Fundação Renova

Alunos de Bento Rodrigues conhecem as novas instalações da escola

Publicado em: 10/05/2022

Reassentamentos

A atividade é uma das ações realizadas com o objetivo de gerar e fortalecer vínculos entre os moradores e o reassentamento

Enquanto as obras no reassentamento de Bento Rodrigues avançam, a comunidade segue se apropriando cada vez mais do novo espaço. Neste mês, os alunos estão conhecendo as novas instalações da Escola Municipal Bento Rodrigues. No total, 139 crianças de 4 a 14 anos passarão pelo local. 

Como o espaço ainda não está equipado, as crianças contam com uma planta humanizada para visualizarem como ficarão as salas de aula, a biblioteca, o refeitório e o parquinho. As expectativas de vivências na nova escola são trabalhadas no dia seguinte às visitas, com oficinas na escola temporária, em Mariana (MG).  

As ações foram realizadas com o objetivo de gerar e fortalecer vínculos entre os moradores e  o reassentamento de Bento Rodrigues. Desde fevereiro, a comunidade está participando de atividades no reassentamento. Em março, um filme foi exibido para crianças de 6 a 12 anos, que também participaram de oficinas de brincadeiras e cantigas de roda. A pedido dos moradores, uma missa está sendo celebrada no último domingo de cada mês no ginásio da escola. 

No mês passado, cerca de 30 pessoas participaram de uma oficina sobre cultivo orgânico em hortas. Os participantes aprenderam técnicas sobre o plantio de ervas e como deixar os cultivos mais saudáveis, com controle natural de pragas e sem agredir o meio ambiente. Durante o evento, o oficineiro Waldir Pollack reforçou a importância dos encontros para unir novamente as pessoas que acabaram se separando após o rompimento da barragem de Fundão. “Falamos muito sobre o plantio de ervas que podem ajudar no cultivo sustentável em hortas, além de servirem para consumo próprio e poderem ser comercializadas, como a hortelã e o manjericão”, conta. 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário