INOVAÇÃO

ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO

Para ampliar as opções de negócios, estamos desenvolvendo parcerias com a Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – e Fapes – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Os acordos têm a intermediação do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – Indi, que quer estimular e financiar a produção de conhecimento nos temas identificados pela Fundação Renova. Ao mesmo tempo, criar e fortalecer frentes de pesquisa de tecnologias, com a internalização das experiências geradas para o processo de recuperação. O objetivo é mapear oportunidades de trabalho conjunto, especialmente para identificação do aproveitamento econômico do rejeito. Já existem projetos experimentais para a produção de blocos para a pavimentação e até plantas-pilotos nas localidades de Santa Cruz do Escalvado e de Ponte Nova para a produção de tijolos para a construção civil. A praça de Barra Longa, por exemplo, foi construída por blocos feitos de rejeitos.

Inovação

Tijolos para a construção civil. (Arquivo Fundação Renova)