Fundação Renova

13 – Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer

Objetivo do programa

Realizar o diagnóstico de impacto no turismo, cultura, esporte e lazer que deverá nortear a estruturação de projetos e processos para fomento dessas atividades nas localidades que tiverem impactos apontados.

Progresso do programa

Edital Doce – Espírito Santo.
• Divulgação dos resultados da primeira fase de classificação do Edital Doce Espírito Santo.

Edital Doce – Minas Gerais
• Divulgação dos projetos aprovados no Edital Doce Minas Gerais.
• Conclusão do apoio ao calendário de eventos turísticos de 2019 na Foz do Rio Doce.

Edital Doce – Espírito Santo
• Conclusão da publicação do Edital Doce para o estado do Espírito Santo.
• Conclusão das oficinas para esclarecimento de dúvidas sobre o Edital Doce em Linhares/ES, Aracruz/ES e São Mateus/ES.

Edital Doce – Espírito Santo
• Conclusão da publicação do Edital Doce para o estado do Espírito Santo.
• Conclusão das oficinas para esclarecimento de dúvidas sobre o Edital Doce em Linhares/ES, Aracruz/ES e São Mateus/ES.

Diagnósticos
Conclusão do Diagnóstico de impacto no Turismo, Cultura, Esporte e Lazer nos municípios do Espírito Santo (Fundão, Linhares, Serra, Aracruz, São Mateus, Conceição da Barra e Sooretama) e Minas Gerais (Ponte Nova).
Promoção do destino turístico
Execução das ações de divulgação da Foz do Rio Doce em website.
Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
As entregas previstas no relatório CIF anual 2018 para o exercício 2019, não contempladas neste relatório, não foram realizadas. Causa: Mudança na estratégia do programa a partir da revisão de escopo concluída em novembro de 19. Contramedida: Obter validação do novo escopo revisado do programa junto ao Comitê Interfederativo (CIF).

Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
• Em 26/11, conclusão da revisão de escopo do Programa de Promoção da Qualidade de Vida e do Turismo (PG013) e envio para a Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo (CT-ECLET).
• Em 29/11, conclusão da elaboração do Plano de ações integradas para desenvolvimento de turismo na Foz do Rio Doce e envio para a CT-ECLET.
Edital Doce – Espírito Santo
• Em 25/11, conclusão da validação da minuta do Edital Doce para o estado do Espírito Santo junto ao grupo de trabalho da CT-ECLET.

Edital Doce – Minas Gerais
• Em 18/10, conclusão das oficinas para esclarecimento de dúvidas sobre o Edital Doce nos municípios de Governador Valadares, Ipatinga, Mariana, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce e Timóteo.
Incentivo à Leitura
• Em 31/10, validação do novo escopo do Projeto de Incentivo à Leitura pela Câmara Técnica de Educação, Cultura, Turismo e Lazer.
Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
• A devolutiva da revisão da estratégia de execução do programa junto à Câmara Técnica está agendada para 05 de novembro de 2019. Assim, a devolutiva junto ao Comitê Interfederativo, prevista inicialmente para outubro, será realizada no mês de novembro.

• Publicação do Edital Doce para o Estado de Minas Gerais.

Edital Doce — Espírito Santo:
• Início da elaboração da minuta do Projeto Edital Doce junto às secretarias de Governo do Estado do Espírito Santo.

Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer:
• Em 17 e 18/07/19, Workshop de apresentação e discussão junto à Câmara Técnica da estratégia de execução e revisão da estrutura analítica de projetos do programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.
Projeto Estrada Real
• Em 25/07/19, apresentação de proposta pela FIEMG de plano para integração do novo trecho da Estrada Real que liga Bento Rodrigues à Camargos. Proposta de ações de capacitação e geração de renda para a comunidade local a partir da conclusão do reassentamento.

Projeto de fortalecimento dos setores de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Reparatório:
• Contratação prevista para atuação na foz do rio Doce em avaliação, devido à revisão de estratégia do projeto pela gerência do Programa.
Diagnósticos:
• Em 11/06/2019, foi realizado workshop junto à Câmara Técnica para apresentar resumo dos diagnósticos feitos inicialmente e validar informações.

Diagnósticos:
• Em 31/05/19, foram concluídos os diagnósticos de impactos em turismo, cultura, esporte e lazer de Sooretama (ES) e Ponte Nova (MG).
Edital Doce:
• Em 22/05/19, foi aprovada a minuta do Edital Doce — Minas Gerais, pela Câmara Técnica.
Projeto Especial:
• De acordo com a Deliberação 239, o Projeto Especial está em fase de revisão e está sendo substituído pelo projeto de fortalecimento dos setores de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Reparatório. Após etapa de definição de escopo, será submetido para validação à Câmara Técnica. Terá abrangência na foz do rio Doce e Mariana, além dos municípios classificados com nível crítico.

• Elaboração e validação da metodologia de distribuição de recursos do Edital Doce entre os municípios de Minas Gerais e Espírito Santo.
• Finalização dos Diagnósticos de Impactos dos municípios do Espírito Santo: Serra, Aracruz, Fundão, São Mateus, Conceição da Barra, Linhares e da Matriz de Impacto.

Iniciadas as atividades para a elaboração dos diagnósticos de impactos no turismo, cultura, esporte e lazer em Ponte Nova (MG) e Sooretama (ES).
Realizado apoio ao Projeto Verão (carnaval) de Regência e Povoação (ES).
Aprovada pela Câmara Técnica a proposta de Promoção e Difusão de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer nos territórios, visando a desenvolver e apoiar projetos ligados a esses temas.
Aprovada pela Câmara Técnica a requisição técnica para atividades propostas no Projeto de Incentivo à Leitura.
Realizado alinhamento com a Prefeitura Municipal de Linhares para cessão de área para construção da área de lazer em Povoação.
Contratada consultoria para redefinição do escopo do Projeto Especial em Mariana.

Apoio ao Projeto Verão de Povoação e Regência (ES).

No dia 10/01, oficina de capacitação dos agentes locais para divulgação da Foz (site fozdoriodoce.com.br), em Linhares (ES).
Validação pela comunidade e pelo poder público do diagnóstico de impacto no Turismo, Cultura, Esporte e Lazer: em Fundão (ES) em 21/01; em Linhares (ES) em 22/01; em Serra (ES) em 22/01; em Aracruz (ES) em 22/01; em São Mateus (ES) em 24/01; e em Conceição da Barra (ES) em 25/01.
No dia 31/01, foram protocolados no CIF os diagnósticos de impacto no Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Fundão, Linhares, Serra, Aracruz, São Mateus e Conceição da Barra.

Apoio ao início do Projeto Verão, em Regência e Povoação.
Apoio ao Natal de Luz, em Mariana (iniciou em 06/12/18).
Oficina com Trade Turístico para Diagnóstico de Impacto no Município de Serra (ES).

Realização do Trade Turístico — oficina para diagnóstico de impacto de cultura, lazer, esporte e turismo — em São João da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz e Fundão, no período de 5 a 8 de novembro.

Apresentação do objetivo dos diagnósticos de impacto ao conselho municipal de Linhares/ES no dia 07/11.

Em 14/11, foi definido apoio da Fundação Renova no Projeto Verão de Regência e Povoação, junto da Secretaria Municipal de Linhares e as associações locais.

No dia 20/11, ocorreu o lançamento em Regência, do projeto especial em Povoação, com início da atuação do Sebrae em parceria com o Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios.

No dia 22/11, foi definido modo de atuação do Sebrae no Projeto Especial na Foz e atuação junto ao SETADES.

Apresentação de ferramentas de indicadores turísticos na Secretaria de Turismo do Espírito Santo, em Vitória, no dia 23/11.

No dia 05/11, foi feita reunião com a Câmara de Vereadores de Mariana e atores locais ligados ao turismo, cultura, esporte e lazer para definir estratégia de revisão do Projeto Especial de Mariana.

Realização da terceira etapa da Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf Profissional no distrito de Regência, em Linhares (ES). A prova, realizada entre 25 e 28 de outubro, é parte do circuito capixaba e brasileiro de surf.

Realização da 5º Noites Circenses, em Mariana, no dia 13/10.

Aprovação final do projeto Natal de Luz em Mariana, em 18/10.

Principais agendas do mês

No dia 01/10, reunião com Secretário de Turismo e membros da Associação para tratar do Projeto Verão 2019, em Linhares (ES).

Em 02/10, reunião com a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Mariana.

Em 04/10, reunião com IPHAN e Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Mariana.

No dia 16/10, reunião de alinhamento com a Associação de Surf de Linhares (ASL) sobre a terceira etapa do circuito de surf em Regência, Linhares (ES).

Em 19/10, reunião com Sebrae para alinhamento do início de atuação no projeto especial da Foz, em Vitória (ES).

Apoio à realização do 10º Encontro Internacional de Palhaços com ações de descentralização nas comunidades atingidas (25/08 a 19/09) em Mariana.
Participação e apresentação do Programa no Seminário Turismo, Cultura e Lazer em Minas Gerais: perspectivas globais em contextos locais, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Breda University of Applied Sciences, com apoio do BDMG Cultural, do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos do Rio de Janeiro e do Netherlands Business Support Office Brazil de Belo Horizonte (3 e 4 de Setembro).
Apoio à realização do Iron Biker Brasil 2018 em Mariana (13 a 16 de setembro).
Apoio à realização da 14ª Festa do Robalo em Povoação (07 a 09 de setembro).
Reunião com o Secretário de Cultura de Barra Longa para tratar das demandas sobre as obras de restauração da Biblioteca e Centro de Memória (12 de setembro).
Reunião com o Secretário de Cultura, turismo e patrimônio de Mariana para apresentação da equipe do Programa e entendimentos acerca do projeto especial de Mariana para o desenvolvimento socioeconômico por meio do turismo (20 de setembro).
Reunião ampliada com comunidade de Regência para validação dos Projetos da Foz (25 de setembro).
Oficinas com as Comunidades para levantamento de informações para o Diagnóstico de Impacto das Novas Áreas (Linhares – 20/09, Fundão – 21/09, São Mateus – 24/09, Conceição da Barra – 25/09, Aracruz – 26/09).

Apoio à realização do 10º Encontro Internacional de Palhaços com ações de descentralização nas comunidades atingidas (25/08 a 19/09). Apoio à realização de eventos na Foz do rio Doce: Arraiá de Todos e Mica Fubica.

Em Linhares/ES foi realizada a Reunião de kick off para início dos trabalhos para o Diagnóstico de Impacto nas Novas Áreas a ser realizado pela SYNERGIA. A empresa executará os serviços para elaboração de diagnóstico e avaliação de impacto nas atividades de turismo, cultura, esporte e lazer nos municípios de Serra, Aracruz, São Mateus, Conceição da Barra, Fundão e Linhares, atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão no estado do Espírito Santo. Também foi realizada a 2ª Etapa do Circuito de Surf – Pontal do Ipiranga. O evento tem como objetivo promover o esporte e resgatar a visibilidade da localidade que atraía grande público praticante do surf, principalmente do bodyboard. Além de aumentar o fluxo de turistas, colaborando também para o resgate do desenvolvimento econômico local.

Em Mariana/MG ocorreu a 3ª etapa do Noites Circenses. O evento mensal fortalece o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Mariana, através do incentivo ao turismo e da valorização às manifestações culturais locais. No mês de julho, também foi contratado o evento Iron Biker. O evento tem como objetivo fomentar o turismo, a cultura e a economia de Mariana, entre os dias 13 e 16 de setembro de 2018. O evento anual já é consolidado no município, fortalece a vocação do município para os eventos de grande porte no âmbito do turismo de aventura, favorecendo ainda os aspectos turísticos, econômicos e sociais.

No período, foi realizada a segunda etapa do Noites Circenses.
A Fundação Renova também apoiou a festa alusiva ao Herói Nacional Caboclo Bernardo, através de convênio celebrado com a Associação de Moradores de Regência. Da mesma forma, o programa apadrinhou o 28º Encontro das Bandas de Congo, também em Regência.

Aconteceu no período a primeira etapa do Circuito de Surfe em Povoação. Também foi organizada a segunda etapa do Noites Circenses e da Oficina de Produção de Eventos Culturais.

Além disso, a Unesco visitou a comunidade de Mariana para tratar assuntos de cooperação técnica na área de patrimônio cultural. A entidade apoiou na adesão do diagnóstico de bens imateriais.

Em abril, foi iniciado o Projeto Especial de Apoio ao Desenvolvimento Socioeconômico Através do Turismo na Foz do Rio Doce, com a elaboração e validação de um cronograma de atividades. Essa iniciativa foi feita em conjunto com lideranças da comunidade e representantes das Secretarias Municipal de Turismo e Cultura e de Estado de Cultura. O projeto visa a apoiar o fortalecimento e desenvolvimento do empreendedorismo em atividades ligadas ao comércio (artesanato), serviços (turismo) e cultura, através da realização de ações que promovam a geração de renda e a retomada do crescimento.

A proposta do Projeto Especial “Mariana, Presente e Futuro” foi apresentada no dia 20 de abril ao grupo, ao conselho e a representantes da Fundação Renova.

No dia 28 de abril também foi realizada a primeira etapa do projeto Noites Circenses. Essa é uma das ações emergenciais que busca fomentar o turismo, cultura e economia de Mariana, através da promoção de atividades de lazer e formação de mão de obra. Ao longo de 2018 haverá seis eventos em praça pública e mais seis oficinas gratuitas.

Apresentação do Projeto Especial Foz para as lideranças comunitárias de Regência e Povoação (ES) e para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Foi aprovado o escopo do projeto para construção da área de lazer em Povoação.

Foram levantadas as demandas e propostas em Mariana (MG) para elaboração do Projeto Especial de Mariana, juntamente com a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio.

Aconteceu a apresentação do Projeto Especial Foz para lideranças comunitárias de Regência e Povoação, no Espírito Santo, e SEBRAE.

Foi apresentado e protocolado junto ao Comitê Interfederativo (CIF) e Câmara Técnica o programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística.
Está definido o calendário de apresentações junto ao Circo Volante para o projeto Noites Circenses, em Mariana.

Em janeiro, o Termo de Referência para contratação de diagnóstico de novas áreas foi aprovado. A requisição de compra foi aberta pela Fundação Renova e o processo de contratação teve início. Também foi concluído o Termo de Referência para Elaboração de Planos Participativos e o processo de abertura de requisição de compra foi iniciado para a contratação de empresas.

Reunião para definição do programa com grupo técnico, designado pela Câmara Técnica, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Foi celebrado o convênio com associações de moradores de Povoação e Regência, no Espírito Santo, para realização do Projeto Verão na região da foz do rio Doce.

Em novembro, as prefeituras de Rio Doce, Barra Longa e Mariana (MG), validaram o Diagnóstico de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Ao todo, dez dos 39 municípios já aprovaram o seus respectivos diagnósticos.

Para detalhar a definição do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, a Renova se reuniu com o Grupo Técnico, determinado pela Câmara Técnica. Os riscos do programa também foram definidos, em conjunto com a área de Governança de Riscos da Fundação Renova.

Outra reunião foi conduzida com a Secretaria do Estado de Cultura do Espírito Santo para um trabalho conjunto e de aproximação.

Em relação às comunidades, a Renova apoiou a realização do 9º Encontro Internacional de Palhaços em Mariana e a compra de uniformes e equipamentos esportivos para os times de futebol amador de Barra Longa e Mariana (E.C. Gesteira, Unidos de Bento Rodrigues, E.C. Ponte Branca, Ponte Branca Futebol Clube).

Foi financiado o aluguel de campo de futebol e apoio logístico para crianças de 7 a 12 anos da comunidade de Paracatu de Baixo. A atividade é desenvolvida em parceria com a associação esportiva de Paracatu, GASA para proporcionar lazer e socialização para jovens em situação de moradia temporária, todas as segundas-feiras no horário de 18 às 19h.

Realizada reunião com a Secretaria Municipal de Turismo, o prefeito de Mariana e empresas responsáveis pelo Iron Biker e pelo encontro de palhaços para definição da proposta de participação da Fundação Renova nos projetos. Foi realizada também reunião com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para viabilizar possíveis parcerias.

Todos os diagnósticos de turismo, cultura, esporte e lazer foram entregues, em formato digital, aos municípios atingidos. Além disso, 23 dos 40 municípios atingidos receberam o relatório impresso.

A Renova apoiou os times de futebol União São Bento, Gasa e Paracatu Esporte Clube em suas participações no campeonato distrital de futebol amador de Mariana. Uma reunião com times de futebol amador de Mariana (Paracatu E.C.) e Barra Longa (E.C. Gesteira) definiu o planejamento das ações e apoios dos próximos meses.

Foi alugado o campo de futebol society para o time feminino de Paracatu de Baixo, além do apoio ao Grupo de Amigos Santo Antônio (Gasa) durante a celebração de seu 16º aniversário e realização de encontro do Grupo de Jovens João Artênsio, de Bento Rodrigues.

Dos dez municípios identificados como criticamente afetados pelo rompimento já foram validados os diagnósticos das seguintes localidades: Galileia, Naque, Santa Cruz do Escalvado, Tumiritinga, Resplendor, Raul Soares, Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Governador Valadares.

Os diagnósticos de Galiléia, Naque e Santa Cruz do Escalvado foram aprovados. Os municípios de Tumiritinga, Resplendor, Raul Soares, Mariana e Baixo Guandu, em Minas Gerais, enviaram suas considerações e agendaram reuniões presenciais com a equipe técnica.

Em reunião com a Secretaria Municipal de Turismo, o prefeito de Mariana (MG) e as empresas responsáveis pelo Iron Biker e pelo encontro de palhaços, foi aprovada a participação da Fundação Renova nos projetos.

As bases do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que definem o escopo e os prazos, foram apresentadas à Câmara Técnica.

Os 40 municípios atingidos receberem, em formato digital, os diagnósticos de turismo, cultura, esporte e lazer. Destes 40, 23 receberam o relatório em formato impresso.

A Renova apoiou os times de futebol União São Bento, Gasa e Paracatu Esporte Clube para participar do campeonato distrital de futebol amador de Mariana (MG).

Reunião com a Secretaria Municipal de Turismo de Mariana, em MInas Gerais, e organização do Iron Biker para alinhamento a ser apresentado pela Secretaria sobre a inserção do evento na proposta de turismo de aventura do município. A proposta está sendo avaliada para ser apresentada à diretoria.

Apoio ao time de futebol de Gesteira, de Minas Gerais, através do aluguel do campo e transporte, para participação no campeonato municipal de futebol amador. Aluguel de campos de futebol para os times mineiros União São Bento, GASA e Paracatu Esporte Clube e, também, um campo de futebol society para o time feminino de Bento Rodrigues.

Reunião com os moradores das vilas de Regência e Povoação (ES) sobre os projetos de curto prazo a serem executados na região:

• Circuito Regional de Surf
• Parque Infantil de Povoação
• Revitalização das ruas de Povoação
• Projeto Paisagístico da Vila Regência
• Projeto de Divulgação da Foz do Rio Doce

Reunião com a Associação de Surf de Linhares (ASL) sobre a realização do circuito de surf de Regência e etapa de Bodyboard de Povoação. Na reunião, a associação ficou responsável por enviar uma proposta estruturada da demanda, que está sendo avaliada.

Reunião com a Secretaria Municipal de Turismo de Mariana (MG), Fundação Gorceix e Iron Biker para planejamento de programa estruturante voltado para o desenvolvimento do turismo na cidade.

Reunião com os moradores das vilas de Regência e Povoação (ES) sobre os seguintes projetos de curto prazo a serem executados na região:

• Circuito Regional de Surf;
• Parque Infantil de Povoação;
• Revitalização das ruas de Povoação;
• Projeto Paisagístico da Vila Regência;
• Projeto de Divulgação da Foz do Rio Doce.

Aluguel de campo de futebol para os times União São Bento, GASA, Paracatu Esporte Clube e aluguel de quadra de futebol de salão para o time feminino de futebol de Bento Rodrigues.

Segue em andamento o apoio às atividades esportivas das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira (MG), como a prática de futebol amador. Cinco times masculinos, de Paracatu e Bento Rodrigues, utilizam campos alugados em Mariana. Quando necessário, é oferecido transporte para as equipes se deslocarem para outras comunidades. A Renova também dá suporte à formação de um time feminino, com representantes da comunidade de Bento Rodrigues.

As consultorias contratadas Expressão Socioambiental – responsável pela elaboração dos diagnósticos de cultura, esporte, lazer e turismo dos municípios impactados de Minas Gerais – e Futura – que realizou as análises no Espírito Santo – apresentaram o resultado do trabalho para a Câmara Técnica de Educação e Cultura.

Outra ação que o programa desenvolve é o apoio às atividades esportivas das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, como a prática de futebol amador. Cinco times masculinos, de Paracatu e Bento Rodrigues, utilizam campos alugados em Mariana. Quando necessário, é oferecido transporte para as equipes se deslocarem para outras comunidades. A Renova também está dando suporte à formação de um time feminino, com representantes da comunidade de Bento Rodrigues.

A Fundação Renova recebeu os 39 diagnósticos de cultura, esporte, lazer e turismo, que foram repassados para os líderes dos programas com o objetivo de possibilitar melhor entendimento e utilização prática das informações no atendimento às demandas dos municípios de Linhares e Colatina, no Espírito Santo.

Recebimento e análise dos relatórios contendo os diagnósticos produzidos pelas consultorias Expressão Socioambiental e Futura.

Segue em andamento o diagnóstico do impacto e inventários do turismo: manutenção das atividades de realização da etapa diagnóstica, além do apoio a eventos de fim de ano nas comunidades de Mariana (MG), Regência (ES) e Povoação (ES).

Foi realizado o diagnóstico do impacto e inventários do turismo: manutenção das atividades de realização da etapa diagnóstica, além do apoio a eventos de fim de ano nas comunidades de Mariana (MG), Regência (ES) e Povoação (ES).

Segue em desenvolvimento o diagnóstico do impacto e o inventário do turismo nas cidades impactadas.

Apoio às atividades de esporte e lazer realizadas no Dia da Criança (12 de outubro), em Regência e Povoação, distritos de Linhares, no Espírito Santo. Também foram feitas reuniões com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e com as comunidades de Mariana, Rio Doce, Regência e Povoação, com o objetivo de restabelecer a atividade turística e fomentar a economia local.

Apoio ao evento turístico Iron Biker Brasil 2016, em Mariana (MG), durante os dias 16, 17 e 18 de setembro, com o objetivo de restabelecer a atividade turística e fomentar a economia local.


Compartilhar:

Notícias sobre o programa

Acesse aqui todas as notícias relacionadas a este programa da Fundação Renova.

Deixe seu comentário