A construção de Gesteira

Sobre o distrito

Localizado a 18 km de Barra Longa (MG), o distrito de Gesteira Velha foi uma das localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015. A comunidade que morava às margens do rio Gualaxo do Norte teve sua rotina e modos de vida abalados. Ao todo, vinte famílias, oito residências, um comércio, onze lotes, uma igreja católica, um campo de futebol e uma escola foram atingidos.

O povoado de Gesteira tem sua história marcada por desastres ambientais. Em 1979, a vila foi inundada pelo rio Gualaxo do Norte. Os moradores se refugiaram em um terreno vizinho, porém localizado em uma parte alta da região. Essa área foi doada por um produtor rural local para que as famílias reconstruíssem suas vidas. Juntos, os moradores construíram suas novas casas, seus espaços de lazer, comércios, quadra esportiva, praça, seus quintais, locais de criação e cultivo. Gesteira, assim, foi dividida em duas: a Velha, a de baixo, e a Nova, a de cima, hoje chamada de Mutirão. Esta parte também sofreu danos causados pelo rompimento.

Desde o rompimento, ações emergenciais foram executadas, como auxílio financeiro, moradias temporárias em Mariana, Barra Longa e Gesteira, onde as famílias residem atualmente, e atendimentos nas áreas de saúde e psicossocial. A Escola Municipal Gustavo Capanema foi reconstruída, assim como a reforma da praça e da quadra de esportes do povoado.

As graves consequências da ruptura da barragem têm desdobrado trabalhos com foco no reassentamento da comunidade sob a perspectiva coletiva, na qual toda a população residente no local de origem terá a opção de se mudar para um novo espaço em comum, sendo resgatadas, na medida do possível, características equivalentes às de onde saíram. A necessidade de construção do povoado e do restabelecimento de suas condições e modos de vida reforça a centralidade dos reassentamentos para a Fundação Renova.

No caso de Gesteira, a escolha do terreno foi feita pela comunidade, junto à assessoria técnica, e seguiu as seguintes etapas:

A construção de Gesteira

ENTENDA O PROCESSO

Aguarde, não há atualizações no momento.

GALERIA DE IMAGENS

A escola de Gesteira foi reconstruída em Barra Longa, cidade-sede do distrito. Foto: Gustavo Baxter / NITRO

Em dezembro, a Fundação Renova assinou a compra do terreno onde a comunidade será construída. Foto: Gustavo Baxter / NITRO

Além das residências, uma igreja, um salão paroquial e um campo de futebol deverão ser construídos no local. Foto: Gustavo Baxter / NITRO