Fundação Renova

Especialistas debatem prévia do plano de manejo de rejeitos do Rio Doce na Fundação Dom Cabral

Publicado em: 23/02/2017 Manejo de Rejeitos

Fundação Renova promove o segundo workshop sobre o tema, que contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, órgãos ambientais e acadêmicos

Foi realizada nesta quinta-feira (23/02), na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), a segunda etapa de construção do plano de manejo de rejeitos da Bacia do Rio Doce, no trecho entre a Barragem de Fundão (Mariana/MG), e a foz do rio Doce (Linhares/ES). A iniciativa da Fundação Renova reuniu representantes da sociedade, da academia e de órgãos ambientais, que trabalharam na continuidade da elaboração do documento. A entrega está prevista para março, quando o plano será avaliado pelos órgãos ambientais Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).

Durante o dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho compostos por profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, como biologia, estudos do solo, química e geologia, entre outras. Marco Aurélio Carbone Carneiro, professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), salientou a troca de conhecimento ocorrida no workshop. “Participei de uma mesa que debateu o campo de ciência do solo como fator de reabilitação das áreas impactadas pelo acidente. Minha expectativa é poder contribuir na construção deste importante documento”, afirma.

“Não queremos somente responder às metas do Termo de Transação de Ajuste de Conduta, que norteia nossa atuação, mas sim implantar melhorias eficazes e concretas ao longo da bacia do Rio Doce”, comentou o engenheiro florestal Gilmar Bertoloti, líder dos Programas de Uso do Solo da Renova. Como na primeira edição, o workshop “Manejo de Rejeitos: Como tratar o sedimento acumulado no leito do Rio Doce”contou com cobertura em tempo real pelo site da Fundação e a sociedade participou com o envio de perguntas e contribuições. Outros encontros serão realizados até a finalização do plano.

Nesta segunda edição foi ampliada a representatividade da sociedade, da academia e dos órgãos ambientais nos debates, com a participação de representantes do Comitê da Bacia do Rio Doce (CBH-Doce), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de perito do Ministério Público Federal (MPF). A lista, desde a primeira edição, já conta com a presença de profissionais das câmaras técnicas do Comitê Interfederativo – Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) -, da Fundação Dom Cabral, do ICM Bio (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade), das universidades federais de Lavras e Viçosa e Federal de Minas Gerais, além de consultores internacionais. Novos integrantes serão incluídos à medida que os trabalhos forem desenvolvidos.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos,  garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: