Bordadeiras e artesãs da coleção Minha Casa em Mim participam da Semana Criativa de Tiradentes na cidade histórica mineira

Publicado em: 19/10/2021

Economia e Inovação

Com curadoria do estilista Ronaldo Fraga, a iniciativa também receberá mentoria realizada pela São Paulo Fashion Week Regeneração

Entre os dias 21 e 24 de outubro, as bordadeiras e artesãs da coleção Minha Casa em Mim participarão da 5ª edição da Semana Criativa de Tiradentes (SCT). O evento acontecerá de forma presencial, respeitando os protocolos de segurança, em seis diferentes pontos da cidade histórica mineira. A programação conta com palestras, oficinas, rodas de conversas, exposição e venda de produtos. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal oficial da edição no YouTube. Para participar presencialmente, os interessados devem fazer a reserva para as atividades e adquirir os ingressos para as oficinas pelo site: https://semanacriativadetiradentes.com.br

A Semana Criativa de Tiradentes tem como objetivo divulgar e valorizar saberes tradicionais, ajudando a preservá-los e promovendo uma revitalização do artesanato e dos produtos de design. Com curadoria do estilista mineiro Ronaldo Fraga e da Associação de Cultura Gerais (ACG), o evento marca o encerramento da parceria com a Fundação Renova. Os produtos estarão à venda na loja da Semana Criativa de Tiradentes, localizada na rua do Chafariz, 11, no Centro Histórico.

Programação

No dia 22/10, às 14h, será realizada uma roda de conversa sobre a coleção com a participação de Ronaldo Fraga, da consultora do projeto, Ana Vaz, da coordenadora do programa de Economia e Inovação da Fundação Renova, Ana Cristina Lage, da consultora da ACG, Mirian Rocha, e das artesãs Maria Zélia, de Mariana, e Andréia, de Barra Longa. A atividade será transmitida pelo YouTube e acontecerá no Espaço VB da pousada Pequena Tiradentes (av. Gov. Israel Pinheiro, 670). Para participar presencialmente, os interessados deverão fazer a inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa-minha-casa-em-mim__1366432.

Resultados

A criação da coleção Minha Casa em Mim teve a consultoria de Ronaldo Fraga, e o resultado foi apresentado no desfile de encerramento da edição de 2020 da São Paulo Fashion Week. Até setembro de 2021, a coleção rendeu cerca de R$ 100 mil aos artesãos participantes, por meio da comercialização dos produtos nos pontos de venda físicos e virtuais.

São Paulo Fashion Week 2021

Os grupos produtivos da coleção Minha Casa em Mim e o grupo Meninas da Barra, de Barra Longa (MG), foram selecionados para participarem do evento Festival São Paulo Fashion Week Regeneração. Anunciado pela São Paulo Fashion Week, o evento vai prestar uma mentoria com participação de estilistas e designers da moda a 50 projetos.

Segundo Andréa Furtado, não haverá remuneração aos grupos selecionados. O principal objetivo do festival é fazer os grupos participantes pensarem na cadeia da moda como um todo, de forma profissional e estratégica. Ao final do período de acompanhamento, os projetos poderão ser capazes, inclusive, de desenvolver novos produtos que poderão ter a chancela SPFW. “Isso é um resultado do nosso projeto e da nossa parceria com esses grupos. A Fundação Renova não teve nenhuma ação direta nisso. Os grupos se inscreveram e estão aproveitando a oportunidade proporcionada por terem lançado essa coleção”, explica Andréa Furtado.

Minha Casa em Mim

Fruto de um trabalho realizado com 13 grupos de artesãos atingidos direta e indiretamente pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a coleção Minha Casa em Mim integra o projeto Catarse Coletiva, executado pela Fundação Renova em parceria com a Associação de Culturas Gerais (ACG). O trabalho iniciado em agosto de 2019 teve curadoria do estilista Ronaldo Fraga, que possibilitou uma releitura e a ressignificação dos produtos artesanais e agropecuários desenvolvidos por 175 pessoas do projeto.

Unindo a gastronomia ao “feito à mão”, a coleção apresenta produtos que resgatam as tradições e singularidades da história de Mariana e do universo de Minas Gerais. Os produtos transpiram a mineiridade e refletem a potencialidade dos artesãos da região, resgatando saberes e fazeres por meio da economia criativa e da produção associada local.

No dia 8 de outubro, durante a Semana Criativa de Tiradentes, Ronaldo Fraga e a consultora da ACG, Mirian Rocha, apresentaram um documentário sobre o projeto Catarse Coletiva, a coleção e a parceria com a Fundação Renova e o estilista. A live está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=qx-KeakRSXU

Este conteúdo foi útil para você?