Fundação Renova

34 – Preparação para emergências ambientais

Objetivo do programa

Implementar medidas de incremento e apoio de emergência e alerta, a partir de uma atuação integrada à Defesa Civil.

Progresso do programa

Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Fortalecimento do Sistema
de Proteção e Defesa Civil
• Conclusão da execução do cronograma de publicações de agosto/20 da Assessoria Técnica Remota às Defesas Civis, que envolve estratégias para acompanhamento e continuidade das atividades desenvolvidas de apoio às Defesas Civis (Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Comitê Gestor de Riscos), durante o período de isolamento social devido a pandemia de COVID-19.

Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil
• Conclusão da execução do cronograma de publicações de julho/20 da Assessoria Técnica Remota às Defesas Civis, que envolve estratégias para acompanhamento e continuidade das atividades desenvolvidas de apoio às Defesas Civis (Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Comitê Gestor de Riscos), durante o período de isolamento social devido a pandemia de COVID-19.

Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil:
• Conclusão da execução do cronograma de publicações de junho/20 da Assessoria Técnica Remota às Defesas Civis, que envolve estratégias para acompanhamento e continuidade das atividades desenvolvidas de apoio às Defesas Civis (Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Comitê Gestor de Riscos), durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19.

• Exclusão dos projetos “Sistema de Monitoramento de Cheias” e “Monitoramento e Manutenção do Sistema de Cheias” do PG34, conforme tratado na Nota Técnica CT-GRSA 12/2020, devendo os custos já realizados serem retirados de seu escopo.
Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil
• Conclusão da execução do cronograma de publicações de maio de 2020 da Assessoria Técnica Remota às Defesas Civis, que envolve estratégias para acompanhamento e continuidade das atividades desenvolvidas de apoio às Defesas Civis (Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Comitê Gestor de Riscos), durante o período de isolamento social devido a pandemia de COVID-19.

Capacitação da Defesa Civil.
• Entrega da proposta de projeto do Ciclo de Formação Continuada com validação pelas Defesas Civis dos municípios de Mariana/MG, Barra Longa/MG, Santa Cruz do Escalvado/MG e Rio Doce/MG. Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil.
• Conclusão do planejamento e execução do primeiro mês do Projeto de Assessoria Técnica Remota às Defesas Civis. O projeto envolve estratégias para acompanhamento e continuidade das atividades desenvolvidas de apoio às Defesas Civis (Escola Segura, Núcleo de Proteção e Defesa Civil e Comitê Gestor de Riscos) de Mariana/MG, Barra Longa/MG, Santa Cruz do Escalvado/MG e Rio Doce/MG, durante o período de isolamento social devido a pandemia de COVID19.

• Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil
• Conclusão do processo de contratação para execução do Projeto de Digitalização da Rede de Rádio da Guarda Municipal e Defesa Civil do município de Mariana/MG, em atendimento à Deliberação 303.

Projeto Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil
• Entrega da atualização do Censo Populacional (área Dam Break e buffer de 15m) de 2019 em Mariana/MG e Barra Longa/MG, através da entrega do relatório final descritivo para as Defesas Civis.

Projeto Fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil
• A atualização do Censo Populacional de 2019 em Mariana/MG e Barra Longa/MG, prevista para janeiro/2020, não foi concluída. Causa: atraso na finalização do relatório pelo fornecedor devido a impedimentos externos para conclusão do trabalho de campo. Contramedida: a conclusão formal do trabalho foi postergada por meio de um aditivo no contrato com o fornecedor atual, permitindo finalizar essa entrega até 20/02/2020.

Apoio aos Simulados Reais nas comunidades de Mariana e Barra Longa
Conclusão da preparação do público-alvo dos projetos Escola Segura e NUPDEC para participação nos simulados. A participação da Fundação Renova se deu com o apoio à Defesa Civil através do Projeto NUPDEC em Ponte do Gama e Gesteira e o Projeto Escola Segura nas escolas estaduais de Mariana e Barra Longa.
Processo de Apoio a Defesa Civil
Conclusão da definição dos participantes das Brigadas que compõem o Comitê Escola Segura para atuar em situações de emergência e na entrega dos coletes para os participantes nas 8 escolas (1 escola municipal e 1 escola estadual por município) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
Conclusão dos simulados de resposta às situações de emergência na comunidade escolar, em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), de 2019, através dos simulados escolares níveis 1, 2 e 3 nas 8 escolas (1 escola municipal e 1 escola estadual por município) de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
Conclusão das atividades de campo através da participação das escolas no Projeto VimVer (Visitação da comunidade escolar participante do projeto no Reassentamento) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
A realização do seminário com os atores envolvidos no Projeto de Apoio à Defesa Civil prevista para 2019 não foi concluída. Causa: Foi identificada, junto aos municípios, a não necessidade de realização do seminário. Contramedida: Essa ação foi substituída pelo apoio a participação das Defesas Civis no Curso da OFDA (Office of U.S. Foreign Disaster Assistance), facilitando a realização do curso.
Processo de Execução de Censo Populacional
A atualização do Censo Populacional 2019 em Mariana e Barra Longa (área Dam Break e buffer de 15m) prevista para 2019 não foi concluída. Causa: Impedimento de realização de trabalho de campo nos municípios, pelo fornecedor, durante alguns dias em novembro de 2019 devido às manifestações ocorridas nesse período. Contramedida: A conclusão formal do trabalho foi postergada por meio de um aditivo no contrato com o fornecedor atual, permitindo continuar os trabalhos até janeiro de 2020.
Monitoramento e Manutenção do Sistema de Alerta de Emergência e de Cheias
Conclusão da transferência de parte do escopo do processo de Monitoramento e Manutenção do Sistema de Alerta de Emergência para a Samarco.
Projeto Reestruturação da Defesa Civil
Conclusão da Digitalização da rede de rádio para Segurança Pública para PMMG e Defesa Civil de Ponte Nova, através da realização de ações para cumprimento da Deliberação 128 — Item 2 do CIF. Esta entrega refere-se aos Marcos “Conclusão da Digitalização da rede de rádio para Defesa Civil de Ponte Nova” e “Deliberação 128 - Item 2: Aprovação do Projeto de Digitalização da Rede Rádio da 21ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG e determinação da implementação do projeto em 120 dias”.
Definição do Programa
Conclusão do processo de aprovação da definição do Programa de Preparação para Emergências Ambientais pelo CIF. Esta entrega refere-se ao Marco “Aprovação da Definição do Programa de Preparação para Emergências Ambientais pelo CIF”.

Processo de Apoio à Defesa Civil – Comitê Gestor de Riscos (CGR)
• Conclusão das oficinas do Módulo IV da Capacitação do Comitê Gestor de Riscos em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão do Módulo IV do Projeto Pedagógico de Capacitação do Comitê Gestor de Riscos em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce”.
Processo de Apoio à Defesa Civil – Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec)
• Conclusão das oficinas do Módulo III da Capacitação do Nupdec. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão do Módulo III da Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce: Gestão de Risco no Brasil”.
• Conclusão das oficinas do Módulo IV da Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão do Módulo IV da Capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce: Ações de prevenção e preparação do local”.
Processo de Apoio à Defesa Civil – Escola Segura
• Conclusão das oficinas do Módulo III do Projeto Escola Segura, que estavam previstas para setembro/2019 e foram reprogramadas para novembro/2019 em virtude da indisponibilidade de agenda nas escolas. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão das Oficinas do Módulo III da Capacitação do Comitê Escola Segura nas 8 escolas (1 escola municipal e 1 escola estadual por município) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce”.
• Conclusão das oficinas da capacitação dos professores em Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão da Capacitação dos Professores em Segurança, Meio Ambiente e Saúde de 2019 nas 8 escolas (1 escola municipal e 1 escola estadual por município) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce”.
• Conclusão dos simulados escolares “Aplicação da Linha de Base” em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão do Módulo IV da Capacitação do Comitê Escola Segura (CES) nas 8 escolas (1 escola municipal e 1 escola estadual por município) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce”.

Apoio aos Simulados Reais nas comunidades de Mariana e Barra Longa
• Conclusão do relatório de participação dos projetos Escola Segura e NUPDEC, e entrega para a Samarco. Essa entrega refere-se ao marco “Realização do Apoio ao Simulado de resposta às situações de emergência de 2019 em Mariana e Barra Longa”.
Processo de Apoio à Defesa Civil – Comitê Gestor de Risco
• Conclusão do auxílio na elaboração final do plano de contingência em Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce. Esta entrega refere-se ao marco “Conclusão do Módulo II do Projeto Pedagógico de Capacitação do Comitê Gestor de Riscos e Elaboração dos Planos de Contingência do Comitê Gestor de Riscos de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce”.
• Conclusão do Módulo III do Projeto Pedagógico de Capacitação do Comitê Gestor de Riscos, através da realização da capacitação em “Estratégias internacionais, normas mínimas, princípios humanitários e códigos de conduta na gestão de riscos e gerenciamento de desastres + Comunicação de riscos e em desastres” em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce. Esta entrega refere-se ao marco “Conclusão das Oficinas do Módulo III do Projeto Pedagógico de Capacitação do Comitê Gestor de Riscos em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce”.

Processo de Apoio a Defesa Civil – Comitê Escola Segura (CES):
• Finalização da entrega dos coletes nas oito escolas (uma escola municipal e uma estadual por município) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, em Minas Gerais, que estava prevista para agosto/19.

Processo de Apoio À Defesa Civil — Comitê Gestor de Risco:
• Realização da capacitação “Construindo Cidades Mais Resilientes” em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce (MG). O treinamento é a segunda oficina de três referentes à entrega do Módulo III do Projeto Pedagógico para o Comitê Gestor de Risco.
Processo de Apoio a Defesa Civil — Comitê Escola Segura (CES):
• Realização da capacitação “Especialização das Brigadas: Apoio Psicossocial” em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce (MG). Esse treinamento é a primeira oficina de seis referentes à entrega do Módulo III da Metodologia de Gestão de Risco de Desastres (GRD) para docentes do Comitê Escola Segura (CES). A entrega deste Módulo III estava prevista para o mês de agosto/2019, porém, devido à dificuldade de coordenar as agendas das escolas com as capacitações, não foi possível concluí-lo. Como contramedida, a área está traçando estratégias com o fornecedor para finalizar o módulo em setembro/2019 sem impactar a continuidade e os prazos das capacitações seguintes.
• Realização da capacitação dos professores em Segurança, Meio Ambiente e Saúde no tema “Introdução a combate incêndio” em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce (MG). O treinamento é a segunda oficina de três referentes à entrega da Capacitação dos Professores em Segurança, Meio Ambiente e Saúde de 2019.
Processo de Apoio a Defesa Civil — Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC):
• Realização da capacitação “Práticas em Segurança, Meio Ambiente e Saúde: Combate à Incêndio” no NUPDEC de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce (MG). O treinamento é a segunda oficina de quatro referentes à entrega do Módulo III de Gestão de Risco no Brasil do Programa de Qualificação do NUPDEC em conjunto com a COMPDEC.

Processo de Apoio a Defesa Civil:
• Realização de oficinas para o Comitê Gestor de Risco (CGR) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
• Realização de oficinas para o Comitê Escola Segura (CES) nas escolas E.M José de Vasconcelos Lanna, E.M Maria Amélia, E.M Coronel São José, E.M José Gomes de Souza, E.E Dr. Otávio Soares, E.E Dona Reparata Dias de Oliveira, E.M Monsenhor José Cota.
• Realização de atividade de campo do Comitê Escola Segura (CES) através do Projeto Vimver - Fundação Renova para as escolas E.M José Gomes de Souza e E.E Claudionor Lopes.
Processo de Apoio a Defesa Civil – Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC):
• Realização dos encontros mensais com os integrantes do projeto Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) nos distritos de Merengo (Santa Cruz do Escalvado), Gesteira (Barra Longa) e Ponte do Gama (Mariana).
Processo de Custeio de Manutenção do Sistema de Alerta de Emergência/ Projeto de Monitoramento e Manutenção do Sistema de Alerta de Cheias:
• Realização de trabalhos de manutenção e monitoramento de sirenes de alerta de emergência e monitoramento de cheias nas sirenes instaladas pelo programa.

Projeto de Reestruturação da Defesa Civil:
• A atividade de oficializar com a comunidade o cumprimento da Deliberação nº 128 do CIF (investimento em torno de R$1,6MM na digitalização da rede de rádio da 21ª Cia. da PMMG) não foi realizada devido a conflito de agenda entre as defesas civis. Não há previsão para essa agenda atualmente, pendente de um novo alinhamento de data com a PMMG.
Apoio aos simulados reais nas comunidades de Mariana e Barra Longa para plena atuação e resposta às situações de emergência:
• Iniciada preparação do público-alvo dos projetos Escola Segura e NUPDEC para participação no simulado. Os simulados foram agendados para as seguintes datas: 21/09/19 em Mariana (8h as 14h) — participação da Fundação Renova se dará com o apoio à Defesa Civil pelo Projeto NUPDEC em Ponte do Gama — e 25/09/19 em Barra Longa, sede e distritos (6:30h as 13h) — a participação da Fundação Renova se dará com o apoio à Defesa Civil pelo Projeto Nupdec em Gesteira e o Projeto Escola Segura na sede com a Escola Estadual José de Vasconcelos Lanna e Escola Estadual Claudionor Lopes.
Processo de Apoio a Defesa Civil — Comitê Gestor de Risco (CGR):
• Finalizadas oficinas do módulo II do Projeto Pedagógico de Capacitação do CGR de Mariana, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce por meio da realização da capacitação em guia para elaboração de Plano de Contingência.
Processo de Apoio a Defesa Civil — Comitê Escola Segura (CES):
• Realizada atividade do VimVer (visitação da comunidade escolar participante do projeto no reassentamento) nas escolas: Escola Municipal Coronel João José em Rio Doce, Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna, em Barra Longa, e Escola Municipal José Cota, em Mariana.
• Realizada capacitação em Plano de Gestão de Desastres de Nossa Escola (Oficina 2) na Escola Municipal Monsenhor José Cota e Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira, em Mariana, Escola Estadual Claudinor Lopes e Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna, em Barra Longa, Escola Municipal José Gomes de Souza e Escola Estadual Doutor Otávio Soares, em Santa Cruz do Escalvado, Escola Estadual Maria Amélia e Escola Municipal Coronel João José, em Rio Doce, finalizando, assim, o módulo II de Capacitação do Comitê Escola Segura nessas escolas.
• Realizado simulado nível 1 na Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira, em Mariana.
Processo de Apoio a Defesa Civil — Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC):
• Iniciado módulo III da capacitação de Barra Longa e Santa Cruz do Escalvado — Gestão de Risco no Brasil através da execução da qualificação em Gestão de Risco no Brasil.
Processo de Custeio de Manutenção do Sistema de Alerta de Emergência/Projeto de Monitoramento e Manutenção do Sistema de Alerta de Cheias:
• Realização de trabalhos de manutenção e monitoramento de sirenes de alerta de emergência e monitoramento de cheias instaladas pelo Programa.

Projeto Reestruturação da Defesa Civil:
• Não foi possível realizar a atividade de oficializar com a comunidade o cumprimento da Deliberação nº 128 do CIF (investimento em torno de R$ 1,6 milhão na digitalização da rede de rádio da 21ª. Cia da PMMG) devido a conflito de agenda entre as Defesas Civis. Atividade reprogramada para o mês de junho de 2019.
Processo de Apoio a Defesa Civil – Comitê Gestor de Risco (CGR):
• Capacitação em Metodologia para elaboração de planos municipais em Proteção e Defesa Civil em Mariana, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado (Módulo II do Projeto Pedagógico de Capacitação).
• Capacitação em Sistema de Proteção e Defesa Civil + Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Módulo II do Projeto Pedagógico de Capacitação).
Processo de Apoio a Defesa Civil – Comitê Escola Segura (CES):
• Realização de atividade do VimVer (visitação da comunidade escolar participante do projeto no reassentamento) nas escolas estaduais Maria Amélia, em Rio Doce, e Dona Reparata, em Mariana.
• Capacitação em Plano de Gestão de Desastres de nossa Escola (Oficina 1) na Escola Municipal Monsenhor José Cota e Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira, em Mariana; Escola Estadual Claudinor Lopes e Escola Municipal Jose de Vasconcelos Lanna, em Barra Longa; Escola Municipal José Gomes de Souza e Escola Estadual Doutor Otávio Soares, em Santa Cruz do Escalvado; Escola Estadual Maria Amélia e Escola Municipal Coronel João José, em Rio Doce.
• Realização de simulado nível 1 na Escola Municipal Monsenhor José Cota, em Mariana; Escola Estadual Claudinor Lopes e Escola Municipal Jose de Vasconcelos Lanna, em Barra Longa; Escola Municipal José Gomes de Souza e Escola Estadual Doutor Otávio Soares, em Santa Cruz do Escalvado; Escola Estadual Maria Amélia e Escola Municipal Coronel João José, em Rio Doce.
Processo de Apoio a Defesa Civil – Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC):
• Finalização do Módulo II da qualificação do NUPDEC de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce — Comunidades e Gestão de Risco, com a execução da capacitação em Voluntariado, Normas Mínimas Internacionais e princípios humanitários na GRD e Código de Conduta — Projeto Esfera.
Processo de Custeio de Manutenção do Sistema de Alerta de Emergência/Projeto de Monitoramento e Manutenção do Sistema de Alerta de Cheias:
• Realização de trabalhos de manutenção e monitoramento de sirenes de alerta de emergência e monitoramento de cheias nas sirenes instaladas pelo programa.

• Realizado encontro com as comunidades dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce do projeto Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC).
• Realizados encontros com as escolas integrantes do projeto Escola Segura dos municípios Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
• Realizados encontros com os integrantes da Defesa Civil para os trabalhos do projeto Comitê Gestor de Risco municipal.

Realizado encontro com as comunidades dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce do projeto NUPDEC — formação do núcleo de proteção da Defesa Civil.
Realizados encontros com as escolas integrantes do projeto Escola Segura dos municípios Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
Realizados encontros com os integrantes da Defesa Civil para os trabalhos do projeto Comitê Gestor de Risco municipal.
Realizadas ações para cumprimento da Deliberação nº 128 do CIF (investimento de R$1,5 milhão na digitalização da rede de rádio da 21ª. Cia da PMMG). Entrega e instalação dos equipamentos pelo fornecedor TAIT COMUNICACOES BRASIL LTDA à PMMG.

Continuidade das ações de rotina do programa: encontro com as comunidades dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, do projeto NUPDEC — formação do núcleo de proteção da Defesa Civil.
Encontros com as escolas integrantes do projeto Escola Segura, dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
Encontros com os integrantes da Defesa Civil para os trabalhos do projeto Comitê Gestor de Risco Municipal.

Conclusão do planejamento das agendas de 2019 em Barra Longa do Comitê Gestor de Risco, Escola Segura e NUPDEC no dia 10/01; realização do 5º encontro para formação do NUPDEC na comunidade Ponte do Gama, em Mariana, no dia 13/01.
Conclusão do planejamento das agendas de 2019 em Rio Doce e em Santa Cruz do Escalvado do Comitê Gestor de Risco, Escola Segura e NUPDEC no dia 16/01; conclusão do planejamento das agendas de 2019 em Mariana do Comitê Gestor de Risco, Escola Segura e NUPDEC no dia 17/01.
Realização do 9º Encontro do Módulo I do NUPDEC, no distrito de Merengo, no dia 22/01.
Realização do encontro integrado entre as Defesas Civis de Mariana, Barra Longa e Santa Cruz do Escalvado para elaboração do regimento interno do Comitê Gestor de Risco no dia 24/01.
Realização do encontro para formação do NUPDEC em Gesteira, município de Barra Longa, no dia 26/01.

Entrega da atualização do censo populacional para Defesa Civil de Mariana e Samarco, com índice de debilidade.

Formação do NUPDEC em Santana do Deserto (06/11 e 14/11), Arraial do Merengo (08/11) e Ponte do Gama (11/11) com a participação de voluntários da região.

No dia 10/11, realizado simulado de emergência para rompimento da UHE Risoleta Neves nos distritos de Santana do Deserto e Arraial do Merengo.
Realização de oficinas de capacitação para formação do Comitê Escola Segura e para professores nas escolas que integram o projeto nos municípios de Santa Cruz do Escalvado, Barra Longa, Mariana e Rio Doce.

Finalização do processo de aquisição de equipamentos para o cumprimento da Deliberação 128. Previsão de entrega: 31/03/2019.

Construção da matriz de responsabilidade dos comitês gestores de riscos nos municípios de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Mariana, Barra Longa e Rio Doce.

Capacitação para formação do Comitê Escola Segura e para professores nas escolas que integram o projeto nos municípios de Mariana, Rio Doce, Barra Longa e Santa Cruz do Escalvado.

Capacitação para construção da Matriz de Responsabilidade dos Comitês Gestores de Riscos nos municípios de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Mariana, Barra Longa e Rio Doce.

Formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e preparação para o simulado na HUE Risoleta Neves em Merengo (distrito de Santa Cruz do Escalvado) e no Rio Doce.

Em setembro, houve o apoio ao simulado de emergência em Barra Longa e Gesteira (em 22/09/2018). O Núcleo de Proteção e Defesa Civil de Gesteira participou do simulado, assim como a Polícia Militar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
As atividades para constituição do Comitê Gestor de Riscos continuou suas capacitações de passos para elaboração do decreto municipal para institucionalizar as práticas em gestão de riscos nos municípios de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Mariana.
O processo Escola Segura realizou oficinas nas escolas selecionadas em gestão de riscos de desastres para seus comitês.

As ações do Projeto de Apoio à Defesa Civil tiveram continuidade nos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce. Foram realizadas encontros junto às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil visando a instruir cada cidade na elaboração de decreto municipal que regularize as ações de defesa civil e prevenção de riscos. Aconteceram também oficinas motivacionais e de formação de comitês de gestão de riscos nos colégios selecionados para o processo Escola Segura, que tiveram como fim capacitar alunos e professores, além de encontros de preparação nas escolas que irão participar dos simulados de emergência que vão ocorrer em setembro. O processo de fomento à criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil realizou encontros na comunidade de Merengo, distrito de Barra Longa, e em Santana do Deserto, distrito de Rio Doce, dando continuidade à formação destes.

Foram realizadas diversas atividades na Cidade de Rio Doce/MG, entre elas, a 1° Oficina de Boas-vindas e Integração dos selecionados para participar do Comitê Escola Segura nas E.M. Cel. João José e E. E. Maria Amélia; uma Capacitação Introdutória sobre Comitê Gestor de Risco para professores da E.E. Maria Amélia e E. M. Coronel João José, possibilitando que eles transmitam os conhecimentos adquiridos aos seus alunos; uma Oficina Motivacional do projeto “Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC)” para a comunidade de Santana do Deserto; além de reuniões com a Defesa Civil para alinhamentos e monitoramentos de ações.

Na cidade de Santa Cruz do Escalvado foram realizadas, no mês de julho, reuniões com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para a preparação da Oficina Motivacional NUPDEC e para alinhamentos e monitoramentos de ações; a Oficina Motivacional foi realizada ainda no mês para os pais dos alunos indicados para compor o Comitê Escola Segura na E.M. José Gomes de Souza e contou com uma versão para a comunidade de Merengo, para apresentação do projeto.

Mariana e Barra Longa também contaram com capacitações sobre o Comitê Escola Segura, Comitês de Gestão de Riscos Municipais, oficinas motivacionais e reuniões com a Defesa Civil para alinhamentos e monitoramentos de ações. Além dessas iniciativas, começaram os preparativos para os Simulados de Emergência que serão realizados em setembro com Defesa Civil estadual, de Barra Longa e de Mariana, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros de Ponte Nova, Fundação Renova e Samarco.

O Comitê Gestor de Riscos participou de oficina de capacitação introdutória e foi integrado aos processos da Escola Segura e do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nupdec). A ideia é contar com equipes interdisciplinares e intersetoriais, tendo como ponto central a Defesa Civil.

Além disso, foram realizadas reuniões com a diretoria e a coordenação pedagógica de diversas escolas. O objetivo desses encontros foi apresentar o ponto focal e outras características do comitê do Escola Segura, bem como a definir o calendário de encontros. As seguintes escolas participaram de conversas dessa natureza:
- Escola Municipal Dr. Otávio Soares (Santa Cruz do Escalvado);
- Escola Municipal José Vasconcelos Lana (Barra Longa);
- Escola Estadual Claudionor Lopes (Barra Longa);
- Escola Municipal Monsenhor José Costa.

Esse projeto também foi apresentado aos pais dos alunos selecionados para fazerem parte do comitê escola segura na Escola Municipal Dr. Otávio Soares e na Escola Estadual Claudionor Lopes.

Aconteceu, ainda, uma oficina motivacional na Escola Estadual Claudionor Lopes, visando à sensibilização e convite à comunidade administrativa escolar para participação no Projeto Escola Segura e criação do Comitê de Segurança Escolar. Outra atividade semelhante foi realizada na comunidade de Gesteira (Barra Longa), para engajamento de voluntários interessados em compor o Nupdec.

Também foram feitas:
- Reunião orientativa sobre os próximos passos para constituir o Comitê Gestor de Riscos nos municípios;
- Reunião com ponto focal do Nupdec e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec);
- Reunião com o Diálogo de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado para esclarecimento do subprocesso Nupdec;
- Visita técnica ao local de realização da oficina para verificação logística e conversa inicial com a comunidade do subprocesso Nupdec. Na ocasião, foram apresentadas as etapas e processos para a constituição do Comitê Gestor de Riscos no município.
- Reunião com ponto focal do Nupdec e Compdec.

No período, o Projeto Escola Segura foi apresentado na Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves, em Barra Longa; na Escola Estadual Dr. Otávio Soares, em Santa Cruz do Escalvado e na Escola Estadual Maria Amélia, em Gesteira. Também ocorreu visita técnica e apresentação do projeto na Escola Estadual Maria Amélia, em Rio Doce.

Em Mariana o programa realizou uma reunião para elaboração de agendas das atividades e formação do comitê dessa iniciativa nas Escolas Municipal Monsenhor José Cotta e Estadual Reparata Dias de Oliveira.

Além disso, também foi realizado encontro com gestores públicos e defesa Civil para apresentação do Projeto Comitê Gestor de Risco, em Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.

Foi feita, ainda, visita técnica e apresentação do Projeto Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, em Ponte do Gama (distrito de Mariana).

Representantes do programa participaram do 2º encontro do Grupo de Trabalho voltado ao planejamento e preparação para o Simulado de Emergência anual. Essa atividade é coordenada pelas Defesas Civis de Mariana e Barra Longa em conjunto com a Samarco.

Também começaram a ser ministradas as oficinas motivacionais para a apresentação do Projeto Escola Segura. Foram visitadas uma escola municipal e uma estadual em Mariana e Santa Cruz do Escalvado, além de uma escola municipal em Barra Longa e Rio Doce. A atividade envolve alunos e corpo docente na implantação de um processo de formação de cultura em segurança, para que escolas possam lidar melhor com situações emergenciais e de risco.

As comunidades de Santana do Deserto (município de Rio Doce), de Merengo (Santa Cruz do Escalvado), e Biboca (São José do Goiabal), localizadas à jusante da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), participaram de simulados de evacuação durante o mês.

Também foram iniciadas as atividades para implantação dos subprocessos Escola Segura, Nupdec e Grupo Gestor nos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais, como descrito a seguir:

- apresentação para a Defesa Civil Estadual de MG da metodologia adotada para a implantação dos subprocessos;
- estabelecida reunião semanal entre a Fundação Renova e a Defesa Estadual de Minas Gerais. Os encontros têm a finalidade de manter um observatório para acompanhamento da realização dos subprocessos;
- apresentação da metodologia adotada para a implantação dos subprocessos através de realização de encontros em cada município, com a participação das Defesas Civis locais, Secretaria Municipal e Estadual de Educação e direção escolar. Em Mariana (MG), o encontro contou com a participação do prefeito e do secretário de Defesa Social.

A equipe da empresa H3M, contratada pela Fundação Renova, foi apresentada à Defesa Civil e à Secretaria Municipal de Educação de Mariana, Minas Gerais. A empresa irá apoiar o desenvolvimento dos projetos “Escola Segura”, “Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil” e “Grupo Gestor Área de Risco”, todos voltados para a preparação para emergências ambientais.

A Renova, com o apoio do Programa, conduziu os trabalhos de planejamento dos simulados de emergência de rompimento da barragem da Unidade Hidrelétrica Risoleta Neves. A ação contou com o envolvimento da Defesa Civil de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado (MG), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e comunidades de Biboca, em S.J. do Goiabal, Santana do Deserto, no Rio Doce e Merengo, em Santa Cruz do Escalvado, todas mineiras.

As atividades do programa estão em andamento.

Mobilização e distribuição de informativos sobre como agir em situações de emergência nas comunidades ribeirinhas de Rio Casca, Sem Peixe, São Pedro dos Ferros e São Domingos do Prata, em Minas Gerais.

A Fundação Renova apoiou 184 Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil dos municípios de Mariana e Barra Longa (MG) na realização do simulado de emergências, conduzido no dia 18 de novembro, simultaneamente, em todas as localidades.

As ações do programa continuam em andamento.

Dentro do programa Preparação para Emergência Ambiental, a Renova entregou aos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado (MG) novos veículos e equipamentos para fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil. Cada Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) recebeu uma caminhonete, equipada com tração 4x4, capota, guincho e GPS, além de um kit composto por 70 coletes de identificação, 30 cones de borracha, notebook, câmera fotográfica, gerador de energia, entre outros itens que reforçarão as ações de prevenção, preparação e resposta a emergências nas localidades.

Não foram reportadas entregas relevantes neste mês. As ações do programa continuam em andamento.

Em atendimento às ações previstas no Plano de Ação de Emergência para Barragens, foi criado um grupo de trabalho entre Fundação Renova e Samarco para preparação dos simulados de emergência que envolverão a Defesa Civil e a comunidade.

Não foram reportadas entregas relevantes neste mês. As ações do programa continuam em andamento.

Foram realizadas quatro reuniões com as prefeituras de Rio Doce (16/5), Santa Cruz do Escalvado (23/5), Mariana e Barra Longa (31/5), com o objetivo de planejar novas atividades para o programa de Preparação para Emergências Ambientais.

Ainda em abril, foram realizadas quatro reuniões com as Defesas Civis, Secretarias de Educação e escolas dos municípios de Mariana (distrito de Cachoeira do Brumado), Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, com o objetivo de iniciar o mapeamento das instituições a serem envolvidas no projeto piloto Escola Segura.

O projeto prevê a implantação de um processo de formação de cultura em segurança, junto aos alunos e profissionais da educação, despertando sua consciência sobre riscos, ameaças e vulnerabilidades ao seu redor e, por extensão, para sua família. O propósito dessa iniciativa é estimular a mudança de mentalidade coletiva da população em relação à segurança, meio ambiente e saúde, contribuindo para o fortalecimento das Defesas Civis municipais.

Aprovada, pelo Conselho Curador da Fundação Renova, a doação de itens para as defesas civis de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, em Minas Gerais.

Foi concluído o Plano de Trabalho para suporte à estrutura de defesa civil em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, em Minas Gerais. Também foi aprovado junto às Prefeituras o kit de materiais para doação às Defesas Civis municipais.

Foram instaladas nove sirenes da fase dois nas comunidades de Gesteira e Barra Longa (MG), finalizando a instalação total de 31 sirenes, que também já contam com gravação de mensagens de voz. Foi realizado o treinamento introdutório sobre o sistema de alerta de cheias ministrado pela empresa Potamos.

Início dos planos periódicos de manutenção das instalações de sirenes e treinamentos de equipes, além da implementação de sirenes da fase 2 em Germano. Foram instaladas também de cinco réguas linimétricas ao longo da bacia do Rio do Carmo para o sistema de alerta de cheias, bem como a divulgação de boletins diários de níveis de rios.

Foram realizados simulados de emergência nas cidades e distritos de Barra Longa e Mariana (MG), coordenados pela Defesa Civil Municipal e Estadual, que contaram com o teste de acionamento remoto de 20 sirenes das comunidades. Foram feitos também testes de propagação de som das sirenes na Barragem de Germano e Santarém.

Foram realizados simulados de emergência nas cidades e distritos de Barra Longa e Mariana (MG), com teste de acionamento remoto de 20 sirenes. Também houve teste de propagação de som das sirenes na barragem de Germano (MG).

Foram instaladas cinco sirenes na barragem de Germano (MG), com a realização de teste audível, e em 14 distritos de Mariana (MG). Outras 16 sirenes foram ativadas no sistema de gerenciamento e estão aptas para realização de teste audível. Além disso, a população de Bento Rodrigues (MG) recebeu treinamento teórico e simulado para acesso à comunidade.


Compartilhar:

Deixe seu comentário