Canal ampliado para escoar água da lagoa Juparanã é reaberto

Publicado em: 24/09/2018

Tráfego na ponte sobre o rio Pequeno funcionou no esquema Pare e Siga até as 13h deste sábado (22); como medida de segurança, 56 famílias foram removidas

O canal entre a lagoa Juparanã e o rio Pequeno, em Linhares, foi reaberto neste sábado (22), medida que visa baixar o nível da lagoa. A previsão é que a vazão do canal atinja 15 metros cúbicos por segundo ao longo do dia. O processo é gradativo e deve ser totalmente concluído na próxima quarta-feira (26), quando a vazão deve alcançar 100 metros cúbicos por segundo.

A reabertura do canal começou às 8h e terminou às 13h. Antes do início dos trabalhos, todas as 56 famílias da avenida Beira Rio foram removidas do local por medida de segurança.

O tráfego na ponte do rio Pequeno funcionou em esquema de Pare e Siga. Até a conclusão do processo, o mesmo esquema será repetido entre os dias 23 a 26 de setembro, das 3h às 6h30, com autorização do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e acompanhamento da Polícia Militar.

Como medida de segurança, a Fundação Renova realocou as 56 famílias que moram à jusante da barragem por um período mínimo de oito dias, tempo previsto para que o canal atinja a vazão máxima. As famílias passarão o período chuvoso, que vai até março do próximo ano, em residências com aluguel pago pela Fundação Renova.

Todo o trabalho de mudança temporária foi realizado em conjunto com a Defesa Civil Municipal. Enquanto as pessoas estiverem fora de suas casas, uma empresa de vigilância, contratada pela Fundação, vai fazer a segurança patrimonial das residências.

Obra

O canal, além de ampliado e rebaixado, passou por obras de reforço na estrutura.

As margens esquerda e direita, do barramento até a ponte, o desemboque, e os pilares da ponte sobre o rio Pequeno também vão receber reforço de proteção com pedras graúdas para segurança dessas estruturas.

Um sistema de monitoramento do nível do rio Doce, da lagoa Juparanã e do rio Pequeno também está em implantação, conforme o Plano de Contingência que foi elaborado com a Defesa Civil e o Comitê Intersetorial da Prefeitura.

Desde a abertura do canal entre o rio Pequeno e o rio Doce, em abril de 2018, o nível da lagoa Juparanã, que ocupa uma área de 64 quilômetros quadrados, em Linhares, vem baixando gradualmente, mas ainda está acima do normal.

Como prevenção, o fundo do canal foi rebaixado em 1,20 metro e a largura foi ampliada de 6 metros para 11,20 metros a fim de aumentar a capacidade de vazão dos atuais 30 metros cúbicos para 100 metros cúbicos por segundo.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org