Fundação Renova inicia mapeamento e diagnóstico de viveiros ao longo da Bacia do Rio Doce

Publicado em: 03/04/2017 Reflorestamento

A Fundação Renova deu início, em abril, ao levantamento de viveiros de mudas existentes ao longo da Bacia do Rio Doce. A iniciativa mapeará os fornecedores capazes de atender à demanda gerada pelas ações de restauração florestal empreendidas pela Fundação. Serão recuperados 40 mil hectares de vegetação: 30 mil por meio da condução da regeneração natural e 10 mil por meio de plantio direto. O trabalho também abrangerá cinco mil nascentes, que receberão o plantio de árvores no entorno. A estimativa inicial é que o programa de recuperação demande até 20 milhões de mudas nativas, principalmente da Mata Atlântica. Apenas a compra das mudas pode representar, em média, um investimento de R$ 50 milhões.

O mapeamento dos viveiristas tem o potencial de trazer benefícios que ultrapassam a recuperação ambiental. A Fundação Renova projeta a estruturação de uma cadeia produtiva do reflorestamento, com capacidade de se manter sustentável e atender uma variada gama de clientes, de produtores rurais a grandes empresas instaladas na Bacia do Rio Doce. Ao identificar a rede de fornecedores disponíveis, a Renova abre a possibilidade de firmar parcerias para promover a capacitação dos trabalhadores do setor, promoção de melhorias nas instalações físicas dos viveiros, alinhamento à legislação de produção de mudas e identificação e disponibilização de sementes nativas, gerando uma nova vocação econômica para a região.

O levantamento será desenvolvido em duas partes, ao longo deste mês: coleta de dados secundários e diagnóstico in loco. Na primeira fase, os técnicos identificarão a localização dos viveiros e levantarão informações básicas, como lista e espécies produzidas e tempo de atuação. A segunda fase envolverá entrevistas mais complexas que serão feitas diretamente com os viveiristas. As perguntas vão desde a capacidade produtiva de cada viveiro, passando pela forma de produção utilizada e abordando aspectos técnicos intrínsecos, como rede de coleta de sementes, recipientes utilizados e estruturas disponíveis.

O estudo trará informações detalhadas e será utilizado como norteador para que a Fundação Renova desenvolva um trabalho de fomento e profissionalização. Os viveiristas selecionados pelo estudo serão capacitados para atender critérios definidos pela Renova para a produção de mudas, que será padronizada.

As equipes ficarão em campo durante um período de 30 dias e as informações coletadas farão parte de um banco de dados online, apresentado pelo sistema de georreferenciamento da Fundação, ilustrando de maneira geoespacial as principais informações obtidas neste diagnóstico.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão (Samarco), localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.