Fundação Renova

Artesãos de comunidades atingidas participam da 30ª Feira Nacional de Artesanato

Publicado em: 03/12/2019

Economia Local

Exposição acontece entre os dias 03 e 08 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG)

Artesãos de sete comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015, terão a oportunidade de expor seus produtos 30ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Expominas em Belo Horizonte.

Ao todo, 26 representantes de 12 grupos de artesanato de Minas Gerais e do Espírito Santo farão a exposição e comercialização de seus produtos no evento, dentre eles: bordados, crochês, pinturas, peças de decoração e alimentos artesanais.

Os grupos apresentarão os trabalhos em um estande coletivo, no qual também poderão mostrar toda a trajetória do processo de reparação e da retomada de atividade das comunidades, realizadas por meio de capacitações, investimentos, desenvolvimento de marca e produtos, abertura de novos mercados, entre outras ações apoiadas pelo programa de Economia e Inovação da Fundação Renova.

Ao todo, 26 representantes de 12 grupos de artesanato de Minas Gerais e do Espírito Santo farão a exposição e comercialização de seus produtos no evento

Para o especialista em Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, a experiência é uma oportunidade de promover as manifestações culturais dos estados para visitantes do Brasil e do mundo. “Além a exposição e comercialização dos produtos, a ideia é proporcionar a convivência entre os grupos. Assim há uma troca de conhecimentos acerca de necessidades, demandas, oportunidades de mercado. Com o evento eles conhecem outros expositores, firmam parcerias e evoluem profissionalmente”, diz. 

A expositora, Andreia Luiza Tolentins Vasconcelos, do grupo Casa das Artes de Mariana, ressalta a importância da participação na 30ª Feira Nacional: “Levaremos bordados em rechilie, bordado livre, florzinhas de crochê. Mas também levaremos, com o nosso artesanato, o nome da cidade para conhecimento de toda Minas Gerais e também de outros estados. Assim, esperamos fazer contato com comerciantes para a revenda nossos produtos, o que é importante para o nosso desenvolvimento e crescimento”, explica.

O Grupo Arte (Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência e Região) também estará presente no evento. Para a artesã Claldenisia Correia, a oportunidade será de aprendizado. “A ida à feira nos proporcionará o conhecimento do mercado, lá poderemos ver o que o temos de novo. Esperemos que nossa participação possa nos acrescentar e que nossas vendas sejam um sucesso!”, disse.

30ª Feira Nacional de Artesanato 

A Feira Nacional de Artesanato é o maior evento do gênero em toda a América Latina e comemora, em 2019, 30 anos de realização em Belo Horizonte. Além de beneficiar diretamente milhares de pessoas, a feira possibilita conhecer a diversidade do artesanato brasileiro e tem como premissa a valorização do cenário artístico local.

Workshops, cursos e oficinas demonstrativas, incluindo as que utilizam materiais descartados na Feira Nacional de 2018 também farão parte do evento neste ano. Os visitantes ainda poderão aproveitar, gratuitamente, shows e apresentações culturais. 

Serviço
30ª Feira Nacional de Artesanato
Data: De 03 a 08 de dezembro
Local: Expominas — Avenida Amazonas, 6.200, bairro Gameleira, Belo Horizonte – MG
Informações: www.feiranacionaldeartesanato.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário