Ação de Empreendedorismo e Cidadania acontece em Rio Doce neste sábado

Publicado em: 01/09/2022

Território Alto Rio Doce , Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Em parceria com o SESI, evento contará com serviços voltados à saúde e à cidadania, além de cursos de capacitação e uma programação cultural

Com atrações gratuitas para toda a família, o município de Rio Doce, em Minas Gerais, receberá no sábado, 3 de setembro, a Ação de Empreendedorismo e Cidadania. A iniciativa da Fundação Renova, em parceria com o SESI-MG e a prefeitura municipal, será realizada na Rua Coronel Luís Torres, 150, no Centro, das 9h às 16h. Os moradores poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificação e Educação Financeira.

A programação foi elaborada para atender a demandas da população, observadas a partir de pesquisas com os moradores, em parceria com a prefeitura, como parte das ações para fomentar a economia local e retomar o convívio social no município. Além de ser uma oportunidade de trazer entretenimento e cidadania, utilizando a cultura e o lazer para retomar a convivência coletiva.

Confira os serviços e ações que estarão disponíveis no evento:

Cidadania e serviços

Estarão disponíveis para o público, emissão do CPF, consulta ao SPC e Serasa, acesso ao sistema bancário, corte de cabelo, educação ambiental e patrimonial, assistência social e orientação para organização de cooperativas, com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG).

Empreendedorismo e qualificação profissional

Serão disponibilizados cursos rápidos de qualificação profissional, palestras com temas como jovens empreendedores, habilidades empreendedoras, como abrir uma empresa e empreendedorismo feminino.

Na carreta do SESI/SENAI, será oferecido um curso de fabricação básica de pizza, oficinas de artesanato, cosmética natural e horta caseira. Para empreendedores que já têm um pequeno negócio, o Espaço Gastronômico será dedicado à movimentação da economia e geração de renda local.

Outra ação será direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre Educação Financeira e consultoria financeira familiar.

Saúde

O Circuito Saúde Sesi MG vai oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais como pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC) e Circunferência Abdominal, e orientação individualizada sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenção. Também haverá atividades voltadas à ginástica laboral.

Lazer e entretenimento

A programação cultural e de lazer contará com a Rua de Lazer, caminhão biblioteca, jogos, brincadeiras, música e diversão.

Serviço:
Ação de Empreendedorismo e Cidadania
Data: 3 de setembro
Local: Rua Coronel Luís Torres, 150, Centro – Rio Doce (MG)

Baixo Guandu

A Ação de Empreendedorismo e Cidadania em Baixo Guandu, no Espírito Santo, em parceria com o SESI-ES e a prefeitura municipal, foi realizada no dia 20 de agosto, na Praça Getúlio Vargas. Ao todo, mais de mil pessoas estiveram presentes no evento. As tendas de Empreendedorismo, Qualificações, Educação Financeira, Cidadania receberam 875 atendimentos e mais de 7 mil pessoas participaram  da Rua de Lazer, que incluiu atividades infantis e fornecimento de lanches.