Campeonato de surf lota praia de Pontal do Ipiranga

Publicado em: 23/07/2018

Organizado pela Associação de Surf de Linhares e pela prefeitura da cidade, com apoio da Fundação Renova, evento reuniu cerca de 5.000 pessoas

O final de semana de sol forte e altas ondas movimentou a praia de Pontal do Ipiranga na segunda etapa do Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf. De acordo com a Associação de Surf de Linhares (ASL), organizadora da competição, cerca de 5.000 pessoas passaram pelas areias de Pontal nos três dias de eventos.

O show de manobras nas águas marcou a final que aconteceu neste domingo (22). Uma verdadeira confraternização do esporte, com a presença de atletas da elite brasileira, ídolos locais e surfistas da nova geração, misturados aos turistas e moradores da região.

Rodrigo Venturini, presidente da ASL, comemorou o êxito da segunda etapa do circuito. “O evento foi um sucesso, com presença de grande público e a participação de cerca de 100 atletas em quatro categorias. Hoje, com esse circuito, Linhares está ficando conhecida nacionalmente no surf brasileiro. Para a comunidade, também está sendo excelente, todos voltando a vender e a trabalhar. Com a vida econômica funcionando de novo, todo mundo está
muito feliz.” Cecília Bonaparte, da Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga, também aprovou a competição. “A associação gostou muito desse evento.

Moro aqui há 11 anos e, se não tivesse esse campeonato no fim de semana, o movimento seria muito baixo. Os comerciantes estão animados, muitos já comentaram comigo e pediram para que sejam feitos mais eventos como
esse no Pontal.”

Para completar o sucesso do evento, o torneio deu espaço para atletas da casa. Foi o caso de Benito Dagostini, surfista de Linhares, campeão na categoria Regional. “O fomento é bem grande, para voltar a gerar economia no local, que foi muito afetada. Competir em casa, com a família na torcida, é bom demais. Fico feliz em ter conseguido ganhar essa etapa.”

O Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf vale 3.000 pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e também para o circuito estadual, parceria com a Federação de Surf do Espírito Santo. Os atletas disputam ainda a premiação total de R$ 30 mil por etapa.

E foi exatamente isso que atraiu o campeão profissional para a etapa de Pontal, Hizunomê Bettero. “Esse campeonato hoje é um dos mais importantes do Brasil. Por isso, eu saí de Ubatuba (litoral norte de São Paulo) para buscar esses pontos, que são superimportantes para o circuito brasileiro. E tem a premiação financeira, que ajuda muito na participação das próximas etapas.”

Competição faz parte de ações para retomar turismo O evento é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) e pela prefeitura do município, em parceria com a Fundação Renova, que, por meio do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, promove ações para fomentar a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce, a fim de gerar renda e oportunidades para as comunidades locais.

Para a analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho, o balanço do evento foi muito positivo. “Nosso objetivo é movimentar o turismo na região da foz, ter a oportunidade de geração de renda para as comunidades locais e também a retomada da prática do surf, que aqui é muito forte. A primeira etapa já havia nos surpreendido em Povoação, e a gente tinha uma expectativa maior ainda para a segunda, por Pontal ter mais facilidade de acesso. O saldo foi superpositivo, com muita gente participando e vendas acima das
expectativas no comércio. O objetivo foi alcançado.”

A terceira e última etapa do Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf vai acontecer em Regência (ES), em outubro.

Confira os resultados da etapa de Pontal do Ipiranga:
Categoria Regional
1° Benito Dagostini
2° Fabricio Fioroti
3° Marcelo Sampaio
4° Diego Alvarenga

Categoria Master
1° Daniel Ortiz
2° Fabricio Viaggi
3° Deyvison Ferreira
4° Fabiano Rosa

Categoria Open
1° Luiz Fernando Neiva
2° Deyvison Ferreira
3° Vicente Ferreira
4° Weverson Pessoti

Categoria Profissional
1° Hizunomê Bettero
2° Alandreson Martins

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Kennya Gava
Assessoria de imprensa – Fundação Renova