Artesãos de Mariana e Barra Longa no desfile de Ronaldo Fraga no SPFW

Publicado em: 10/11/2020

Economia Local

Parceria entre estilista mineiro e artesãos de Mariana e Barra Longa  foi apresentada em desfile nacional neste domingo (8).

Fruto da parceria entre a Fundação Renova e a Associação de Cultura Gerais (ACG), o projeto Catarse Coletiva apresenta a coleção Minha casa em mim, visando valorizar os trabalhos artesanais da população de Mariana e Barra Longa, por meio da identidade mineira e da região em particular. A coleção foi apresentada na noite do último domingo (8),  no São Paulo Fashion Week. O projeto conta com treze grupos de artesãos, atingidos diretamente ou não pelo rompimento da barragem de Fundão, em um total de 175 pessoas.

Desde agosto de 2019, a iniciativa conta com a curadoria do estilista Ronaldo Fraga. Mineiro, umas das características de Fraga em seu trabalho é o interesse no Brasil profundo, sendo tema recorrente em suas coleções e demais produtos. Para a coleção, o estilista realizou uma parceria com as bordadeiras da ACG.

As peças foram disponibilizadas no site da coleção para venda, além de todos os produtos produzidos pelos artesãos. É também uma das propostas do projeto promover novas perspectivas de desenvolvimento, geração de ocupação e renda, por meio da proposição de ações que fortaleçam o artesanato.  Para a coleção, a proposta de Ronaldo Fraga foi, junto aos artesãos participantes, unir a gastronomia ao “feito à mão”. Os materiais foram trazidos dos quintais das casas dos artesãos, como os bambus de Cláudio Manoel que se transformaram em pássaros, ou a folha da bananeira que se transformou na caixa para os doces do Coletivo de Camargos.

Conheça mais sobre o projeto e todo o catálogo de produtos em www.minhacasaemmim.com.br