Linha do Tempo

Julho de 2021

23/07/2021

FUNDAÇÃO RENOVA CONCLUI IMPLANTAÇÃO DA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AFETADAS POR REJEITOS

A restauração florestal nas áreas onde houve depósito de rejeitos foi concluída, ação fundamental para a saúde dos cursos d’água. Até o momento, a Fundação Renova destinou R$ 356 milhões para a reparação de cerca de 550 hectares de florestas e Áreas de Preservação Permanente (APPs). O trabalho envolveu 202 propriedades rurais localizadas nos municípios mineiros Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Ponte Nova, com adesão e autorização dos produtores rurais. Aproximadamente, 300 mil mudas de 96 espécies nativas foram plantadas. A região abrange um trecho de cerca de 100 quilômetros, onde estão os rios Gualaxo do Norte e Carmo, que sofreram o primeiro impacto ambiental do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.
21/07/2021

PAGAMENTOS PELO SISTEMA INDENIZATÓRIO AVANÇAM E CHEGAM A R$ 1,6 BILHÃO NO ESPÍRITO SANTO E EM MINAS GERAIS

As indenizações por meio do Sistema Indenizatório Simplificado, implementado pela Fundação Renova em agosto de 2020, por decisão da 12ª Vara Federal continuam avançando. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, os pagamentos alcançaram o montante de, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão a 17 mil pessoas no final de junho. O valor pago chegou a R$ 926 milhões para 9,6 mil atingidos dos municípios capixabas de São Mateus, Linhares, Aracruz, Conceição da Barra, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia. Já em Minas Gerais, as indenizações ultrapassaram R$ 662 milhões para 7,4 mil atingidos de 15 localidades do estado.
07/07/2021

172 INSTITUIÇÕES SELECIONADAS NO PROJETO DE FORTALECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES LOCAIS ESTÃO RECEBENDO TREINAMENTO ONLINE

O projeto de Fortalecimento das Organizações Locais iniciou o processo formativo para as 172 instituições selecionadas. As aulas estão acontecendo de forma on-line e foram preparadas pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Participam do projeto grupos formais e informais das áreas de turismo, cultura, esporte e lazer dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).
06/07/2021

MUNICÍPIOS DE SÃO JOSÉ DO GOIABAL, SEM PEIXE E COLATINA SÃO OS PRIMEIROS A CONCLUÍREM OBRAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Como parte do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos da Fundação Renova, os municípios de São José do Goiabal e Sem Peixe, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo, são os primeiros a concluírem as obras de esgotamento sanitário com recursos compensatórios. Foram investidos R$ 8,6 milhões apenas nesses municípios e as intervenções vão beneficiar, ao todo, mais de 132 mil pessoas.