafos, descrevendo aquele registro.

Sobre os Projetos da Foz

Alguns compromissos e acordos firmados na região da foz do rio Doce antes da criação da Fundação Renova foram incorporados à sua missão como resposta às demandas da população local.

Conhecidas como “Projetos da Foz”, essas iniciativas englobam diferentes ações e estão contempladas nos programas de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras,  Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte, Lazer, Apoio à Economia Regional e Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água.

As soluções adotadas pela Fundação são baseadas na escuta das comunidades, no conhecimento  e no cumprimento das normas do sistema de governança.

Deixe seu comentário