Comunidade de Gesteira terá oficina profissionalizante de cestaria com fibra de taquara

Publicado em: 02/12/2016 Sociedade e cultura

Com o objetivo de resgatar as vocações profissionais da comunidade de Gesteira, localidade próxima a Barra Longa (MG), será realizada amanhã (sábado), dia 3 de dezembro, a partir das 13h, a oficina de artesanato sobre cestaria. A ação, promovida pela Fundação Renova, pretende orientar os participantes sobre como usar esse saber, focado no empreendedorismo.

Durante a oficina ,  os participantes irão buscar, in loco, a matéria-prima, taquara (tipo de bambu maleável) para depois começar a produzir os cestos com fibra natural. A consultora do projeto Mara Fantini destaca que essa é uma prática importante para a comunidade. A região possui uma vasta quantidade desse tipo de bambu, além de valorizar e retomar o potencial comercial dessa atividade pouco valorizada atualmente pelos moradores.

Os interessados em participar dessa oficina devem comparecer a quadra de esportes de Gesteira, a partir das 12h30.

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rede Comunicação