A construção de Gesteira

SOBRE O DISTRITO

Localizado a 18 km de Barra Longa (MG), o distrito de Gesteira Velha foi uma das localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015. A comunidade que morava às margens do rio Gualaxo do Norte teve sua rotina e modos de vida abalados. Ao todo, vinte famílias, oito residências, um comércio, onze lotes, uma igreja católica, um campo de futebol e uma escola foram atingidos.

O povoado de Gesteira tem sua história marcada por desastres ambientais. Em 1979, a vila foi inundada pelo rio Gualaxo do Norte. Os moradores se refugiaram em um terreno vizinho, porém localizado em uma parte alta da região. Essa área foi doada por um produtor rural local para que as famílias reconstruíssem suas vidas. Juntos, os moradores construíram suas novas casas, seus espaços de lazer, comércios, quadra esportiva, praça, seus quintais, locais de criação e cultivo. Gesteira, assim, foi dividida em duas: a Velha, a de baixo, e a Nova, a de cima, hoje chamada de Mutirão. Esta parte também sofreu danos causados pelo rompimento.

REASSENTAMENTO COLETIVO

Desde o início de 2020, o reassentamento de Gesteira está sendo tratado na Ação Civil Pública que tramita na 12ª Vara Federal Cível/Agrária de Minas Gerais. O projeto conceitual foi elaborado pela Fundação Renova, a partir do anteprojeto formulado pela comunidade, assessoria técnica e Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA) da Universidade Federal de Ouro Preto, e protocolado nos autos da Ação Civil Pública, em maio de 2020. Atualmente, a Fundação Renova aguarda a decisão do juízo em relação ao projeto conceitual e à proposta de abastecimento de água apresentada, conforme as alternativas discutidas e definidas pela comunidade em assembleia virtual realizada em junho de 2020.

Reassentamento Familiar

Atendendo a solicitações de famílias de Gesteira, a Fundação Renova apresentou proposta e fechou acordos com 26 núcleos familiares para aquisição de imóvel por meio do modelo de reparação do direito à moradia conhecido como reassentamento familiar. A homologação dos acordos foi realizada no âmbito da ação civil pública que tramita na 12ª Vara Federal. Após a compra do imóvel e transferência de titularidade para o responsável pelo núcleo familiar, a Fundação Renova fica responsável pela mudança de moradia, dá suporte técnico para a reestruturação das atividades econômicas e produtivas da família e faz o acompanhamento social e monitoramento socioeconômico.

A construção de Gesteira

ENTENDA O PROCESSO

Aguarde, não há atualizações no momento.

GALERIA DE IMAGENS

A escola de Gesteira foi reconstruída em Barra Longa, cidade-sede do distrito. Foto: Gustavo Baxter / NITRO

Em dezembro, a Fundação Renova assinou a compra do terreno onde a comunidade será construída. Foto: Gustavo Baxter / NITRO

Além das residências, uma igreja, um salão paroquial e um campo de futebol deverão ser construídos no local. Foto: Gustavo Baxter / NITRO