COMUNICADO FUNDAÇÃO RENOVA

Publicado em: 20/11/2019

A Fundação Renova, entidade responsável pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), vem a público informar sobre o processo de transição na presidência da organização. Roberto Silva Waack, atual diretor-presidente da Fundação Renova, conclui seu ciclo na organização após mais de três anos à frente dos trabalhos de reparação da bacia do rio Doce. A posição será assumida pelo atual diretor Socioeconômico e Ambiental, André de Freitas. O processo de transição está em andamento e será concluído em janeiro de 2020.

O processo sucessório na Fundação Renova segue uma linha natural de continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela organização. O novo diretor-presidente assume com o compromisso de acelerar as medidas de reparação em andamento, especialmente em frentes como indenização e reassentamento. André de Freitas é engenheiro florestal formado pela USP, com sólida atuação à frente de organizações nacionais e internacionais, como Imaflora, Forest Stewardship Council e Sustainable Agriculture Network. Tem ampla experiência na criação de soluções, desenvolvimento de estratégias e alinhamento em ambientes complexos.

O modelo de governança adotado para a Fundação, com tomada de decisão compartilhada e participação de órgãos governamentais federais, de Minas Gerais e do Espírito Santo, continua avançando com a inclusão dos atingidos em todas as instâncias de decisão. A Fundação Renova se mantém comprometida com a reparação integral da bacia do rio Doce e tendo o diálogo como base de suas ações.

Leia aqui a carta pública de Roberto Waack

“Os poucos mais de três anos em que ocupei a presidência aprofundaram algumas convicções que tenho desde o momento em que aceitei o desafio de liderar esse processo.”

Este conteúdo foi útil para você?

18 comentários

Mais uma vez a fundação renova me deixa na mão, no mês 08\2018 me dera elegibilidade ao auxilio financeiro e nunca me depositaram nenhum valor, depois de mais de um ano fui chamada pra reunião no dia 12/11/2019 e assinei o acordo constando o pagamento em um mês e hoje dia 17/12/2019 ainda não me depositaram nenhum valor ainda e nao me dão resposta alguma, muito triste e constrangedor o descaso com a necessidade alheia.

Olá, Isabelly. Estamos trabalhando para reparar aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Estou aguardando :porque a renova tem demorando tanto para entrarem em contato e quando irar atende os da etapa 2 estou sem querendo uma posição de vcs!

Infelizmente entro em contato pelo canal quase todos os dias, mas nunca tem uma resposta sobre o andamento e é sempre a mesma coisa, enviam uma manifestação q já está sendo tratada a quase um ano e meio.

Esse 0800 031 2303 não consegue informa nada não tem asseso a nada sempre a mesma resposta , so aguardar ,aguardar E uma vergonha uma decepção muito triste para os atingidos ficar anos sem resposta alguma.

Olá, Eli. Nós compreendemos as considerações feitas e estamos trabalhando ativamente para tornar o retorno aos seus questionamentos mais eficaz e rápido. Cabe à Fundação Renova ouvir, entender essa percepção e se empenhar para melhorar o seu processo de relacionamento. É papel dos Canais de Atendimento te acolher e eles estão à disposição para que você possa registrar suas demandas e acompanhar o tratamento de suas solicitações por meio de um histórico gerado pelos números de protocolo. Por isso, pedimos que entre em contato por do telefone 0800 031 2303 ou compareça ao Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região. Você também pode enviar dúvidas e pedidos de informações pelo Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Entre em contato comigo
    Por favor😭😭😭😭

Entre em contato comigo necessito de respostas
    Por favor😭😭😭😭

Olá, Robson. Nossa equipe vem trabalhando para garantir que toda reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem cheguem às pessoas e comunidades atingidas, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Esse trabalho requer total dedicação, para entender e aplicar as melhores soluções para cada necessidade. Caso você tenha alguma dúvida, seguimos à disposição em nossos canais de relacionamento: pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região ou no Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Quero resposta fundação renova

Olá, Valeriadiaspaes. Estamos trabalhando para reparar aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre o seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Os pescadores de subsistência tem direito de receber o lucros cessante

Olá, Adelson. Entraremos em contato com os atingidos que têm direito a receber o pagamento do lucro cessante para marcação da reunião de apresentação da proposta. Caso você tenha alguma dúvida, seguimos à disposição em nossos canais de relacionamento: telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região ou no Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Olá preciso de uma posição da renova.

Olá, Karina. Pedimos, por gentileza, que entre em contato conosco por meio dos canais de relacionamento: telefone 0800 031 2303, pessoalmente no Centro de Informação e Atendimento (CIA) e/ou no Centro de Indenização Mediada (CIM) mais próximo da região onde reside ou no Portal do Usuário, mediante acesso com login e senha, por meio do site: https://www.fundacaorenova.org/portal/.