Começa mais uma etapa da entrega do sistema de captação alternativa em Resplendor

Publicado em: 09/04/2020

Abastecimento de Água

Sistema de abastecimento foi modernizado e poderá abastecer até 50% do município

Na última semana, foi iniciada a etapa de operação assistida do sistema de captação alternativa em Resplendor (MG). Os dois poços artesianos serão operados pela Copasa, que será assistida pela Fundação Renova por 90 dias. Nesse período, será possível verificar o devido funcionamento do sistema e realizar os ajustes nos processos de gestão.

Embora os poços estejam próximos ao rio Doce, suas águas não se encontram. As águas do rio são superficiais, ou seja, não se infiltram na profundidade do solo. Os poços utilizam águas subterrâneas, localizadas a mais de 120 metros de profundidade, formadas pela infiltração de água da chuva que se distribui por espaços entre as rochas que compõem o subsolo, formando reservas chamadas de aquíferos. Essa forma alternativa de captação será importante, principalmente, em épocas de seca ou diante de imprevistos na captação principal.

Antes da operação assistida, ocorreu o período de comissionamento. Realizado entre novembro de 2019 e março de 2020, ele permitiu à Prefeitura Municipal, à Fundação Renova e à Copasa realizarem uma série de testes. Os resultados apontaram que o sistema de captação alternativa se encontra dentro dos padrões de segurança hídrica e sanitária dos órgãos competentes e está absolutamente apto a ser operado. Todos os parâmetros de qualidade da água estão em conformidade com a normativa regulamentar (Portaria de Consolidação nº 5 de 28.09.17) do Ministério da Saúde.

Visitas guiadas

A Fundação Renova também vem promovendo visitas ao novo sistema de captação de água em Resplendor desde setembro de 2019, possibilitando que a população veja de perto as intervenções realizadas e conheçam como funciona a captação através dos poços. Até o momento, agentes públicos do executivo e legislativo, comerciantes, lideranças comunitárias e outros representantes da comunidade visitaram as obras.

Entregas ao município

Além da revitalização dos poços artesianos, a Fundação Renova também entregou ao município uma estação elevatória e uma adutora, que permite levar a água dos poços até a estação de tratamento de água (ETA). As obras permitirão o tratamento individualizado da água dos poços, paralelo ao tratamento principal, garantindo que as águas sejam tratadas de acordo com suas características específicas.

A Fundação Renova também recuperou o sistema que capta água do córrego do Barroso, complementando a captação alternativa dos poços profundos. Juntos, os dois mananciais vão reforçar a segurança hídrica do município. Cerca R$ 9,5 milhões de reais foram investidos nessas obras que ajudarão a garantir cerca de 50% de abastecimento para o município.

Veja como foram as obras promovidas no sistema de captação alternativa de Resplendor (MG):