A Adutora

O novo sistema de captação de água de Governador Valadares foi inaugurado no dia 2 de março de 2023 e, desde então, sua operação assistida foi iniciada. A adutora vai levar a água do rio Corrente Grande até as Estações de Tratamento (ETAs) Central, Santa Rita e Vila Isa, fornecendo ao município uma fonte alternativa de abastecimento além do rio Doce. Com 38 km de extensão, o sistema tem capacidade de oferecer até 900 litros de água por segundo, proporcionando mais segurança hídrica à população.  

Nos próximos 3 meses, profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) contarão com o apoio técnico da Fundação Renova para treinamento e acompanhamento das atividades, em um período de operação assistida. Um time multidisciplinar composto por especialistas das diversas áreas vai monitorar as ações desde a captação da água até a chegada às ETAs, bem como solucionar problemas e tirar as dúvidas das equipes.  

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Central é a primeira a receber a água da nova captação e, durante a operação assistida, o sistema será interligado às ETAs Vila Isa e Santa Rita. Também durante o período de operação assistida, o funcionamento do equipamento será automatizado e o SAAE poderá operá-lo a distância, por meio de cabos de fibra óptica instalados ao longo da adutora.   

Conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas nesse tipo de atividade, a obra foi acompanhada e supervisionada pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo SAAE. A nova captação de água atende à exigência do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em março de 2016, e também à reivindicação dos moradores de Governador Valadares.

A obra em números
38 quilômetros de extensão
38 quilômetros de extensão

A adutora levará água do rio Corrente Grande até Governador Valadares.

3 estações de tratamento
3 estações de tratamento

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) Central, Santa Rita e Vila Isa receberão a água do rio Corrente Grande. 

Mais de 5 mil tubos serão utilizados
Mais de 5 mil tubos serão utilizados

Eles são fornecidos pela empresa Saint-Gobain, reconhecida mundialmente como fabricante de tubulação de qualidade.

900 litros de água por segundo
900 litros de água por segundo

A adutora terá capacidade para fornecer até 900 litros de água por segundo, proporcionando a ampliação do abastecimento do município.

Contratos locais
Contratos locais

526 vagas de trabalho foram geradas, sendo 409 dos contratados moradores do município.

Últimas notícias

Confira tudo o que tem acontecido na Fundação Renova

Fique por dentro

Acompanhe em tempo real tudo o que acontece nas obras da adutora