Adutora de Governador Valadares tem suas obras retomadas

Publicado em: 21/07/2020

Gestão Hídrica

Intervenções na captação de água no rio Corrente tem início seguindo medidas de segurança

Retomada gradual da construção da adutora de Governador Valadares é marcada pelo início da obra de terraplanagem na área da captação de água no rio Corrente Grande em junho, após paralisação em função da pandemia do novo coronavírus. O início das obras foi acompanhado por ações que mitigam a possibilidade de contágio ou proliferação do novo coronavírus.

Foto – Antônio Cândido | Prefeitura de Governador Valadares

A nova adutora irá levar água do rio Corrente Grande até Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro. Ela terá capacidade de fornecer 900 litros de água por segundo. O investimento total na obra será de aproximadamente R$ 155 milhões, gerando, além de impostos para o município, cerca de 550 empregos diretos e indiretos na região.

“Desde o início da nossa gestão sempre estivemos atuantes junto à Renova, colaborando da melhor forma possível para a construção desta nova captação de água, demonstrando a todo tempo para a fundação o quanto ela é importante para a nossa cidade, e principalmente cobrando constantemente mais celeridade no andamento da obra. Graças às nossas cobranças, recebemos a notícia desta retomada, e esperamos que ela seja em caráter definitivo, e mesmo considerando as providências devido a pandemia do novo coronavirus, nos apresente uma rápida e crescente evolução nos trabalhos”, pontuou o prefeito.

Em meados de junho, já havia sido retomada a construção de estruturas (aduelas) sob a linha férrea para travessia dos tubos da adutora e da linha de transmissão que garantirá a energia elétrica necessária para operação do sistema. No fim do mês, começou a terraplanagem na área da captação de água no rio.

O retorno dos trabalhos foi avaliado pelo Comitê Gestor da Covid-19 e aprovado pela Fundação Renova. A decisão levou em consideração decretos da União e do governo de Minas Gerais, que incluem o setor da construção civil na lista de atividades e serviços essenciais.

Medidas preventivas de saúde e segurança

O retorno das atividades na obra da adutora acontece em etapas, com um número reduzido de trabalhadores para evitar aglomerações, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também estão sendo obedecidas uma série de ações preventivas, que incluem: aferição diária de temperatura dos colaboradores; alternância de horário das refeições servidas em marmitex; distanciamento social nas filas, mesas e cadeiras; intensificação da higienização de equipamentos e veículos; fácil acesso a álcool gel e aos pontos de higienização com sabão; uso obrigatório de máscaras; distância mínima de 1,5 metro entre trabalhadores; entre outras ações. Há, ainda, uma empresa dedicada a orientação e cumprimento dessas medidas.

Foto – Antônio Cândido | Prefeitura de Governador Valadares

Instalação dos tubos

No segundo semestre de 2020, será retomada a instalação dos tubos da adutora. Atualmente, está em andamento um processo concorrencial para seleção de uma nova empresa de construção civil para conduzir esse serviço. Essa etapa das obras havia sido paralisada antes da pandemia do coronavírus.

Fredy Brito, gestor de Projetos e Obras da Fundação Renova, explica que a realização de um novo processo concorrencial foi necessária para garantir prazos acordados e uma melhor performance técnica. “Encerramos as atividades com o consórcio contratado em fevereiro deste ano. O processo de seleção está em fase avançada e a previsão é que a empresa esteja em campo no segundo semestre. É importante destacar que as obras nunca estiveram paralisadas fora do contexto da Covid-19. As construções de aduelas sob a linha férrea e a linha de transmissão são frentes essenciais”, diz Fredy.

A obra tem nove quilômetros de tubos instalados, incluindo o ramal para a ETA do bairro Santa Rita, além de alguns trechos importantes finalizados, como o Tunnel Liner – uma estrutura subterrânea que fica perto de Baguari, onde vão passar os tubos por baixo da BR-381.