Fundação Renova

19 – Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios

Objetivo do programa

Recuperação de micro e pequenos negócios no setor de comércio, serviços e produtivo impactados e localizados de Fundão até Candonga e de Regência e Povoação, diretamente impactados pelo rompimento.

Progresso do programa

Não houve fatos relevantes no mês de outubro.

Finalização da Etapa 'Empreendedorismo em Ação' para as turmas 1 e 2 realizada pelo Instituto Criare Rio na Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora

• Não houve fatos relevantes no último mês.

Desenvolvimento de Grupos Produtivos
• Não houve fatos relevantes no último mês.

Desenvolvimento da Cultura Empreendedora
• Entrega do relatório final referente à análise do potencial mercadológico e empreendedor do território.

Desenvolvimento de Grupos Produtivos
• Não houve fatos relevantes no último mês.

Desenvolvimento de Grupos Produtivos
• Envio de vídeos informativos com os temas “Economia Compartilhada”, “Economia Emocional”, “Empreendedorismo em tempos de crise”, “Identidade”, “Instagram” e “Artesanato x Produto Artesanal” aos grupos produtivos participantes do Projeto Catarse Coletiva, em parceria com a Associação de Cultura Gerais, como medida de assistência devido às restrições impostas pelas medidas de enfrentamento ao COVID-19.
• Envio de convite para participação na Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC), a ser realizada de 04/05/2020 a 10/05/2020, aos grupos produtivos participantes do Projeto Catarse Coletiva, em parceria com a Associação de Cultura Gerais, como medida de assistência devido às restrições impostas pelas medidas de enfrentamento ao COVID-19.
• Encaminhamento aos grupos produtivos para elaboração de kits de viagem para os colaboradores da Fundação Renova, contendo produtos criados pelos grupos apoiados do Projeto Catarse Coletiva, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.
Plano de Ação - COVID-19.
• Lançamento dos mapas colaborativos criados para os municípios de Mariana e Linhares com o objetivo de reunir e conectar clientes a pequenos e médios empreendedores locais que realizam serviço de delivery.
• Iniciada a divulgação de cursos online gratuitos de parceiros no site da Fundação Renova.
• Divulgação de pílulas de conhecimento voltadas para empreendedorismo e vendas online, via WhatsApp, para as famílias do reassentamento.
• Oferta de serviços de design para desenvolvimento de peças e criação de redes sociais para os negócios atingidos.

Desenvolvimento da Cultura Empreendedora
• Realizada mentoria para estruturação de planos de vida referentes à Etapa 3 do projeto Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio, para as comunidades de Bento Rodrigues/MG e Paracatu de Baixo/MG.
• Realizada consultoria para estruturação de planos de negócio referentes à Etapa 3 do projeto Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio, para as comunidades de Bento Rodrigues/MG e Paracatu de Baixo/MG.
Desenvolvimento de Grupos Produtivos
• Realizadas devolutivas de avaliação de peças produzidas pelos Grupos Produtivos atendidos pelo projeto. As devolutivas são referentes à etapa de Encontros Decisórios da Meta 3 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.
• Realizadas visitas pontuais para atendimentos aos Grupos Produtivos. As visitas são referentes à etapa de Imersão em Profundidade da Meta 1, dentro do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.
• Realizada oficina de artesanato com bambu, com participação dos Grupos Produtivos. A oficina é referente à etapa de Encontros Vetoriais da Meta 2 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.

Desenvolvimento da Cultura Empreendedora
• Realizados dois encontros coletivos para estruturação de planos de negócios referentes à Etapa 3 do projeto Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio, para as comunidades de Bento Rodrigues/MG e Paracatu de Baixo/MG.
Desenvolvimento de Grupos Produtivos
• Realizada a palestra “Empreendendo através da economia criativa e produção associada”, para representantes dos grupos produtivos participantes, referente à etapa de Sensibilização da Meta 2 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.
• Realizado encontro com a Associação Mães da Colina, em Mariana, para diagnóstico e soluções de problemas do grupo. O encontro é referente à etapa de Imersão em Profundidade, da Meta 1 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.

Definição do Programa
• Protocolada a versão atualizada do documento de definição do PG019 em resposta à Deliberação nº 342.
Desenvolvimento da Cultura Empreendedora
• Entrega dos certificados das capacitações aos participantes das comunidades de Bento Rodrigues/MG e Paracatu de Baixo/MG.
• Apresentação da Etapa 3 do projeto Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio, para as comunidades de Bento Rodrigues/MG e Paracatu de Baixo/MG.
Desenvolvimento de Grupos Produtivos
• Realizadas as oficinas de precificação de produtos com grupos produtivos de Mariana/MG e Barra Longa/MG, referentes à etapa de Sensibilização da Meta 2 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.
• Realizado encontro com produtores no distrito de Padre Viegas, em Mariana/MG, como uma das etapas de formação do Coletivo Padre Viegas. O encontro é referente à etapa de Imersão em Profundidade da Meta 1 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.
• Realizadas visitas aos grupos produtivos FAM (Feira de Artes e Ateliê de Mariana), Movimento Renovador, Feira Marte e Mães da Colina de Mariana/MG, com o estilista e consultor Ronaldo Fraga, com o objetivo de selecionar produtos chave, indicar novos produtos e estabelecer os próximos passos a serem desenvolvidos pelos grupos. As visitas são referentes à etapa Redesenhar as Ofertas, da Meta 2 do projeto de Desenvolvimento de Grupos Produtivos, em parceria com a Associação de Cultura Gerais.

Estudo Socioeconômico de Novas Áreas
Execução de 100% da assessoria técnica e qualificação em gestão para empreendedores das “Novas Áreas”prevista para 2019 não foi concluída.Causa: Estudo que embasará a atuação do PG nas novas áreas foi finalizado em dezembro de 2019. Contramedida: Avaliar o estudo para possível replanejamento das ações.
Projeto SEBRAE/MG
Realização de consultoria com negócios atingidos, envolvendo a elaboração e implantação de planos de ação, elaboração de estudos de viabilidade técnica e realização do mapeamento situacional conforme boletins de medição.
Elaboração de 23 planos de negócio para empresas participantes da assessoria técnica.
Realização de 19 diagnósticos e/ou devolutivas para empresas participantes da assessoria técnica.
Promoção de pelo menos 1 workshop sobre formalização de negócios em cada território prevista para 2019 não foi concluída. Causa: Alinhamento interno do programa não previa o planejamento dessa atividade. Contramedida: Reprogramar as ações de promoção dos workshops para 2020.
Conclusão de atividades de retomada de negócios em Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce não foi concluída. Causa: Falta de tempo hábil para planejamento e implementação dos planos de negócios desenvolvidos. Contramedida: Realização de banca para avaliação dos planos de negócios e criação de um plano de ação para implementação deles.
Finalização dos 43 atendimentos do SEBRAE que estavam em andamento em 2018 não foi concluída. Causa: Parte dos negócios que estavam em atendimento ao fim de 2018 ainda estão sendo atendidos. Contramedida: Prosseguir com o atendimento aos negócios.
Início de operação para reparação nos Territórios 3, 4 e 5 e restante do município de Linhares não foi concluído. Causa: Território está fora da abrangência de atuação do programa. Contramedida: Não há contramedida associada a esse desvio.
Projeto SEBRAE/ES
Realização de consultoria de Design em Regência e Povoação — ES.
Realização de consultoria de Gestão, Design e Formação de Preço do Artesanato em Regência e Povoação — ES.
Realização de consultoria em Formação de Preço em Regência — ES.
Realização do curso de Boas Práticas em Regência e Povoação — ES.
Realização de 10 diagnósticos operacionais de loja para negócios em Linhares — ES.
Realização da oficina de Artesanato em Regência e Povoação — ES.
Realização da oficina “Como Planejar o Meu Negócio” em Regência e Povoação — ES.
Realização da palestra “Cardápio de Sucesso” em Regência e Povoação — ES.
Realização da palestra “Qualidade no Atendimento” em Regência e Povoação — ES.
Realização da palestra “Sabor e Gestão” em Povoação — ES.
Realização de viagem a Barreirinhas/MA e Parnaíba/PI através da “Missão Empresarial” de empreendedores de Regência e Povoação — ES, visando fortalecer o empreendedorismo com ações voltadas para o comércio e serviços locais para geração de emprego e renda.
Projeto Areeiros e Carroceiros
Início de operação de retomada junto a areeiros ao longo de todos os territórios prevista para 2019 não foi concluído. Causa: Não realizado devido ao grande número de areeiros e carroceiros que se encontra fora da área de abrangência do PG019. Contramedida: Planejar ações em outro programa ou projeto no âmbito da Economia e Inovação para os Areeiros e Carroceiros que se encontram fora da abrangência do programa.
Projeto Desenvolvimento de Grupos Produtivos
Realização de encontros com os grupos Cooperativa de Gesteira e Meninas da Barra, de Barra Longa, para acompanhamento das vendas realizadas, dificuldades encontradas, planejamento de formalização do negócio, criação de catálogo de produtos entre outras atividades.
O desenvolvimento de pelo menos 5 grupos produtivos, previsto para 2019, não foi concluído. Causa: Atraso no processo de aditivo do contrato do projeto. Contramedida: Replanejar as ações a partir da data de início do contrato.
Projeto Incubação de Novos Negócios
Elaboração de um modelo de negócios, plano financeiro, plano de ação e projeto técnico para incubação e desenvolvimento do projeto da Escolinha de Futebol associada ao Clube Barralonguense em Barra Longa — MG.
Realização de 19 encontros para apresentação do projeto realizado pelo IEBT, sensibilização e entendimento dos negócios.
Projeto para desenvolvimento de negócios de impacto social previsto para 2019 não foi concluído. Causa: Mudança no entendimento das necessidades do projeto — o desenvolvimento de negócios não está mais restringido a impacto social. Contramedida: Ampliar o número de segmentos a serem atendidos.

Eixo Estratégico de Novos Negócios
• Realizados os encontros: “Entendendo o seu Empreendimento”, “Falando sobre Dinheiro” e “Planejando seu Empreendimento” em Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues da 2ª etapa do projeto de Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio. Esta entrega refere-se ao Marco “Finalização da Etapa de 'Formação Empreendedora', realizada pelo Instituto Criare Rio na Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora”.
• Os encontros “Modelo de Negócios” e “Unindo Forças” da 2ª etapa do projeto de Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio não foram realizados. Causa: Datas de realização erradas no cronograma. Contramedida: Atualizar o cronograma com as novas datas.

Eixo Estratégico de Negócios em Operação
• Entrega de máquinas e equipamentos para a fábrica de blocos do Sr. Clério Vieira em Santana do Deserto - Rio Doce. Esta entrega refere-se ao marco “Finalização dos atendimentos para reposição de insumos e equipamentos para negócios em operação”.
Eixo Estratégico de Novos Negócios
• Realizados os encontros: “Boas Vindas”, “Protagonismo”, “Autoconhecimento”, “Planejamento de Vida e Carreira” e “Atitude Empreendedora”, da 2ª etapa do projeto Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio. Essa entrega refere-se ao marco “Finalização da Etapa de 'Formação Empreendedora', realizada pelo Instituto Criare Rio na Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora”.
Apenas os encontros “Boas Vindas”, “Protagonismo” e “Autoconhecimento” constam no relatório de medição dado como evidência da entrega acima. Os demais encontros citados ocorreram após a confecção do relatório de medição. Desse modo, a evidência de realização só será enviada no próximo período de medição. Recuperação de Micro e Pequenos Negócios - Assessoria Técnica SEBRAE-ES.
• Os marcos referentes ao pacote de Assessoria Técnica – SEBRAE-ES, que estavam previstos, e eram antes reportados na linha do tempo, foram retirados no mês de outubro. O contrato com o SEBRAE-ES foi finalizado e algumas das atividades que estavam previstas não serão realizadas pelo fornecedor. Tais atividades também serão retiradas do cronograma do Programa. Recuperação de Micro e Pequenos Negócios - Areeiros e Carroceiros.
• Os marcos referentes ao pacote de Areeiros e Carroceiros que estavam previstos e eram antes reportados na linha do tempo foram retirados no mês de outubro, considerando que o grande número de “Areeiros e Carroceiros” se encontra fora da área de abrangência do PG19. Para esse público, fora da área de abrangência, serão planejadas ações dentro de outro programa no âmbito da área de Economia e Inovação, e os demais serão inseridos nas ações em andamento.

Eixo Estratégico de Novos Negócios:
• Realizados os encontros de sensibilização com as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo (MG) pela segunda etapa do projeto de Assessoria para Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, em parceria com o Instituto Criare Rio, com o objetivo de convidá-las a participarem dos encontros de capacitação e empreendedorismo.

Eixo Estratégico de Negócios em Reestruturação:
• Participação de empreendedores atingidos de Mariana e Barra Longa em feiras e eventos organizados pela Fundação Renova e seus parceiros no estado de Minas Gerais para exposição e comercialização de seus produtos, gerando uma receita para os atingidos em torno de R$ 12 mil.
• Participação da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO) no Super Encontro de Varejistas — SEVAR 2019, em Juiz de Fora (MG).
• Participação da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO) e da Cooperativa de Gesteira no Festival de Turismo de Ouro Preto (MG).
Eixo Estratégico de Negócios em Operação:
• Entrega de 240 sacos de cimento, uma betoneira, um compressor, 50 m³ de areia e 50 m³ de pedra brita zero para o retorno da atividade da fábrica de blocos do Sr. Clerio Vieira, em Santana do Deserto, Rio Doce (MG).
• Reposição de equipamento moedor de carnes para o minimercado/mercearia do Sr. Joubert Macário de Castro, em Gesteira, Barra Longa (MG).
Eixo Estratégico de Novos Negócios:
• Iniciados os atendimentos de assessoria técnica para desenvolvimento de 14 grupos produtivos em parceria com a Associação de Cultura Geraes (ACG), em Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais.

Eixo Estratégico de Negócios em Reestruturação:
• Escopo do projeto IEBT - Incubação de Empreendimentos de Base Social e Tecnológica - para assessoria técnica dos empreendedores foi expandido para atender todos os tipos de negócio e foram selecionados 20 empreendedores adicionais para participar do programa.

Eixo Estratégico de Negócios em Reestruturação:
• Início da segunda fase de assessoria técnica pelo SEBRAE-MG aos negócios atingidos nos territórios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz e Rio Doce, com foco nas comunidades do reassentamento familiar e coletivo, para preparação dos empreendimentos para retomada de atividade após a inauguração das novas vilas. Em alguns casos, o trabalho abrange a assessoria técnica para implementação imediata.

Eixo Estratégico de Negócios em Reestruturação:
• Realização das visitas técnicas no Maranhão e Piauí para benchmarking turístico com a participação de integrantes das comunidades de Regência e Povoação, gestores públicos municipais e estaduais e representantes do conselho e da Fundação Renova.
Eixo Estratégico de Novos Negócios:
• Realização do encontro de oportunidades com a comunidade de Paracatu de Baixo para apresentação da proposta de atuação do programa para a recuperação e retomada dos micro e pequenos negócios impactados.
• Mobilização da equipe e início da execução das atividades do Projeto Renovando Futuros, em parceria com o Instituto Criare, cujo objetivo é potencializar a capacidade empreendedora das comunidades do reassentamento coletivo: Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, visando ao desenvolvimento sustentável desses territórios.

• Realização de visitas técnicas de benchmarking:
Associação Doces do Grama, em Santo Antônio do Grama (MG), pela Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO);
Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa (MG), pelos atingidos da Cooperativa Rural Mista de Gesteira e Associação dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO).
• Realização de assessorias técnicas a 65 empreendimentos em parceria com o SEBRAE-MG, sendo 51 em Barra Longa, 4 em Santa Cruz do Escalvado, 7 em Mariana e 3 em Rio Doce.
• Início do projeto Renovando Futuros em parceria com o Instituto Criare, cujo objetivo é a potencialização da capacidade empreendedora das comunidades do reassentamento coletivo de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, visando ao desenvolvimento sustentável desses territórios.
• Finalização das consultorias individuais “Diagnóstico de Loja SEBRAE” em Regência e Povoação (ES) para reforma e melhoria dos espaços de conveniência e atrativos turísticos.
• Início das consultorias para criação de coleção de peças em Regência e Povoação (ES) para os grupos de artesanato destas comunidades.

Realizadas palestras e oficinas para fortalecimento da gastronomia e artesanato da região da foz — Eixo Estratégico de Negócios em Reestruturação.
Contratada assessoria para desenvolvimento da cultura empreendedora da população proveniente de Bento Rodrigues que será reassentada — Eixo Estratégico de Novos Negócios.
Finalizado o Projeto Empoderar em parceria com Associação de Cultura Gerais em Barra Longa — Eixo Estratégico de Novos Negócios.

Concluído o projeto de fortalecimento dos grupos produtivos das Bordadeiras de Barra Longa e Cooperativa de Gesteira, em parceria com a ACG.
Concluído o processo de contratação de assessoria técnica para novas áreas. (início depende dos resultados de estudos).

Realização de palestra com o tema “Artesanato Competitivo”, em parceria com o Sebrae-ES. O evento ocorreu no dia 29/01 em Povoação e 30/01 em Regência.

Participação das Meninas Bordadeiras de Barra Longa na 29ª Feira Nacional de Artesanato, de 4 a 9/12, onde as bordadeiras de Barra Longa divulgaram e comercializaram suas produções.

Início dos trabalhos de assessoria técnica para recuperação dos micro e pequenos empreendimentos em Regência e Povoação (ES).

Não houve fatos relevantes de reporte para o público externo no mês de outubro.

Não houve fatos relevantes de reporte para o público externo no mês de Agosto.

Não houve fatos relevantes de reporte para o público externo no mês de Agosto.

Início dos trabalhos de Assessoria Técnica para recuperação dos micro e pequenos empreendimentos em Mariana.

No dia 11 de junho, um novo fornecedor foi contratado pela Fundação Renova para realizar a entrega das manilhas, que foram entregues no dia 20 do mesmo mês. A conclusão das atividades de reforma da Fábrica de Manilhas está prevista para julho.

Começaram no período as tratativas de recuperação de micro e pequenos negócios nos municípios de Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, a partir da contratação do Sebrae MG. Após a definir as estratégias desse trabalho, a Fundação Renova autorizou o início das atividades, em 22 de maio.

A primeira ação foi uma conversa individual com cada microempreendedor atingido diretamente pelo rompimento da Barragem, conduzida pelas equipes do Sebrae e do Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios e do Diálogo Social, da Fundação Renova. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto e sensibilizar o empreendedor para sua participação. Após este contato inicial, caso o microempreendedor aceite a proposta de consultoria, será executado um plano para recuperação do negócio.

As Bordadeiras de Barra Longa (MG) participaram do 45º São Paulo Fashion Week, através das criações de Ronaldo Fraga. O estilista visitou as artesãs dessa comunidade e as convidou para retratar os jardins do local. As integrantes da cooperativa Meninas de Barra Longa criaram aplicações que lembravam plantas e flores, além de retratar algumas famílias que moraram na comunidade. A Associação de Culturais Gerais (ACG) e a Fundação Renova proporcionaram essa aliança entre Ronaldo Fraga e as bordadeiras.

A Fundação Renova firmou, ainda, outra parceria com a ACG, para apoio às cooperativas em Barra Longa ao longo de 2018.

Também foi concluída em abril a reforma da fábrica de manilhas de Barra Longa, além de realizada a entrega da horta comunitária de Povoação.

Foram realizadas reuniões de alinhamento para mobilizar a comunidade e dando início às atividades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) na assessoria técnica aos micro e pequenos negócios atingidos do Reassentamento e Eixo 1.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais aos atingidos que tiveram suas atividades produtivas afetadas deu seguimento às tratativas em aberto e realizou novos atendimentos.

Finalizada a contratação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) para recuperação de Micro e Pequenos Negócios impactados pelo rompimento da barragem.

Continuam os atendimentos individuais, de caráter emergencial, aos micro e pequenos negócios impactados, por meio de processos como a antecipação de indenização e o reembolso de boletos.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais aos atingidos que tiveram suas atividades produtivas afetadas deu seguimento às tratativas em aberto e realizou novos atendimentos. Já foram realizadas 155 entregas de equipamentos e insumos para retomada das atividades econômicas.

No mês de janeiro, a equipe do programa realizou uma força tarefa para acelerar tramitações e rever negativas de pedidos de apoio anteriores, para solucionar antigas demandas dos empreendedores impactados. Foram reabertos ou indicados pela equipe de Diálogo territorial um total de 56 casos, sendo 22 deles referentes aos micro e pequenos negócios impactados, relacionados a processos como a antecipação de indenização, reembolso de boletos/despesas para além do auxílio emergencial e ressarcimento de ferramentas e materiais.

A equipe do programa estuda dar continuidade às ações realizadas pela Associação de Cultura Gerais (ACG) dentro do projeto Empoderar, que tem objetivo de proporcionar à cidade de Mariana (MG) e o distrito de Passagem de Mariana novas perspectivas de desenvolvimento e geração de emprego e renda, por meio do Turismo.

No mês de dezembro, continuaram os atendimentos individuais, de caráter emergencial, aos micro e pequenos negócios atingidos, feitos por meio de processos como a antecipação de indenização e o reembolso de boletos.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais aos atingidos deu seguimento às tratativas em aberto e realizou novos atendimentos. A entrega de materiais alcança 93% do número total registrado e atualizado.

Ainda no período, foi realizada uma reunião com a Associação de Culturas Gerais (ACG) para alinhamento sobre os projetos de formalização dos grupos de costura de Barra Longa e Gesteira, em Minas Gerais. Esta última, referente à compra de insumos e equipamentos visando o desenvolvimento de cooperativa da região.

No mês de novembro, continuaram os atendimentos individuais, de caráter emergencial, aos micro e pequenos negócios atingidos, por meio de processos como a antecipação de indenização e o reembolso de boletos. A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais às pessoas que tiveram suas atividades produtivas atingidas deu seguimento às tratativas em aberto. A entrega de materiais alcançou 98% do número total registrado.

Uma reunião com o Sebrae-MG discutiu aspectos finais da proposta de trabalho para o programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios, com objetivo de contribuir para o restabelecimento dos negócios na região do rio Doce, gerando emprego e renda para as famílias impactadas pelo rompimento da Barragem do Fundão. A equipe desse programa, em conjunto com a equipe de Cadastro, realizou o primeiro encontro do grupo de trabalho que visa estruturar os micro e pequenos empresários e desenhar possíveis estratégias de atendimento, considerando o diagnóstico levantado pela primeira campanha do Cadastro Integrado.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais deu seguimento às tratativas e as entregas de materiais alcançou 97% do número total registrado.

Foi realizado encontro com as bordadeiras de Barra Longa e a ACG Consultoria. O encontro visa qualificar a mão de obra e o empreendimento no geral, atendendo as áreas de marketing, embalagem e novas técnicas de produção.

A equipe de cadastro apresentou à equipe do Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios os Relatórios de Diagnóstico - 1ª Campanha do Cadastro Integrado. Os resultados incidem diretamente no desenvolvimento e estratégia do programa quanto à recuperação dos negócios atingidos.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais em caráter emergencial deu seguimento às tratativas dos atingidos.

Foi realizada reunião com as bordadeiras de Barra Longa (MG) para atender à demanda de fornecer tecido para costura. O programa propôs, também, oferecer consultoria especializada em artesanato com o objetivo de qualificar a mão de obra e o empreendimento no geral, atendendo as áreas de marketing, embalagem e novas técnicas de produção.

A Renova definiu as parcerias com o Instituo Euvaldo Lodi (IEL), do Espírito Santo, e as unidades do Sebrae em Minas e no Espírito Santo para o apoio técnico aos micronegócios impactados. Esse trabalho se iniciará ainda em 2017 e será estendido até o período pós reassentamento.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais em caráter emergencial deu seguimento às tratativas dos atingidos e às entregas de insumos e materiais solicitados. Esse atendimento, representa a conclusão de 96,4% dos processos abertos.

Em reunião com os areeiros de Governador Valadares (MG), juntamente com os Programas de Indenização Mediada e de Cadastro, foram apresentadas as obras para a região.

A equipe de Economia e Inovação participou de reunião com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Colatina (ES), para avaliar perspectivas de atuação conjunta entre as instituições de forma a executar ações reparatórias e compensatórias nos municípios da bacia do Rio Doce no estado do Espírito Santo. O Sebrae-ES apresentou proposta de processo de qualificação dos estabelecimentos empresariais atingidos. Na ocasião, foi acordada a criação de dois grupos de trabalho com representantes do Sebrae e da Fundação Renova.

A equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais em caráter emergencial deu seguimento às tratativas adquiridas no plantão de atendimento organizado pelo programa de Diálogo na região de Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, em Minas Gerais.

Seguiu-se com as entregas de insumos e materiais solicitados por atingidos. Este indicador de atendimento alcança agora 96% dos processos abertos.

No mês de junho, a equipe responsável pelo ressarcimento de ferramentas e materiais em caráter emergencial participou de um plantão de atendimento, organizado pelo programa de Diálogo, na região de Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.

Seguem em andamentos as entregas de insumos e materiais solicitados por impactados. Este indicador de atendimento alcança agora 94% dos processos abertos.

Novos cartões de auxílio financeiro foram direcionados para produtores de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Mariana (MG), a partir de demandas levantadas pelo programa de Diálogo Social.

A Fundação Renova aceitou novos casos de auxílio emergencial às atividades produtivas das comunidades de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Mariana, a partir das ações direcionadas também pela equipe de Diálogo Social.

Continuam as entregas de ferramentas e insumos, que não haviam sido adquiridos ou comprados anteriormente por desconformidade com as especificações técnicas indicadas pelos impactados.

Medidas emergenciais, como a compra e entrega de equipamentos para comerciantes, continuam nos municípios de Mariana e Barra Longa (MG), seguindo os mesmos parâmetros dos casos anteriormente executados. Isso ainda é necessário porque alguns casos iniciaram em 2017. A previsão de término é 30/06/2017.

Ações emergenciais ainda continuam a ser finalizadas e alguns casos novos se iniciaram em 2017, nos municípios de Mariana e Barra Longa (MG). As ações principais são a compra e entrega de equipamentos, seguindo os mesmos parâmetros dos casos anteriormente executados.

Teve início o levantamento do status de funcionamento dos micro e pequenos negócios e empreendedores autônomos de Mariana (MG), após a recuperação emergencial e a conclusão do processo em Barra Longa (MG). Além disso, a Fundação Renova contratou um especialista em fortalecimento de micro e pequenos negócios.

Neste mês, foi finalizado o atendimento às ações emergenciais para Barra Longa/Candonga (MG) e Mariana/Paracatu (MG). Iniciado o processo de reconstrução - fase inicial de projeto e documentações da fábrica de manilhas, foi concluído o levantamento do status de funcionamento dos micro e pequenos negócios, após a recuperação emergencial, sendo ambas as ações em Barra Longa (MG). Dentro dos trabalhos de fomento a pequenos negócios e junto ao programa de turismo, foi apoiado o Projeto Verão de Regência e Povoação (ES).

Neste mês, tiveram continuidade as ações emergenciais do planejamento realizado para Barra Longa/Candonga e Mariana/Paracatu. Foi finalizado o primeiro processo de pagamento de boletos da associação de pescadores de Regência (ES) e o processo de pagamento de boletos dos areeiros. Dentro das ações de fomento a pequenos negócios foi apoiado o evento de Réveillon de Regência e Povoação, no Espírito Santo, juntamente com o programa de turismo. Em Barra Longa (MG), o atendimento ao comércio e aos empresários locais passou a ser feito nos centros de atendimento.

Continuação do processo de pagamento de boletos da Associação de Pescadores, em Regência (ES), e também dos areeiros, além da abertura do processo de compra da “Danceteria e Barzinho”, em Barra Longa (MG).

No mês de outubro, foi finalizado o processo de auxílio financeiro e teve início o processo de pagamento de boletos da Associação de Pescadores, ambos em Regência (ES), além da continuação do processo de pagamento de boletos dos areeiros.

No mês setembro, foi realizado o estudo da situação dos comerciantes impactados indiretamente em Barra Longa, além da continuação da execução de ações do planejamento realizado para Barra Longa/Candonga e do processo de auxílio financeiro de Regência.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

Notícias sobre o programa

Acesse aqui todas as notícias relacionadas a este programa da Fundação Renova.

Deixe seu comentário