Fundação Renova

Adutora atinge a marca de 36 quilômetros de tubos instalados

Publicado em: 07/11/2022

Território Médio Rio Doce

Extensão total terá 38 quilômetros, sendo que 98% das obras no trecho urbano estão concluídas

A instalação dos tubos da adutora, que vai fornecer um novo meio de captação de água do rio Corrente Grande para a sede do município de Governador Valadares, atingiu a marca de 36 quilômetros concluídos. A extensão total da obra é de 38 quilômetros e contará com três ramais interligando a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa.

Como destaca o gestor de obras da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo: “é uma marca significativa estarmos a 3 quilômetros de concluirmos a instalação dos tubos”. No trecho urbano, 98% das obras estão prontas. Na zona rural, muitas etapas foram finalizadas, com 91% de avanço. A capacidade de escoamento da adutora será de 900 litros de água por segundo.” 

Alessandro Jerônimo também conta sobre as outras frentes de trabalho. “Na ferrovia próxima à BR-116, está sendo executada a passagem da tubulação sob a linha férrea, inclusive na área da captação, na margem do rio Corrente Grande, visando o cumprimento do prazo de entrega da obra, previsto para o mês de dezembro deste ano”, declara.

A instalação dos suportes metálicos para a sustentação dos tubos instalados abaixo da ponte do Rio São Raimundo está sendo finalizada. A função desses tubos é interligar a adutora com a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Isa.

A execução das atividades de montagem da tubulação na ponte do São Raimundo teve início em julho. 

A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com grande experiência nesse tipo de atividade. As obras também são supervisionadas pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). 

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário