Fundação Renova

Comunidade de Gesteira recebe nova Escola Municipal Gustavo Capanema

Publicado em: 08/12/2016

Reconstrução

A obra é um marco no resgate do ambiente social, cultural e educacional da comunidade

Foi realizada ontem (07/12), a cerimônia de entrega da Escola Municipal Gustavo Capanema, em Gesteira, distrito de Barra Longa (MG).  No mesmo dia foram entregues a quadra esportiva e a praça, formando assim um espaço social e de lazer para a comunidade. A nova localização da escola também irá facilitar o deslocamento de pais e alunos, já que agora todos os espaços estão interligados e em um ponto mais central do povoado.

Todo o trabalho de reconstrução da unidade escolar, concluído pela Fundação Renova, seguiu as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Inspetoria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais também acompanharam o projeto da escola, que tem capacidade para atender 30 alunos, sendo duas salas, uma para 12 e outra para 18 alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental 1.

Assembleias, reuniões, encontros e o apoio dos moradores foram fundamentais para que o projeto e a construção da escola, que durou, aproximadamente, cinco meses, fosse concretizado. Durante esse período, foi realizado um trabalho detalhado de escuta com a comunidade envolvendo professoras, pais, diretoras, estudantes, líderes comunitários e integrantes do poder público. Outra ação importante foi a visita técnica realizada com as professoras, líderes comunitários e dois integrantes da Prefeitura Municipal de Barra Longa em uma escola, localizada em Anchieta (ES), para conhecerem um novo método construtivo, que utiliza concreto e PVC.

O destaque da escola fica por conta do painel de arte, com 3,2 metros de altura, instalado na entrada, com obras de próprios alunos e professores, que durante as reuniões de consulta à comunidade, desenharam suas expectativas para o novo projeto. O painel também conta com os nomes de sete alunos e duas professoras atuais.

Uma delas é Antônia Aparecida de Araújo, que completou 27 anos de magistério, a maior parte deles na Gustavo Capanema. Ela entende que o painel, mais do que uma manifestação artística, significa uma espécie de assinatura. E se orgulha de ter participado do processo de construção. Aparecida esteve, por exemplo, na comitiva de moradores que foi a Anchieta (ES) para conhecer uma creche erguida em concreto e PVC, método aplicado no projeto. A professora ajudou também a mobilizar os moradores na votação que decidiu o novo local da escola, no centro de Gesteira.

Assista, abaixo, o processo de construção do painel de arte conduzido pela Fundação Renova com as crianças e professoras da comunidade de Gesteira.

A auxiliar de serviços gerais, Arlinda Xavier,  que por 18 anos trabalhou na antiga Gustavo Capanema, fez uma única visita ao local, há alguns meses, quando as obras ainda caminhavam. Mesmo com as paredes por pintar, ela não escondeu a ansiedade e a alegria em trabalhar no novo local.  Geralda Caetana de Araújo, professora há 30 anos na Gustavo Capanema, também compartilha dessa mesma expectativa. Assim como Arlinda, ela conheceu as novas instalações e afirma que muitas das novidades foram pedidos dos professores, pais e alunos. A sala da secretaria, uma antiga demanda do corpo de ensino, é um exemplo.

Já as crianças, animadas com a nova escola, já pensam no futuro e, quando questionadas sobre o que pretendem ser quando adultas, é possível ouvir desde jogador de futebol, bailarina, engenheiro florestal, pedreiro, veterinário, advogado até dono de empresa.

Assista ao vídeo abaixo, que traz um timelapse de todo o trabalho de construção da nova Escola Municipal Gustavo Capanema.

Deixe seu comentário