Evento foi realizado pela Fundação Renova em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município
Alunos da Escola Estadual Jaime Mafra e da Escola Municipal Izalpino Vicente Bonfim, em Bugre (MG), participaram de um evento no dia 4 de julho e plantaram 120 mudas de espécies nativas na localidade. Além disso, assistiram a uma palestra educativa envolvendo todo o corpo docente e administrativo das duas escolas.

Alunos das duas escolas também aprenderam em sala de aula sobre a importância da preservação ambiental. | Foto: Leo Morais
Para Leandro Abrahão, especialista da Fundação Renova, ações de educação ambiental são fundamentais nas escolas, pois despertam o interesse e a responsabilidade de crianças e adolescentes por um mundo mais sustentável.
“É no seio escolar que aprendemos a ciência. Muitas vezes, descobrimos nossa vocação e, principalmente, aprendemos a viver em coletividade. Ações como esta contribuem para o desenvolvimento do saber e despertar de novas vocações. Demonstra a importância da preservação do meio ambiente na prática e cria a possibilidade de contribuir para a formação de pessoas responsáveis pela sustentabilidade”, afirma.
A estudante Adriele de Melo Barbosa, que participou do evento, concorda. Para ela, atividades como essa ajudam a sair da rotina pesada da sala de aula. “Achei a ação muito interessante porque assim podemos aprender de um jeito mais leve. Além disso, aqui a gente mora na roça, mas, mesmo assim, vemos muita destruição de árvores. Com certeza vamos cuidar dessas que plantamos com muito carinho”, disse.

120 mudas de espécies nativas foram plantadas pelas crianças e adolescentes do município. | Foto: Leo Morais
Transformar teoria em prática
Para o professor de ciências, Jeilson Oliveira dos Santos, é importante despertar nos estudantes a consciência da preservação ambiental. “Iniciativas assim são muito válidas, pois mostram, na prática, a teoria da sala de aula. Fazer um plantio de mudas é despertar nos estudantes o cuidado com as árvores e com o meio ambiente”.
A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a equipe de Diálogo da Fundação Renova e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bugre.
Henrique
Ótimo projeto! Parabéns!