Adoção de animais resgatados após rompimento da barragem de Fundão

Publicado em: 17/07/2020

Assistência aos Animais

21 animais estão disponíveis para serem adorados, e processo pode ser feito de forma remota durante a pandemia

19 cães e duas gatas que foram resgatados após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, estão disponíveis para adoção. Todos eles estão castrados, vermifugados e com todos os exames e vacinas em dia, inclusive a de leishmaniose. Esses animais estão sob os cuidados do programa de Assistência aos Animais da Fundação Renova na Fazenda Asa Branca, no distrito de Camargos (Mariana)

Os eventos de adoção e as visitas ao Centro de Acolhimento Temporário de Animais (Cata) foram suspensos em função do novo coronavírus. Como alternativa, o programa de Assistência aos Animais está realizando atendimentos à distância, e há a possibilidade de entregar o animal à pessoa que o adotar sendo programado de acordo com a localidade. Entenda a seguir como é realizado esse processo.

Clique aqui e conheça os animais disponíveis para adoção

A pessoa interessada deve entrar em contato pelo número (31) 97112-3867 (ligação ou whats App) ou pelo e-mail luciana.sales@fundacaorenova.org para iniciar a intermediação, podendo receber mais imagens e informações sobre o animal, conforme a necessidade de cada caso, além das orientações sobre o processo de adoção e sobre os animais em questão.

O passo seguinte é a realização de uma entrevista online, por aplicativos como Google Meet ou Zoom, para que a equipe entenda melhor o perfil buscado pela pessoa e se ela tem disponibilidade de receber o animal.

“A ideia é mostrar algo mais ‘real’ e aproximado, para a pessoa ter acesso de fato a esse animal, a como ele se porta e com o que está acostumado, por exemplo. Cada animal tem uma particularidade em suas atividades. Caso a pessoa mantenha esse interesse, podemos passar para o processo de adoção”, explica Luciana Sales, da equipe de assistência aos animais da Fundação Renova.

Outro cuidado do programa de Assistência aos Animais é a sensibilização/conscientização do tutor. Antes da adoção, a pessoa interessada recebe também a cartilha sobre guarda responsável e bem-estar animal preparada pelo programa, que descreve o cenário ideal para o seu dia a dia. A partir daí, documentos como o termo de adoção e responsabilidade são oficializados.

Depois, é feito o agendamento da entrega do animal pela Fundação Renova. “Inicialmente, o processo é mais facilitado para a região de Mariana. Para outras, avaliamos se é possível encaminhar o animal neste momento ou posteriormente, em um cenário mais tranquilo. Vale ressaltar que tomamos todos os cuidados cabíveis seguindo todo protocolo de segurança diante do enfrentamento ao COVID, tanto na intermediação quanto na entrega do animal. Então, a equipe que levará o animal e a família que vai recebê-lo deve estar ciente de todas as condições para minimizar qualquer tipo de risco ou exposição”, destaca Luciana.

Requisitos

Para adotar, é necessário ser maior de idade e estar disposto(a) a oferecer muito amor e qualidade de vida para esses animais. Essas e outras informações a respeito do bem-estar animal você encontra na Cartilha Guarda Responsável.