Adutora atinge a marca de 35 quilômetros de tubos instalados

Publicado em: 04/10/2022 Obras da Adutora

Extensão total terá 38 quilômetros, sendo que 98% das obras no trecho urbano já estão concluídas

A instalação dos tubos da adutora que vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande atingiu a marca de 35 quilômetros concluídos. A extensão total da obra é de 38 quilômetros e haverá três ramais interligando a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa.

“Essa é uma marca significativa já que estamos a 3 quilômetros de concluirmos 100% da instalação dos tubos da adutora de Governador Valadares”, destacou o gestor de obras da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo. No trecho urbano, 98% das obras foram concluídas. Na zona rural, muitas etapas também já foram finalizadas, com 91% de avanço nesse trecho. A capacidade de escoamento da adutora será de 900 litros de água por segundo.

Alessandro Jerônimo informa ainda sobre as outras frentes de trabalho. “Na ferrovia, próximo à BR-116, está sendo executada a passagem da tubulação sob a linha férrea, inclusive na área da captação, na margem do rio Corrente Grande, visando o cumprimento do prazo de entrega da obra, previsto para o mês de dezembro deste ano”, declarou.

A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora. As atividades também são supervisionadas pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Recentemente, a Fundação Renova está finalizando a instalação dos suportes metálicos para a sustentação dos tubos que foram instalados abaixo da ponte do São Raimundo. Esses tubos farão a interligação da adutora com a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Isa.

A execução das atividades de montagem de tubulação na ponte do São Raimundo teve início em julho. Para que o processo tivesse mais agilidade, a Fundação Renova implementou medidas para dar continuidade à obra da adutora de maneira eficiente e com qualidade, com o objetivo de garantir a entrega.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org