Fundação Renova

Fundação Renova protocola ofício que prevê a retirada de até 11 milhões de toneladas de rejeitos da bacia do rio Doce

Publicado em: 24/01/2017

Para debater sobre a forma e os mecanismos que serão usados nesse processo de manejo, será realizado o workshop “Manejo de Rejeitos” durante os próximos dias 24 e 25, na Fundação Dom Cabral. O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais e representantes de órgãos ambientais

A Fundação Renova protocolou, em janeiro, junto aos órgãos que compõem a Câmara Técnica de Gestão de Rejeitos – Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente), um ofício que informa a intenção de retirar até 11 milhões de rejeitos de minério de ferro depositados ao longo do trecho entre a Barragem de Fundão e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada na cidade do Rio Doce (MG). Esses rejeitos foram depositados ao longo da bacia, após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. A Fundação Renova, desde sua criação, estuda por meio de pesquisas, análises e intenso diálogo com especialistas, a melhor forma de trabalhar o manejo de rejeitos.

O documento protocolado traz a representação das áreas, que a Fundação e os órgãos entendem, que já há maturidade no processo decisório de que a melhor alternativa seja a remoção do rejeito fruto do rompimento da barragem. O volume restante carece de mais discussão e embasamento ambiental, técnico, social e temporal para que as decisões viáveis sejam tomadas.

Para construção deste plano de manejo de rejeito, a Renova realiza o workshop “Manejo de Rejeitos”, na Fundação Dom Cabral.  O evento tem objetivo de debater soluções e contribuições para a elaboração do plano de ação. Especialistas nacionais e internacionais com expertise na área ambiental, rejeitos, social, água e recuperação de áreas degradadas estarão reunidos em um seminário técnico para conhecer os estudos já realizados sobre o desafio desse tema e suas singularidades, no primeiro dia do evento (24).

Na linha do debate e da coletividade da construção, no dia 25 (quarta-feira) o evento terá a participação de representantes da Fundação Dom Cabral, técnicos da Renova, representante das câmaras técnicas, consultores e acadêmicos, referências nas suas áreas de atuação. Estarão presentes ainda os órgãos ambientais.

Serão levantados os pontos convergentes e divergentes para a elaboração de uma estratégia conjunta para os próximos passos no processo de recuperação ambiental do material depositado ao longo das áreas impactadas pelo rompimento da barragem. Afinal, a remoção de rejeitos é um dos programas mais relevantes da Renova.

Nesse segundo dia, o evento terá cobertura on-line, divulgado pelo site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org), onde todos os interessados sobre esse assunto poderão enviar perguntas e comentários.

SERVIÇO

Workshop “Manejo de Rejeitos”

Local: Fundação Dom Cabral – unidade Alphaville
Data: 25 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h

Transmissão on-line pelo site: www.fundacaorenova.org

Programação:

9h às 9h45 – Apresentação institucional e explicação dos objetivos do Workshop – Fundação Renova e Fundação Dom Cabral

9h45 às 13h – Discussões e dinâmicas para o início da construção de diretrizes do Plano de  Manejo de Rejeitos – Fundação Renova e Fundação Dom Cabral

13h às 14h – Almoço (no local)

14h às 15h45 – Retomada das discussões e dinâmicas

15h45 às 17h – Contribuições para elaboração do Plano de Manejo de Rejeitos e Definição de Cronograma – Todos

17h – Encerramento

Especialistas

Luiz Eduardo Dias – Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1991). Desde de julho de 2014 é Diretor Presidente da Fundação Arthur Bernardes- FUNARBE, fundação de apoio a Univ. Fed. de Viçosa. Foco principal de pesquisa em Recuperação de Áreas Degradadas, com ênfase em recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração.

Carlos Ernersto – PhD em Soil Science pela University of Reading, Inglaterra (1994). Realizou Pós-Doutoramentos em Mineralogia e Química de solos e Ecologia de solos da Amazônia e Antártica, nas Universidades de Londres, Western Australia e Cambridge, em 1994, 2000 e 2012. Possui experiência na área de Ciência do Solo, Vegetação de Alta Montanha e Antártica, Ecologia da Paisagem e Geomorfologia,

Igor Rodrigues – doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e pós doutorado em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2010).Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas

Eduardo Marques – Superior em Farmácia e Bioquímica, 1993, Universidade Federal de Ouro Preto; Especialização em Citologia Clinica, 1999, Universidade Federal de Ouro Preto; M.S. Ciências Biológicas, 2004

Fernando Soares Lameira – Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mestre em Ciências e Técnicas Nucleares, especialista em Tecnologia Nuclear. Pesquisador do CDTN/CNEN e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN (mestrado e doutorado). Atua na área de engenharia de materiais (combustível nuclear, materiais cerâmicos, beneficiamento de gemas e utilização de resíduos de mineração).

Henrique Tavares – Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA, também possui mestrado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Fumec. Desde de julho de 2013, atua como Analista de Promoção de Investimentos do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). Divulga as oportunidades e os potenciais de negócios no Estado de Minas Gerais, visando prospectar e atrair novas empresas.


Compartilhar: