Adutora

A adutora é um conjunto de tubulação que terá capacidade para levar até 900 litros de água por segundo do rio Corrente Grande até as Estações de Tratamento de Água (ETA) Central, Santa Rita e Vila Isa.

Com 38 quilômetros de extensão, a adutora tem, hoje, mais de 15 quilômetros de tubos instalados (dados de junho de 2021). Os tubos saem do rio Corrente Grande, na divisa com a cidade de Periquito, e passam pelos distritos de Baguari e pela comunidade de Ilha Brava, sendo que a maior parte da tubulação está às margens da ferrovia Vitória-Minas. E para chegar às ETAs, é necessário que cerca de quatro quilômetros de tubos sejam instalados em trechos dos bairros São Paulo, Santa Rita, Santa Terezinha e Vila Bretas.

Como são os tubos

Os tubos da adutora são fornecidos pela empresa Saint-Gobain, reconhecida mundialmente como fabricante de tubulação de qualidade. A Fundação Renova coordena todas as frentes da obra — que seguem rígidos protocolos para garantir a segurança da comunidade e dos trabalhadores.

Em aproximadamente 29 quilômetros da adutora, a tubulação ficará embaixo da terra. Os tubos estarão visíveis em apenas 6 km do trecho rural, próximo à ferrovia. Ao todo, cerca de 5 mil tubos farão parte da adutora.