Fundação Renova

20 – Estímulo à contratação local

Objetivo do programa

Estabelecer um processo de priorização de contratação local visando estimular uso de força de trabalho local e de redes locais de fornecedores para as ações que forem desenvolvidas de Fundão à Regência.

Progresso do programa

Fomento e monitoramento da contratação de 143 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 110 contratações locais e 33 contratações não locais. Dessas 143 contratações, 114 profissionais são de Minas Gerais, 04 do Espírito Santo e 25 dos demais estados.

Realização de 4 eventos de lançamento do Projeto +Gestão turma 2024, sendo dois na modalidade presencial em Mariana (MG) e Linhares (ES) e dois online para as empresas de MG e ES. O Projeto +Gestão visa capacitar 65 empresas locais, para que se tornem mais competitivas no mercado de atuação, por meio de uma série de ações como diagnósticos da situação atual, consultorias, planos de ação individualizado e encontros de negócios.

Inicio do planejamento para execução das turmas de qualificação profissional em 2024 e estrutura de monitoramento das qualificações em 2025.

Recebimento do cronograma de contratação por parte do suprimentos, para a execução das qualificações profissionais em 2024.

Início do contrato em 22/01/2024. Fase de planejamento e desenho do plano de trabalho para execução do projeto + Gestão em 2024.

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão: Realização de Assistências referente aos temas de gestão no apoio à Fábrica de Biscoitos Conquista. Realização de 02 Eventos de Encerramento do projeto +Gestão no Espírito Santo nos municípios de Colatina e Linhares/ES.

Monitoramento de Contratações Locais: Fomento e monitoramento da contração de 91 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 87 contratações locais e 4 contratações não locais. Dessas 91 contratações, 87 profissionais são de Minas Gerais, 3 do Espírito Santo e 1 dos demais estados.

Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 41 currículos e prospectadas 05 vagas de emprego.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho: Conclusão de 06 das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG e ES.
Mariana, conclusão de 01 turma, ETE/ETA, com 16 concluintes.
Pedra Corrida, conclusão de 01 turma, com 14 concluintes, em Baixa Verde, Cachoeira Escura e Itueta, conclusão de 03 turmas, Educação Financeira, com 38 concluintes.
Baixo Guandu - Mascarenhas, conclusão de 01 turma de Risco e Corte, com 17 concluintes.

Monitoramento de Contratações Locais:
Fomento e monitoramento da contração de 46 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 31 contratações locais e 15 contratações não locais. Dessas 46 contratações, 31 profissionais são de Minas Gerais, 7 do Espírito Santo e 8 dos demais estados. Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 62 currículos e prospectadas 162 vagas de emprego.

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Realização de 02 Assistências referente aos temas de gestão. Realização de 01 Diagnósticos T1, nesta etapa, os gestores apresentaram as evidências das ferramentas de gestão e as boas práticas adotadas após as Assistências e conteúdos técnicos de apoio, no Nivelamento do Conhecimento. Realização de 02 Eventos de Encerramento do projeto +Gestão em Minas Gerais nos municípios de Mariana/MG e Timóteo/MG.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão de 02 das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG.
São Domingos do Prata, conclusão de 01 turma de Assistente Administrativo com 22 concluintes e Excelência no Atendimento ao Cliente com 23 concluintes.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão de 04 das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG e ES.
Colatina, conclusão de 02 turmas, 01 de Fabricação de Salgados com 13 concluintes e 01 de Fabricação de Pizza com 16 concluintes.
Regência, conclusão de 01 turma de Técnicas de Marcenaria, com 13 concluintes.
São Domingos do Prata, conclusão de 01 turma de Operador de Supermercados com ênfase em Operação de Caixa com 23 concluintes.

"Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Realização de 117 consultorias de nivelamento do conhecimento em temas de gestão. Sendo 65 em Minas Gerais e 52 no Espírito Santo. "
"Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão de 02 turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG.
Mariana, conclusão de 02 turmas, 01 de Manutenção Mecanica Industrial com 22 concluintes, e 01 de Gestão de Residuos Solidos com 13 concluintes."""
"Monitoramento de Contratações Locais:
Fomento e monitoramento da contração de 212 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 100 contratações locais e 112 contratações não locais. Dessas 212 contratações, 123 profissionais são de Minas Gerais,14 do Espírito Santo e 75 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 253 currículos e prospectadas 132 vagas de emprego."

Monitoramento de Contratações Locais:
Fomento e monitoramento da contração de 198 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 113 contratações locais e 85 contratações não locais. Dessas 198 contratações, 138 profissionais são de Minas Gerais, 7 do Espírito Santo e 53 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 486 currículos e prospectadas 224 vagas de emprego.
"
"Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Realização de 178 consultorias de nivelamento do conhecimento em temas de gestão. Sendo 91 em Minas Gerais e 87 no Espírito Santo.
"
"Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão de 01 turma de Preparação para o Mercado de Trabalho em Santa Cruz do Escalvado MG, com 60 concluintes.
Conclusão de 05 das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG e ES.
Governador Valadares conclusão de 02 turmas, 01 de Elétrica Industrial com 18 concluintes, e 01 de Elétrica Predial com 21 concluintes.
Ipatinga conclusão de 02 turmas, 01 de Programação de Arduino, com 20 concluintes, e 01 de Gestão de Recursos Humanos, com 17 concluintes.
Colatina conclusão de 01 turmas de Risco e Corte - Costura Industrial, com 08 concluintes.

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão: Realização de 225 consultorias de nivelamento do conhecimento em temas de gestão. Sendo 129 em Minas Gerais e 96 no Espírito Santo.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão de 03 das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG, com 44 concluintes nos cursos de Eletricista Industrial, Serralheria de Materiais Ferrosos e Confeitaria.
Início de 05 turmas de qualificação profissional em parceria com o SENAI MG e ES, 136 com pessoas matriculadas nos cursos de Risco e Corte, Elétrica Predial, Mecânica e Manutenção Industrial, Gestão de Resíduos Sólidos, Operador de supermercado, com ênfase em operação de caixa.

Monitoramento de Contratações Locais:
Fomento e monitoramento da contração de 168 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 114 contratações locais e 54 contratações não locais. Dessas 168 contratações, 124 profissionais são de Minas Gerais, 11 do Espírito Santo e 33 dos demais estados.
Dessas 168 contratações, 124 profissionais são de Minas Gerais, 11 do Espírito Santo e 33 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 321 currículos e prospectadas 305 vagas de emprego.

"Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI MG. Formaram em Governador Valadares 24 pessoas no curso de Iniciação em Elétrica Predial, em Mariana formaram 19 pessoas no curso de Aperfeiçoamento de Soldagem de Chapas pelo Processo de Eletrodo Revestido e 20 pessoas no Município de Ipatinga formaram no curso de Iniciação Profissional em Soldagem Eletrodo Revestido.

"Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 190 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 125 contratações locais e 65 contratações não locais. Dessas 190 contratações, 145 profissionais são de Minas Gerais, 09 do Espírito Santo e 36 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 325 currículos e prospectadas 266 vagas de emprego no mês. No acumulado, 10.746 currículos estão cadastrados e 9.393 vagas já foram captadas.

"Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:

Início das consultorias de nivelamento do conhecimento do projeto +Gestão. Até o momento foram realizadas 86 consultorias no estado de Minas Gerais e 79 consultorias no estado do Espirito Santo.

O projeto +Gestão é uma iniciativa da área de Contratação e Empreendedorismo Local e tem como foco principal auxiliar o fortalecimento da gestão das pequenas e médias empresas locais, para que se tornem mais competitivas no seu mercado de atuação."

Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 294 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 180 contratações locais e 114 contratações não locais. Dessas 294 contratações, 234 profissionais são de Minas Gerais, 10 do Espírito Santo e 50 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 539 currículos e prospectadas 718 vagas de emprego no mês. No acumulado, 10.071 currículos estão cadastrados e 8.754 vagas já foram captadas.
Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
Conclusão das turmas de capacitação profissional em parceria com o SENAI nos cursos de Aperfeiçoamento em Excelência no Atendimento ao Cliente, formaram 10 pessoas em Barra Longa/MG e Fabricação de Bolos formaram 09 pessoas na comunidade do Degredo em Linhares/ES.

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Realização de 04 eventos de lançamento do projeto +Gestão, com o objetivo de apresentar o projeto para as médias e pequenas empresas dos municípios de abrangência e abrir as inscrições para a turma de 2023.
O projeto +Gestão é uma iniciativa da área de Contratação e Empreendedorismo Local e tem como foco principal auxiliar o fortalecimento da gestão das pequenas e médias empresas locais, para que se tornem mais competitivas no seu mercado de atuação.
O evento ocorreu de forma presencial nos municípios de Timóteo-MG e Colatina-ES. E de forma remota com transmissão para os municípios da área de abrangência da Fundação Renova em Minas Gerais e no Espírito.

"Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
SENAI: No mês de fevereiro, 17 pessoas concluíram os cursos de capacitação profissional no Espírito Santo, nos temas Iniciação em Técnicas de Marcenaria em Colatina e Fabricação de Salgados na comunidade do Degredo, em Linhares.

"
Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 177 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 127 contratações locais e 50 contratações não locais. Dessas 177 contratações, 152 profissionais são de Minas Gerais, 11 do Espírito Santo e 14 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 448 currículos e prospectadas 343 vagas de emprego no mês. No acumulado, 9.532 currículos estão cadastrados e 8.036 vagas já foram captadas

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Conclusão da capacitação “Como se preparar para o Mercado de Trabalho” para 21 recuperandas da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Governador Valadares, no dia 19/01/2023.
SENAI: No mês de janeiro 33 pessoas concluíram os cursos de capacitação profissional em Mariana, nos temas: Assistente Administrativo e Controle de Qualidade. Além das conclusões, foram realizados 03 encontros para a entrega de certificados para 42 pessoas que concluíram os cursos em dezembro/22. Em Periquito, 17 pessoas da comunidade de Pedra Corrida e 16 pessoas do Assentamento Liberdade. Em Belo Oriente 09 pessoas da comunidade de Cachoeira Escura.
Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Encontro de Negócios virtual, realizado pelo Projeto +Gestão, nos dias 24 e 25/01/22 cujo o objetivo de aproximar pequenas e médias empresas locais das grandes empresas (compradoras) que atuam nos municípios atingidos. Tivemos a participação de 108 representantes das empresas, que ao longo dos dois dias realizaram 144 rodadas de negócios."
Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 213 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 156 contratações locais e 57 contratações não locais. Dessas 213 contratações, 180 profissionais são de Minas Gerais, 06 do Espírito Santo e 27 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 675 currículos e prospectadas 489 vagas de emprego no mês. No acumulado, 9.084 currículos estão cadastrados e 7.693 vagas já foram captadas

"Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Evento de encerramento, realizado no formato online, da turma 2022 do Projeto + Gestão.

Foram capacitadas 113 empresas localizadas em 8 municípios no estado de Minas Gerais e Espírito Santo.

O projeto +Gestão é uma iniciativa da área de Contratação e Empreendedorismo Local e tem como foco principal auxiliar o fortalecimento da gestão das pequenas e médias empresas locais, para que se tornem mais competitivas no seu mercado de atuação. Em 2022 o projeto atuou nos municipios de Mariana, Governador Valadares, Ipatinga e Resplendor (MG) e Colatina, Linhares, Baixo Guandu e Marilândia (ES).""
"
"Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 238 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 139 contratações locais e 99 contratações não locais. Dessas 238 contratações, 164 profissionais são de Minas Gerais, 14 do Espírito Santo e 60 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 279 currículos e prospectadas 154 vagas de emprego no mês. No acumulado, 8.105 currículos estão cadastrados e 6.983 vagas já foram captadas."
"Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados no mês de Dezembro/2022, 02 eventos com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, sendo os 02 eventos em Mariana -MG. Onde foram ofertadas 41 vagas e tivemos 41 participantes.
SENAI: No mês de dezembro 192 pessoas concluíram os cursos de capacitação profissional. 154 foram alunos que iniciaram os cursos nos meses anteriores. No mês de dezembro foram ofertadas 02 turmas de capacitação em Governador Valadares, (Aperfeiçoamento em Excel) e Periquito - Assentamento Liberdade, (Bolos Artesanais). 45 vagas ofertadas, 41 alunos matriculados e 38 concluintes.
"

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Rodada de Negócios realizado pelo Projeto +Gestão em Linhares-MG no dia 08/11/2022, com a participação de 61 pessoas representando 35 empresas locais, 5 empresas compradoras. Foram realizados 102 atendimentos, além da participação do Gerente de Projetos Institucionais na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo – Sectides, Alessandro Drumond.
O objetivo do evento foi aproximar pequenas e médias empresas locais das grandes empresas (compradoras) que atuam na região, com a possibilidade de gerar novos negócios, contribuindo para a economia local.
Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 215 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 119 contratações locais e 96 contratações não locais. Dessas 215 contratações, 167 profissionais são de Minas Gerais, 10 do Espírito Santo e 38 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 296 currículos e prospectadas 420 vagas de emprego no mês. No acumulado,7.826 currículos estão cadastrados e 6.828 vagas já foram captadas.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados no mês de novembro/2022, seis (06) eventos com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, sendo (02) eventos em Mariana e quatro (04) eventos em Ipatinga . Onde foram ofertadas 296 vagas e tivemos 296 participantes.
SENAI: No mês de novembro iniciamos quatorze turmas de capacitação profissional. No Espírito Santo foram ofertadas duas turmas (Iniciação técnicas de marcenaria), em Colatina e Povoação, uma em Degredo (Fabricação de Salgados ). Em Minas Gerais foram ofertadas duas turmas em Mariana (Rotinas Administrativas ), (Controle de Qualidade), duas turmas em Ipatinga (Iniciação Profissional Eletricidade Básica), (Solda Eletrodo Revestido ), duas turmas em Governador Valadares(Comandos Elétricos ), (Informática Básica ), duas em Itueta (Eletrica Predial), (Assistente Administrativo), duas turmas em Pedra Corrida (Assistente Administrativo), (Informática Básica ) e uma em Cachoeira Escura. No total foram ofertadas 385 vagas e tivemos 260 alunos matriculados.

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Encontro de Negócios do Projeto +Gestão realizado em Mariana com a participação de 70 pessoas que teve o objetivo de estabelecer relacionamentos entre grandes empresas que estão atuando no município com empresários locais para que tenham a oportunidade de se apresentar e de negociar seus produtos e serviços a partir desse contato. Grandes empresas participantes: Fundação Renova, Dinâmica, ERG, Gemma e Sapore.

Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 281 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 162 contratações locais e 119 contratações não locais. Dessas 281 contratações, 186 profissionais são de Minas Gerais, 29 do Espírito Santo e 66 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 406 currículos e prospectadas 419 vagas de emprego no mês. No acumulado, 7.530 currículos estão cadastrados e 6.408 vagas já foram captadas.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados treze eventos no mês de outubro com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios de Ipatinga. Onde foram ofertadas 498 vagas e tivemos 498 participantes.
SENAI: No mês de outubro iniciamos quatorze turmas de capacitação profissional. No Espírito Santo foram ofertadas duas em Colatina (Iniciação técnicas de marcenaria) e (Noções de Rotinas Administrativas), uma em Baixo Guandu (Risco e Corte ), duas em Linhares (Solda MAG) e (Fabricação de Salgados) e uma em Povoação (Iniciação técnicas de marcenaria). Em Minas Gerais foram ofertadas cinco turmas em Mariana (Aperfeiçoamento - Montador de Padrão), (Fundamentos de Gestão), (Instalador de Sistema Fotovoltaico), (Assistente Administrativo), uma turma em Ipatinga (Solda MIG), e quatro turmas em Governador Valadares/ Resplendor (Informática Básica), (Eletrica Predial), (Assistente Administrativo) e (Informática Básica ). No total foram ofertadas 395 vagas e tivemos 318 alunos matriculados.

Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
Realização do “Workshop de Nivelamento” com as empresas participantes do projeto +Gestão, com o objetivo de apresentar o cronograma de visitas das assessorias, apresentação do ambiente virtual e das ferrramentas de trabalho que serão utilizadas no desenvolvimento das atividades.
Realização das assessorias individuais nos temas Qualidade e Produtividade nas empresas participantes do projeto +Gestão.

Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 306 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 158 contratações locais e 148 contratações não locais. Dessas 306 contratações, 197 profissionais são de Minas Gerais, 12 do Espírito Santo e 97 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 390 currículos e prospectadas 538 vagas de emprego no mês. No acumulado, 7.124 currículos estão cadastrados e 5.989 vagas já foram captadas.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados onze eventos no mês de agosto com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios de Mariana Sem Peixe e Barra Longa. Onde foram ofertadas 231 vagas e tivemos 231 participantes.
SENAI: No mês de agosto iniciamos seis turmas de capacitação profissional, duas em Mariana (assistente administrativo), uma em Colatina (Costura Industrial Basica) uma em Povoação (Pintor Industrial) uma em Regência (Risco e Corte de Tecidos e uma em Governador Valadares (Informatica Básica) no total foram ofertadas 167 vagas e tivemos 141 alunos matriculados.

Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 522 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 248 contratações locais e 274 contratações não locais. Dessas 522 contratações, 251 profissionais são de Minas Gerais, 16 do Espírito Santo e 255 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 733 currículos e prospectadas 446 vagas de emprego no mês. No acumulado, 6.734 currículos estão cadastrados e 5.451 vagas já foram captadas.
Desenvolvimento de Fornecedor | +Gestão:
1. Realização dos 4 eventos de lançamento do projeto +Gestão. Foram realizados 2 eventos presenciais (Ipatinga e Linhares) e 2 eventos online. Total de inscritos 162 e 81 participantes.
2. Conclusão dos diagnósticos iniciais em 200 empresas nos municípios de atuação do projeto, sendo eles: Mariana, Ipatinga, Governador Valadares, Resplendor, em Minas Gerais e Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares, no Espírito Santo.
3. Realização do Encontro de Negócios em Colatina em 09/08/2022. O evento teve como objetivo criar oportunidades e gerar negócios contribuindo para o desenvolvimento das Empresas Capixabas localizadas nos municípios de Colatina e Linhares. Houve participação do Governo do Estado, na pessoa do Alessandro Gris Drumond, Gerente de Projetos Institucionais, apresentando os projetos do Governo, particularmente o projeto Compre do ES. A Rodada de Negócios foi realizada pela Fundação Renova em parceria com a Findes por meio do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e o Programa +Negócios. O evento contou com a presença de 5 empresas compradoras e 12 empresas vendedoras, totalizando 60 reuniões.
Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados dezoito eventos no mês de agosto com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana e Resplendor. Onde foram ofertadas 464 vagas e 464 participantes.
SENAI: No mês de agosto iniciamos oito turmas de capacitação profissional duas em Mariana (assistente administrativo e Instalador de Sistema Fotovoltaico), quatro em Ipatinga (Montador de Andaime e Soldador, Instalador Predial de Baixa Tensão ) e uma em Regência (Montador de Andaime) no total foram ofertadas 195 vagas e tivemos 150 alunos matriculados.

Desenvolvimento de Fornecedor:
Realizado o evento final para conclusão da turma de PDF do Espírito Santo.
Realizada no mês de julho o diagnóstico final e devolutiva nas 18 empresas que finalizaram o PDF no Espírito Santo.
Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 448 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 335 contratações locais e 113 contratações não locais. Dessas 448 contratações, 369 profissionais são de Minas Gerais, 63 do Espírito Santo e 16 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 917 currículos e prospectadas 570 vagas de emprego no mês. No acumulado, 6.001 currículos estão cadastrados e 5.005 vagas já foram captadas.
Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados dezoito eventos no mês de julho com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, no município: Mariana . Onde foram ofertadas 485 vagas e 485 participantes.
SENAI: No mês de julho iniciamos dez turmas de capacitação profissional duas em Mariana (assistente administrativo e solda eletrodo revestido), duas em Ipatinga (Montador de Andaime e Soldador), duas em Sem Peixe de (assistente administrativo), duas em Barra Longa de (assistente administrativo), uma em Governador Valadares (Iniciação Profissional em Saúde e Segurança do Trabalho) e uma em Regência (Costura Industrial Basica) no total foram ofertadas 285 vagas e tivemos 268 alunos matriculados.

Realizada a contração de 102 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em janeiro/22, sendo 79 contratações locais e 23 não locais. Dessas contratações 96 profissionais são de Minas Gerais, 4 do Espírito Santo e 2 de outros estados.
Encerramento, em 18/01/2022, da 3ª turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF de Minas Gerais. Foram 48 empresas concluintes, sendo: 24 empresas em Mariana, 05 em Barra Longa, 05 em Rio Doce, 04 em Santa Cruz do Escalado e 10 em Governador Valadares.’
Validação, pela equipe técnica da Fundação Renova e fornecedor, das 20 empresas que irão participar da 2ª turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF/ES.
Conclusão da fase inicial de Diagnóstico nas 20 empresas que participarão da 2ª turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo.
1. Realizada a contração de 201 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 127 contratações locais e 73 contratações não locais. Dessas 201 contratações, 167 profissionais são de Minas Gerais, 1 do Espírito Santo e 33 dos demais estados."
2. Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 172 currículos e prospectadas 262 vagas de emprego no mês. No acumulado, 3.474 currículos estão cadastrados e 2.745 vagas já foram captadas.
Foram realizados, nos dias 22 e 23 de fevereiro, dois workshops de “preparação para o Mercado de trabalho”, um em Rio Doce e um em Sem Peixe. 50 vagas foram ofertadas e 21 pessoas participaram das capacitações, 12 em Rio Doce e 9 em Sem Peixe.
Iniciou em nove de fevereiro, com previsão de término em dezesseis de maio, o curso de Padeiro em parceria com o SENAI, na comunidade de Degredo | ES. Serão abordados ao longo do curso, temas como: boas práticas de higiene, metrologia da panificação, tecnologia de panificação, dentre outros. Foram ofertadas 20 vagas e tivemos 21 alunos matriculados.
No dia 1º de fevereiro, teve início o curso de Assistente Administrativo para a comunidade de Degredo | ES. Foram ofertadas 25 vagas, todas preenchidas.
Iniciou em nove de fevereiro, o acompanhamento para formação empreendedora, realizado pela aceleradora FA.VELA, para os empreendedores da Fábrica de Biscoitos de Degredo | ES. O acompanhamento tem como objetivo capacitar os participantes com técnicas e procedimentos que aprimorem a atuação no cenário de trabalho em que eles atuam.
Realizada em ambiente online, no dia oito de fevereiro, a 1ª Palestra do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF, da 2ª turma do Espírito Santo, com o tema: “O IMPACTO DA QUALIDADE NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES".
Contratação Local:
Realizada a contração de 428 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 231 contratações locais e 197 contratações não locais. Dessas 201 contratações, 341 profissionais são de Minas Gerais, 16 do Espírito Santo e 71 dos demais estados.

Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 158 currículos e prospectadas 58 vagas de emprego no mês. No acumulado, 3.632 currículos estão cadastrados e 2.803 vagas já foram captadas.

Desenvolvimento de Fornecedores:
Realizadas no mês de março, as palestras com os seguintes temas: Gestão da Produtividade e Gestão Financeira com Foco em Resultados para as 20 empresas participantes da 2º turma do Espírito Santo.

Capacitação Profissional Presencial
Foram realizados sete workshops no mês de março com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana/ (Bento Rodrigues/ Paracatu), Linhares Sede, Regência, Povoação, Ipatinga e Governador Valadares.
175 vagas foram ofertadas, 134 inscritos e 72 participantes.
 
Em março iniciamos duas turmas do curso de Assistente Administrativo para as comunidades de Regência e Povoção | ES. Foram ofertadas 50 vagas e tivemos 17 inscritos em cada distrito.
 
Em Mariana iniciamos uma turma do curso de Eletricista de Instalações Prediais. Foram ofertadas 25 vagas e 23 inscritos.

Desenvolvimento de Fornecedores:
Realizada no mês de abril, a palestra com o seguinte tema: Gestão contábil, tributária e trabalhista para as 20 empresas participantes da 2º turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF, do Espírito Santo.

Contratação Local:
Realizada a contração de 180 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 138 contratações locais e 42 contratações não locais. Dessas 180 contratações, 138 profissionais são de Minas Gerais, 31 do Espírito Santo e 11 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 241 currículos e prospectadas 642 vagas de emprego no mês. No acumulado, 3.879 currículos estão cadastrados e 3.761 vagas já foram captadas.

Capacitação Profissional Presencial:
Foram realizados nove workshops no mês de abril com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz, Sem Peixe, Governador Valadares, Aimorés, Colatina e Linhares.
Recoloca foram ofertadas 270 vagas, 186 inscritos e 65 participantes.
No SENAI em abril iniciamos cinco turmas de capacitação profissional em Mariana - MG. Foram ofertadas 145 vagas e tivemos 127 alunos matriculados.

Desenvolvimento de Fornecedores:
Realizada no mês de maio, as palestras e seminários com os seguintes temas: "SST e Responsabilidade Social" e "Gestão de Pessoas" para as 18 empresas participantes da 2º turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF, do Espírito Santo.

Qualificação Profissional e Preparação para o mercado de trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados sete eventos no mês de maio com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana, Barra Longa, Santa Cruz, Governador Valadares, Antônio Pereira e Ponte do Gama distrito de Mariana. Onde foram ofertadas 318 vagas, 235 inscritos e 202 participantes.
SENAI: No mês de maio iniciamos duas turmas de capacitação profissional uma em Mariana (Eletricista Industrial) e outra em Ipatinga (Montador de Andaime), no total foram ofertadas 50 vagas e tivemos 35 alunos matriculados.

Contratação Local:
Realizada a contração de 168 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 124 contratações locais e 44 contratações não locais. Dessas 168 contratações, 119 profissionais são de Minas Gerais, 41 do Espírito Santo e 08 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 438 currículos e prospectadas 313 vagas de emprego no mês. No acumulado, 4.311 currículos estão cadastrados e 4.073 vagas já foram captadas.
Realizado nos dias 18 e 19/05 o cadastramento de fornecedores nas comunidades de Regência e Povoação no Espírito Santo. Ação viabilizada com o objetivo de orientar e tirar dúvidas dos empreendedores e negócios locais sobre o cadastramento para se tonar fornecedores ou subfornecedores da Fundação Renova.
Resultados:
47 empresas cadastradas em Regência
16 empresas cadastradas em Povoação"
Desenvolvimento de Fornecedor:
Realizada no mês de junho, palestra e seminário com os seguintes temas: "Gestão comercial, orçamentação e marketing" e "Inovação nos negócios".

Monitoramento de Contratações Locais:
Realizada a contração de 302 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 239 contratações locais e 63 contratações não locais. Dessas 302 contratações, 225 profissionais são de Minas Gerais, 48 do Espírito Santo e 29 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 767 currículos e prospectadas 362 vagas de emprego no mês. No acumulado, 5.042 currículos estão cadastrados e 4.398 vagas já foram captadas.

Qualificação Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho:
RECOLOCA: Foram realizados dezessete eventos no mês de junho com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana, Governador Valadares, Colatina e Linhares . Onde foram ofertadas 928 vagas e 928 participantes.
SENAI: No mês de junho iniciamos três turmas de capacitação profissional uma em Mariana (Solda) e outras duas em Ipatinga (Montador de Andaime e Soldador), no total foram ofertadas 85 vagas e tivemos 81 alunos matriculados.

Lançamento do Projeto Rio Doce Doce Mar em Regência/ES em maio de 22.
Lançamento do Projeto Rio Doce Doce Mar em Povoação/ES em maio de 22.

Desenvolvimento de Fornecedores:
Realizada no mês de abril, a palestra com o seguinte tema: Gestão contábil, tributária e trabalhista para as 20 empresas participantes da 2º turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF, do Espírito Santo.

Contratação Local:
Realizada a contração de 180 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 138 contratações locais e 42 contratações não locais. Dessas 180 contratações, 138 profissionais são de Minas Gerais, 31 do Espírito Santo e 11 dos demais estados.
Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 241 currículos e prospectadas 642 vagas de emprego no mês. No acumulado, 3.879 currículos estão cadastrados e 3.761 vagas já foram captadas.

Capacitação Profissional Presencial:
Foram realizados nove workshops no mês de abril com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz, Sem Peixe, Governador Valadares, Aimorés, Colatina e Linhares.
Recoloca foram ofertadas 270 vagas, 186 inscritos e 65 participantes.
No SENAI em abril iniciamos cinco turmas de capacitação profissional em Mariana - MG. Foram ofertadas 145 vagas e tivemos 127 alunos matriculados.

Contratação Local:
Realizada a contração de 428 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 231 contratações locais e 197 contratações não locais. Dessas 201 contratações, 341 profissionais são de Minas Gerais, 16 do Espírito Santo e 71 dos demais estados.

Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 158 currículos e prospectadas 58 vagas de emprego no mês. No acumulado, 3.632 currículos estão cadastrados e 2.803 vagas já foram captadas.

Desenvolvimento de Fornecedores:
Realizadas no mês de março, as palestras com os seguintes temas: Gestão da Produtividade e Gestão Financeira com Foco em Resultados para as 20 empresas participantes da 2º turma do Espírito Santo.

Capacitação Profissional Presencial
Foram realizados sete workshops no mês de março com o tema “Preparação para o Mercado de trabalho”, nos municípios: Mariana/ (Bento Rodrigues/ Paracatu), Linhares Sede, Regência, Povoação, Ipatinga e Governador Valadares.
175 vagas foram ofertadas, 134 inscritos e 72 participantes.
 
Em março iniciamos duas turmas do curso de Assistente Administrativo para as comunidades de Regência e Povoção | ES. Foram ofertadas 50 vagas e tivemos 17 inscritos em cada distrito.
 
Em Mariana iniciamos uma turma do curso de Eletricista de Instalações Prediais. Foram ofertadas 25 vagas e 23 inscritos.

1. Realizada a contração de 201 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova, sendo 127 contratações locais e 73 contratações não locais. Dessas 201 contratações, 167 profissionais são de Minas Gerais, 1 do Espírito Santo e 33 dos demais estados.
2. Por meio da Plataforma “Recoloca Rio Doce”, foram cadastrados 172 currículos e prospectadas 262 vagas de emprego no mês. No acumulado, 3.474 currículos estão cadastrados e 2.745 vagas já foram captadas.
Foram realizados, nos dias 22 e 23 de fevereiro, dois workshops de “preparação para o Mercado de trabalho”, um em Rio Doce e um em Sem Peixe. 50 vagas foram ofertadas e 21 pessoas participaram das capacitações, 12 em Rio Doce e 9 em Sem Peixe.
Iniciou em nove de fevereiro, com previsão de término em dezesseis de maio, o curso de Padeiro em parceria com o SENAI, na comunidade de Degredo | ES. Serão abordados ao longo do curso, temas como: boas práticas de higiene, metrologia da panificação, tecnologia de panificação, dentre outros. Foram ofertadas 20 vagas e tivemos 21 alunos matriculados.
No dia 1º de fevereiro, teve início o curso de Assistente Administrativo para a comunidade de Degredo | ES. Foram ofertadas 25 vagas, todas preenchidas.
Iniciou em nove de fevereiro, o acompanhamento para formação empreendedora, realizado pela aceleradora FA.VELA, para os empreendedores da Fábrica de Biscoitos de Degredo | ES. O acompanhamento tem como objetivo capacitar os participantes com técnicas e procedimentos que aprimorem a atuação no cenário de trabalho em que eles atuam.
Realizada em ambiente online, no dia oito de fevereiro, a 1ª Palestra do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF, da 2ª turma do Espírito Santo, com o tema: “O IMPACTO DA QUALIDADE NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES".

Realizada a contração de 102 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em janeiro/22, sendo 79 contratações locais e 23 não locais. Dessas contratações 95 profissionais são de Minas Gerais, 4 do Espírito Santo e 3 de outros estados.
Encerramento, em 18/01/2022, da 3ª turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF de Minas Gerais. Foram 48 empresas concluintes, sendo: 24 empresas em Mariana, 05 em Barra Longa, 05 em Rio Doce, 04 em Santa Cruz do Escalado e 10 em Governador Valadares. No ES, 10 empresas em Colatina e 10 empresas em Linhares.
Aprovação, pela equipe técnica da Fundação Renova e fornecedor, das 20 empresas que irão participar do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores | PDF Espírito Santo
Conclusão da fase inicial de Diagnóstico nas 20 empresas que participarão do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo.

Aprovação da nova Definição do Programa PG20, em 17 de dezembro de 2021, durante a cca Reunião Ordinária da CTEI, por meio do SEI/IBAMA - 11561807 - Recibo Eletrônico de Protocolo.

Através do eixo de monitoramento do PG20, que tem como objetivo a orientação dos fornecedores da Fundação Renova sobre a priorização da contratação local (mão de obra e fornecedores), foi identificada a contração de 40 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em dezembro/21, sendo 33 contratações locais e 7 não locais, 38 profissionais de Minas Gerais e 2 do Espírito.

Conclusão do curso presencial de “Qualificação em Pedreiro de Infraestrutura” em Santa Cruz do Escalvado (MG), ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI MG).

Disponibilização de duas modalidades de capacitação profissional para moradores de Degredo com o início das inscrições presenciais para comunidades localizadas em Linhares (ES) e que foram impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A ação é uma iniciativa da área de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI ES). Foram ofertados os cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Cozinheiro, ambos com 25 vagas.

Retomada das capacitações presenciais em Regência e Povoação. Ao todo, foram ofertadas 75 vagas para três modalidades de capacitação, duas em Povoação (Almoxarife e Assitente Administrativo) e, uma em Regência (Amoxarife). As aulas tiveram início no dia 06 de dezembro e seguirão até fevereiro , cada capacitação possuindo 160 horas de duração.

Divulgação dos aportes sociais realizados, como parte do cumprimento da cláusula 22ª do Termo de Acordo de Mariana, firmado em 2018, que diz que nas contratações com valores superiores a R$ 3 milhões de reais no município, os fornecedores devem apoiar projetos sociais. Ao todo, em 2021, seis fornecedores realizaram doações a instituições sem fins lucrativos de Mariana.

Conclusão do 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova em Minas Gerais. Foram capacitadas 24 empresas em Mariana, 10 em Governador Valadares, 05 em Barra Longa, 05 em Rio Doce e 04 em Santa Cruz do Escalvado.

Através do eixo de monitoramento do PG20, que tem como objetivo a orientação dos fornecedores da Fundação Renova sobre a priorização da contratação local (mão de obra e fornecedores), foi identificada a contração de 158 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em novembro/21, sendo 127 contratações locais e 31 não locais, 152 profissionais de Minas Gerais, 1 do Espírito Santo e 5 de outros estados da federação.

Conclusão do curso presencial de “Iniciação Profissional em Noções Básicas de Pedreiro de Alvenaria” em Mariana (MG), ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI MG).

Início das inscrições presenciais para duas modalidades de capacitação profissional para moradores de Povoação e Regência, comunidades localizadas em Linhares (ES) e que foram impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A ação é uma iniciativa da área de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI ES). Foram ofertados os cursos de Assistente Administrativo e Almoxarifado ambos com 25 vagas para cada comunidade.

O 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova em Minas Gerais, em outubro/21 realizou palestras abertas ao público, capacitações e assistências técnicas, que são direcionados exclusivamente aos participantes do programa, promovendo a interação e debates a respeito dos conteúdos tratados.
-Palestra on-line no dia 03/11/2021 cujo tema foi “Gestão de Contratos e Projetos”, com 37 inscritos, 70 participantes e 86 visualizações no YouTube até o dia 02/12/2021.
-Quatro turmas de capacitações on-line abordando o tema “Gestão de Contratos e Projetos” de 08/11/21 a 09/11/21.

O 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova em Minas Gerais, em outubro/21 realizou palestras abertas ao público, capacitações e assistências técnicas, que são direcionados exclusivamente aos participantes do programa, promovendo a interação e debates a respeito dos conteúdos tratados.
- Palestra on-line no dia 05/10/21 cujo tema foi “Gestão de Compras e Estoque”, com 52 inscritos, 98 participantes e 155 visualizações no YouTube até o dia 05/11/2021.
- Quatro turmas de capacitações on-line abordando o tema “Gestão de Compras e Estoque” de 07/10/21 a 15/10/21.
- Palestra on-line no dia 19/10/21 cujo tema foi “Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida”, com 20 inscritos, 59 participantes e 90 visualizações no YouTube até o dia 05/11/2021.
- Quatro turmas de capacitações on-line abordando o tema “Saúde e Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida” de 20/10/21 a 21/10/21.
- Palestra on-line no dia 26/10/21 cujo tema foi “Recoloca Rio Doce”, com 14 inscritos, 27 participantes e 40 visualizações no YouTube até o dia 05/11/2021.
- Realizada a primeira “Rodada de Negócios” do 3° Ciclo do PDF MG. Evento que promove o encontro entre potenciais compradores e empresas locais participantes do projeto, criando um ambiente propício para realização de negócios.

Lançamento do 2° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo, que tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova.

O PG20 realizou no dia 27/10/21, nas comunidades de Linhares (ES) e Sooretama (ES), para as famílias que estão cadastradas no fluxo ágil, oficinas de Educação Financeira, abordado também o empreendedorismo como sendo uma forma de retomada das atividades produtivas.

Início da pré-inscrição para diversos cursos de capacitação profissional para moradores de Degredo, comunidade localizada em Linhares (ES) e que foi impactada pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A ação é uma iniciativa da área de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI ES) e, inicialmente, as oportunidades são para dez cursos.

Por meio do eixo de monitoramento do PG20, que tem como objetivo a orientação dos fornecedores da Fundação Renova sobre a priorização da contratação local (mão de obra e fornecedores), foi identificada a contração de 291 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em outubro/21, sendo 193 contratações locais e 98 não locais, 222 profissionais de Minas Gerais, 27 do Espírito Santo e 42 de outros estados da federação.

O 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova em Minas Gerais, em setembro/21 realizou palestra aberta ao público, capacitações e assistências técnicas, que são direcionadas exclusivamente aos participantes do programa, promovendo a interação e debates a respeito dos conteúdos tratados.
- Palestra on-line no dia 08/09/21 cujo tema foi “Como Inovar na Minha Empresa”, com 66 inscritos, 53 participantes e 82 visualizações no YouTube até o dia 04/10/2021.
- Três turmas de capacitações on-line abordando o tema “Como Inovar na Minha Empresa” de 09/09/21 a 10/09/21.
- Iniciado o quinto ciclo de assistências técnicas on-line com as empresas participantes do 3° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Minas Gerais. 40 empresas participam dessa etapa, sendo 20 em Mariana, 10 em Governador Valadares, 5 em Barra Longa, 3 em Rio Doce e 2 em Santa Cruz do Escalvado."
Realizado o planejamento do 2° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo, que tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova.
Através do eixo de monitoramento do PG20, que tem como objetivo a orientação dos fornecedores da Fundação Renova sobre a priorização da contratação local (mão de obra e fornecedores), foi identificada a contração de 78 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em setembro/21, sendo 41 contratações locais e 37 não locais, 62 profissionais de Minas Gerais, 4 do Espírito Santo e 12 de outros estados da federação.
Início da pré-inscrição para diversos cursos de capacitação profissional para moradores de Regência e de Povoação, comunidades localizadas em Linhares (ES) e que foram impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). A ação é uma iniciativa da área de Contratação Local da Fundação Renova em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI ES) e, inicialmente, as oportunidades são para nove cursos em Regência e outros seis em Povoação.

O 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova em Minas Gerais, em agosto/21 realizou palestras abertas ao público, apresentando de forma sucinta os temas abordados. Também foram realizados capacitações e assistências técnicas, que são direcionados exclusivamente aos participantes do programa, promovendo a interação e debates a respeito dos conteúdos tratados.
- Palestra on-line no dia 10/08/21 cujo tema foi “Gestão de Pessoas e Liderança”, com 82 inscritos, 37 participantes e 169 visualizações no YouTube até o dia 20/08/2021.
- Palestra on-line no dia 24/08/21 com o tema “Como atrair clientes para minha empresa”, com 47 inscritos, 71 participantes e 104 visualizações no YouTube até o dia 03/09/2021.
- Três turmas de capacitações on-line abordando o tema “Gestão de Pessoas” de 11/08/21 a 12/08/21.
- Três turmas de seminários on-line abordando o tema “Técnica de Vendas e Negociação” de 25/08/21 a 26/08/21.
- Iniciado o segundo e terceiro ciclos de assistências técnicas on-line com as empresas participantes do 3° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Minas Gerais. 40 empresas participam dessa etapa, sendo 20 em Mariana, 10 em Governador Valadares, 5 em Barra Longa, 3 em Rio Doce e 2 em Santa Cruz do Escalvado.

Através do eixo de monitoramento do PG20, que tem como objetivo a orientação dos fornecedores da Fundação Renova sobre a priorização da contratação local (mão de obra e fornecedores), foi identificada a contração de 204 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em agosto/21, sendo 151 contratações locais e 53 não locais, 187 profissionais de Minas Gerais, 7 do Espírito Santo e 10 de outros estados da federação.

Finalizado o aditivo para realização do 2° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo, que tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova.

Realizado o curso on-line de ""Noções em Segurança dos Alimentos"" com 40 vagas ofertadas para toda a abrangência de atuação da Fundação Renova, 39 matriculados e 16 aprovados. A realização deste curso tem como objetivo qualificar as pessoas que já atuam na área, aprimorando seus conhecimentos, e as que desejam atuar, deixando as aptas para preencherem as vagas disponibilizadas com a retomada das atividades econômicas.

Através do projeto “Recoloca Rio Doce” que tem como objetivo realizar ações para preparar as pessoas para o mercado de trabalho, foi realizado workshop on-line no dia 20/07/21 com o tema “Preparando Mulheres para o mercado de Trabalho” o evento foi para toda a área de abrangência da Fundação Renova, com 42 pessoas inscritas e, aproximadamente, 29 participantes.
Por meio do eixo de monitoramento do PG20, que tem como objetivo a orientação dos fornecedores da Fundação Renova sobre a priorização da contratação local (mão de obra e fornecedores), foi identificada a contração de 209 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em julho/21, sendo 157 contratações locais e 52 não locais, 180 profissionais de Minas Gerais, 10 do Espírito Santo e 19 de outros estados da federação.
Realizado o curso on-line de "Noções em Segurança dos Alimentos" com 30 vagas ofertadas para toda a abrangência de atuação da Fundação Renova, 29 matriculados e 8 aprovados. A realização deste curso tem como objetivo qualificar as pessoas que já atuam na área, aprimorando seus conhecimentos, e as que desejam atuar, deixando as aptas para preencherem as vagas disponibilizadas com a retomada das atividades econômicas.
O 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, tem como objetivo preparar empreendedores para se tornarem mais competitivos nos territórios de atuação da Fundação Renova em Minas Gerais, realizou em julho/21 palestras abertas ao público, apresentando de forma sucinta os temas abordados. Também foram realizados seminários, que são direcionados exclusivamente aos participantes do programa, promovendo a interação e debates a respeito dos conteúdos tratados.
• Palestra on-line no dia 06/07/21 cujo tema foi “Gestão Financeira e Tributária”, com 150 inscritos, 136 expectadores e pico de transmissão simultânea para 48 pessoas.
• Palestra on-line no dia 21/07/21 com o tema “Elaboração de Propostas Técnicas e Comerciais”, com 118 inscritos, 145 expectadores e pico de transmissão simultânea para 45 pessoas.
• Quatro turmas de seminários on-line abordando o tema “Gestão Financeira e Tributária Aplicada a Precificação” de 14/07/21 a 16/07/21.
• Três turmas de seminários on-line abordando o tema “Como Entender a RT (Requisição Técnica) e Montar Propostas Técnicas e Comerciais” de 27/07/21 a 29/07/21.
• Iniciado o primeiro ciclo de assistência técnica on-line com as empresas participantes do 3° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Minas Gerais. 40 empresas participam dessa etapa, sendo 20 em Mariana, 10 em Governador Valadares, 5 em Barra Longa, 3 em Rio Doce e 2 em Santa Cruz do Escalvado.
O 1° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do ES, realizou no dia 15/07/2021 o evento de encerramento e rodada de negócios com as 9 empresas participantes do projeto. Participaram da rodada 4 empresas âncoras fornecedoras da Fundação Renova.

Conclusão do diagnóstico inicial nas empresas participantes do 3° ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Minas Gerais, sendo 40 em Mariana, 20 em Governador Valadares, 10 em Barra Longa, 6 em Rio Doce e 4 em Santa Cruz do Escalvado.
Monitorada a contratação de 236 pessoas pelos fornecedores da Fundação Renova em de junho/21, sendo 125 contratações locais e 111 não locais.

Conclusão do 1° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo, para 5 empresas em Linhares e 4 em Colatina.

Conclusão do diagnóstico inicial em Governador Valadares e início em Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado nas empresas participantes do 3° Ciclo do Programa de Desenvolvimentos de Fornecedores em Minas Gerais.

Realização de workshop on-line com o tema Qualificação Profissional e a participação de 11 pessoas.

Lançamento do 3° Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Minas Gerais, com 133 participantes.

Realização de dois workshops online, participação de 31 pessoas, em que foram abordados objetivos profissionais, elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego.

Realizado curso on-line de “Segurança Alimentar”, com 34 vagas ofertadas, 33 matriculados e 17 aprovados.

Realização da Palestra VIII "Inovação nos Negócios", para empresas participantes do Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização do Seminário VIII "Gestão da Inovação", para empresas participantes do Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo;

Realização da Assistência VIII, para empresas participantes do Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização de workshops online com os temas “A Preparação Para Entrevistas” , “Como Elaborar o seu Currículo” e “Perguntas Frequentemente Feitas pelos Entrevistadores”.

Realização do Seminário VII "Gestão Comercial, Orçamentação e Marketing".

Realização da Palestra VII "Gestão Comercial e Atração de Clientes".

Realização das Assistências VI (Gestão de Pessoas) e VII (Gestão Comercial, Orçamentação e Marketing).

Realização de workshops online com os temas "Elaboração de Currículos e Preparação para Entrevistas".

Realização da Assistência referente ao seminário "SST e Responsabilidade Social" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização da Palestra com o tema "Gestão de Pessoas" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização do Seminário com o tema "Gestão de Pessoas" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização de palestra com o tema ""Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista"" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização de seminário com o tema ""Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista"" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização de palestra com o tema ""SST e Qualidade de Vida"" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização de seminário com o tema ""SST e Responsabilidade Social"" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Seminário abordando o tema “ Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista”. Evento destinado a empresários de Colatina e Linhares.

Webinar para empresários locais de Mariana, sobre a utilização do SAP ARIBA.

Palestra para empresários do ES (Colatina, Linhares, Regência e Povoação) Tema: Produtividade nos Negócios para Reduzir Desperdícios e Aumentar os resultados.

Realização de seminário com o tema "Gestão da Qualidade" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Realização de palestra com o tema "Qualidade dos produtos e serviços e o impacto na satisfação dos clientes" para empresas participantes do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores no Espírito Santo.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Entrega dodiagnóstico final de avaliação de desenvolvimento para a última empresa participante do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG;
• Entrega dos relatórios individuais e do relatório final do 2º ciclo do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizados diagnósticos finais de avaliação de desenvolvimento para algumas empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizada a palestra “Gestão de pessoas: estratégia para alavancar negócios”, do ciclo 8, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana (MG) e em Governador Valadares (MG).
• Realizados os seminários “Gestão de pessoas”, do ciclo 8, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana (MG) e em Governador Valadares (MG).
• Realizadas as assistências do ciclo 8 para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana (MG) e em Governador Valadares (MG).
• Realizado o webinar “Os caminhos para uma boa negociação” para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana (MG) e em Governador Valadares (MG).
• Realizado o webinar “Liderança alavancando Negócios” para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana (MG) e em Governador Valadares (MG).
• Realizado o webinar “A Importância da Responsabilidade Social nas Organizações Contemporâneas” para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana (MG) e em Governador Valadares (MG).
Qualificação Profissional 2020
• Realizada a assinatura do contrato do projeto de Qualificação Profissional em Minas Gerais junto ao SENAI.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizada a palestra “Elaboração de Propostas Técnicas e Comerciais”, do ciclo 7, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores, em Mariana/MG, e em Governador Valadares/MG.
• Realizados os seminários "Elaboração de Propostas Técnicas e Comerciais”, do ciclo 7, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores, em Mariana/MG, e em Governador Valadares/MG.
• Realizadas as assistências do ciclo 7 para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores, em Mariana/MG, e em Governador Valadares/MG.
Qualificação Profissional 2020
• Realizada a assinatura do contrato do projeto de Qualificação Profissional no Espírito Santo junto ao SENAI.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizada a palestra “Marketing Digital”, do ciclo 6, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizada a palestra “Boas Práticas de Gestão e Alternativas de Crédito em Tempos de Pandemia”, do ciclo 6, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizados os seminários "Gestão Comercial, Vendas, e Atração de Clientes”, do ciclo 6, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizadas as assistências, do ciclo 6, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e Governador Valadares/MG.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizadas as palestras “Gestão de Estoque e Compras”, do ciclo 5, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores, em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizados os seminários “Gestão Tributária, Contábil e Trabalhista / E-social”, do ciclo 5, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores, em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizadas as assistências dos ciclos 3, 4 e 5, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e Governador Valadares/MG.

Qualificação Profissional
• Finalizado o curso Iniciação Profissional em Soldador no Processo Eletrodo Revestido, em Mariana/MG, para 21 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI MG.
Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizadas as palestras “Compliance: Conceitos e Noções Básicas”, do ciclo 4, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizados os seminários “Planejamento Estratégico”, do ciclo 4, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizadas as assistências para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Governador Valadares/MG.

Qualificação Profissional
• Finalizado o curso Montagem de Padrão Elétrico Residencial em Mariana/MG, para 25 alunos, com carga horária de 37 horas, realizado pelo SENAI MG.
• Finalizado o curso Noções de Elétrica Predial em Mariana/MG, para 38 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI MG.
Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
• Realizadas as palestras “Saúde e Segurança para Fornecedores de Produtos e Serviços”, do ciclo 3, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores, em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizados os seminários “Segurança do Trabalho no Dia a Dia: desafios e oportunidades”, do ciclo 3, para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
• Realizadas as assistências do ciclo 2 para as empresas participantes do projeto Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana/MG e em Governador Valadares/MG.
Projeto Compre Produtos dos Atingidos
• Realizadas compras de produtos de fornecedores atingidos.

Assessoria Técnica Desenvolvimento de Fornecedores
Realização do seminário “Método e Ferramentas de Qualidade” do programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana e Governador Valadares.
Implantação da ação “Rodada de Negócios” com outras associações comerciais ao longo do Território não foi realizada. Causa: Não houve apoio por parte das demais Associações. Contramedida:Realizar a ação “Rodada de Negócios” sem o apoio das Associações comerciais.
Cumprimento das Cláusulas 6ª a 23ª do Termo de Acordo Assinado em 08 de agosto de 2018 específico para o Município de Mariana não foi finalizada. Causa:Por ser uma ação contínua do programa, só será finalizada com o encerramento do PG020. Contramedida: Não há contramedida associada a esse desvio.
Desenvolvimento de 50 empresas locais para estarem aptas a serem potenciais fornecedores da Fundação Renova não foi realizado. Causa: O programa de desenvolvimento de fornecedores só será encerrado em 2020. Contramedida: Não há contramedida associada a esse desvio.
Projeto de Qualificação Profissional
Realização dos cursos de qualificação de Estações de Tratamento de Esgoto e de Estações de Tratamento de Água, prevista para 2019, não foi concluída. Causa: Não houve adesão para a oferta da capacitação de Estações de Tratamento de Esgoto e de Estações de Tratamento de Água. Contramedida: Não há contramedida para a entrega relacionada uma vez que esses cursos não serão mais ofertados.
Conclusão dos Cursos de Qualificação em andamento ao fim de 2018 não foi realizada. Causa: O último curso a ser concluído, denominado "Restauração Ecossistêmica", não foi realizado por não ser de responsabilidade do PG020. Contramedida: Não há contramedida para a entrega relacionada.
Conclusão dos Cursos de Qualificação do Escopo de 2019 não foi realizada. Causa:Falta de interesse nos cursos ofertados por parte da população. Contramedida:Substituição de alguns cursos de qualificação por outros para atender demandas do mercado.
Levantamento das necessidades de Qualificação Profissional no território não foi realizado. Causa:Não foi recebido histograma das demais localidades, à exceção de Mariana. Contramedida:Cobrança de retorno do gestor das obras com apoio da Gerente Executiva.
Oferta e execução de no mínimo 800 vagas de Cursos Qualificação Profissional no território não realizados. Causa:Falta de interesse nos cursos ofertados por parte da população. Contramedida: Substituição de alguns cursos de qualificação por outros para atender outras demandas da obra.

Processo de Desenvolvimento da Competitividade de Fornecedores
• Realizada a palestra “Gestão Econômico-Financeira na Prática” da Assessoria Técnica de Desenvolvimento de Fornecedor em Mariana e Governador Valadares. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão da execução da Assessoria Técnica de Desenvolvimento do Fornecedor 2019 em Minas Gerais”.
• Realizado o seminário “Excel para Negócios – Ferramentas de Gestão” da Assessoria Técnica de Desenvolvimento de Fornecedor em Mariana e Governador Valadares. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão da execução da Assessoria Técnica de Desenvolvimento do Fornecedor 2019 em Minas Gerais”.
• Iniciadas as assistências para os negócios selecionados e participantes do programa da Assessoria Técnica de Desenvolvimento de Fornecedor em Mariana e Governador Valadares. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão da execução da Assessoria Técnica de Desenvolvimento do Fornecedor 2019 em Minas Gerais”;
• Realizadas as palestras de lançamento do programa da Assessoria Técnica de Desenvolvimento de Fornecedor em Colatina, Linhares, Regência e Povoação. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão da execução da Assessoria Técnica de Desenvolvimento do Fornecedor 2019 no Espírito Santo”.

• O início dos cursos de aperfeiçoamento em Panificação e em Confeitaria em Santa Cruz do Escalvado para 12 alunos, com carga horária de 75 horas e realizado pelo SENAI MG e de iniciação profissional em Serviços Administrativos em Mariana para 30 alunos, com carga horária de 60 horas e realizado pelo SENAI MG previstos para novembro não foram realizados. Causa: Desdobramento do cronograma não realizado completamente. Contramedida: Realizar análise em conjunto com a equipe técnica para desdobrar o cronograma de acordo com as ações do programa.

Processo de Qualificação de Mão de Obra
• Finalizado o curso de qualificação profissional em Armador de Ferro em Rio Doce, para 30 alunos, com carga horária de 160 horas e realizado pelo SENAI-MG. Esta entrega refere-se ao Marco “Finalização do Projeto de Qualificação Profissional 2019 de Candonga”.
• Iniciada nova turma do curso de iniciação profissional em Agente de Inspeção de Qualidade em Mariana, para 30 alunos, com carga horária de 40 horas e realizado pelo SENAI-MG. Esta entrega refere-se ao Marco “Finalização dos cursos de qualificação profissional do ciclo 2018-2019 em Mariana”.
• Finalizado o curso de aperfeiçoamento em Confecção de Nécessaire em Baixo Guandu, para 30 alunos, com carga horária de 40 horas e realizado pelo SENAI-ES. Esta entrega refere-se ao Marco “Conclusão dos cursos de qualificação profissional SENAI/ES 2019”.

No Relatório de Setembro (mês referência: agosto), foi reportado que o curso de qualificação profissional em Pedreiro de Infraestrutura, realizado em Rio Doce, havia sido iniciado. No entanto, o curso iniciado à época foi o de qualificação profissional em Armador de Ferro, realizado em Rio Doce, que veio a ser finalizado em outubro.

Processo de qualificação de mão de obra:
• Iniciado em Mariana o curso de iniciação profissional em Agente de Inspeção de Qualidade para 30 alunos, com carga horária de 40 horas e realizado pelo SENAI-MG.
• Iniciado em Mariana o curso de iniciação profissional em Serralheiro de Materiais Ferrosos (Telhadista) para nova turma de 40 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI-MG.
• Iniciado em Mariana o curso de iniciação profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão para nova turma de 60 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI-MG.

Desenvolvimento da Competitividade de Fornecedores:
• Iniciado o projeto de desenvolvimento da competitividade dos fornecedores.
Qualificação de Mão de Obra:
• Iniciado o curso de qualificação profissional para Pedreiro de Infraestrutura, em Rio Doce (MG), para 30 alunos, com carga horária de 160 horas e realizado pelo SENAI-MG.
• Finalizado o curso de iniciação profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, em Mariana (MG), para 30 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI-MG.
• Finalizado o curso de iniciação profissional em Serralheiro de Materiais Ferrosos (Telhadista), em Mariana (MG), para 20 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI-MG.

Processo de Qualificação de Mão de Obra:
• Iniciado o curso de iniciação profissional de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão em Mariana para 30 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI MG.
• Iniciado o curso de iniciação profissional de Serralheiro de Materiais Ferrosos (telhadistas) em Mariana para 20 alunos, com carga horária de 80 horas e realizado pelo SENAI MG.
• Iniciado o curso de iniciação profissional de Aperfeiçoamento Profissional em agente de inspeção de qualidade em Governador Valadares para 30 alunos, com carga horária de 40 horas e realizado pelo SENAI MG.

Processo de Qualificação de Mão de Obra:
• Finalização do curso de qualificação profissional de panificação em Rio Doce para 12 merendeiras, com carga horária de 75 horas e realizado pelo SENAI Unidades Móveis.
• Iniciado o curso de qualificação profissional de confeitaria em Rio Doce para 12 merendeiras, com carga horária de 75 horas e realizado pelo SENAI Unidades Móveis.

Processo de Qualificação de Mão de Obra:
• Finalização dos cursos de qualificação profissional em Mariana: Pedreiro de acabamento e revestimentos cerâmicos; Pintor de obras imobiliárias.
• Finalização dos cursos de qualificação profissional em Governador Valadares: duas turmas de Pedreiro de Alvenaria.

• Finalização dos cursos de qualificação profissional em Mariana: gestão de resíduos sólidos, eletricista predial, encanador instalador predial, serralheiro de materiais ferrosos.

Finalizado projeto inicial de qualificação profissional em Marilândia do processo de qualificação de mão de obra.
Iniciado aditivo de prazo da qualificação profissional em Marilândia do processo de qualificação de mão de obra.

Iniciados cursos qualificação em pedreiro de acabamento; gestão de resíduos sólidos; eletricista predial; encanador instalador predial; serralheiro de materiais ferrosos; e pintor de obras imobiliárias, em Mariana (MG).
Concluídos cursos de instalador predial em Marilândia (ES) e corte e costura em Santa Cruz do Escalvado (MG) — 25 e 20 alunos, respectivamente.

Evento de encerramento do ciclo 2018 do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Mariana e Governador Valadares. O evento contou com entrega dos certificados às empresas e apresentação do relatório final do Desenvolvimento.

Aula inaugural do curso de armador de ferro realizada em Governador Valadares. Foram ofertadas 30 vagas para a turma.

Conclusão da entrega de equipamentos e mobiliário, possibilitando a expansão na atual estrutura do SINE, localizado no Centro de Convenções de Mariana.

Conclusão dos cursos de qualificação de pedreiro de alvenaria e instalador hidráulico residencial.

Conclusão do curso de qualificação de instalador hidráulico residencial em Colatina.

Conclusão de 9 turmas de cursos de qualificação profissional nos municípios de Mariana, Colatina, Linhares e Baixo Guandu, totalizando 139 alunos concluintes.

Início dos cursos de corte e costura em Nova Soberbo/Santa Cruz do Escalvado, Mariana. Todos os cursos de qualificação estão sendo conduzidos pelo SENAI, em parceria com a Fundação Renova.

Realizada cerimônia de entrega de certificado referente aos cursos de Auxiliar de Pedreiro em Governador Valadares, no dia 13 de setembro.
Início dos Cursos de Qualificação em Carpinteiro de Obras e Auxiliar de Pedreiro na região de Mariana. Todos os cursos de Qualificação estão sendo conduzidos pelo SENAI em parceria com a Fundação Renova.

Aula Inaugural dos cursos de Qualificação de Serralheiro de Materiais Ferrosos e Pintor de Obras Imobiliárias para atender as obras do Reassentamento realizada no dia 08 de Agosto. Formatura dos Cursos de Qualificação em Pedreiro e Marceneiro realizada no dia 15 de agosto. Ao todo, 193 formandos participaram da cerimônia.

Início dos Cursos de Qualificação Profissional em Governador Valadares em 09/07.

Foram definidos no período os cursos de qualificação para o 2º semestre em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz e Rio Doce. Através de uma integração com a equipe do Programa de Reassentamento, o leque de capacitações incluiu atividades necessárias futuramente por essa iniciativa, como capacitações para serralheiro de materiais ferrosos e gestão de resíduos sólidos.

Foi concluído, ainda, o curso de carpinteiro de obras em Linhares (ES), com a formação de 18 dos 21 alunos matriculados.

Foram definidos os cursos de qualificação profissional a serem executados em Governador Valadares.

Nesse período também houve o aumento na porcentagem dos convites a fornecedores locais e contratações locais, representando o maior índice da série. No mês de maio, 96% dos convites dos processos concorrenciais foram direcionados aos fornecedores locais.

Foi concluído o primeiro curso de qualificação profissional em NR10 (Segurança em instalações elétricas), ministrado pelo Senai Mariana e Senai Espírito Santo em parceria com a Fundação Renova.

Foi firmado um contrato com os Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG /SENAI-ES) para oferta de cursos de qualificação de mão de obra. Serão ofertados 12 cursos de qualificação em Mariana (MG) e 38 cursos no Espírito Santo, distribuídos nos munícipios de Marilândia, Linhares, Colatina e Baixo Guandu. As oportunidades são destinadas para diferentes qualificações. Foram realizadas ações de comunicação para promoção dos cursos à comunidade.

Abertura dos cursos profissionalizantes e aula inaugural dos cursos de qualificação profissional, no Serviço Social da Indústria de Mariana (SESI-Mariana), com participação de mais de 200 profissionais interessados nos cursos que se iniciam em 2018. Os conteúdos foram desenhados em função da mão de obra requerida nas operações do Reassentamento e do Eixo 1 e que atualmente não possuem profissionais qualificados à disposição no SINE local.

Finalizada a contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI), como parte do acordo de cooperação técnica, firmado em junho de 2017, entre Fundação Renova, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES). O SENAI atuará na qualificação de mão de obra local nos municípios impactados pelo rompimento da barragem.

Foi realizada, em Governador Valadares, a oficina de estímulo à contratação local. O objetivo do workshop foi apresentar às empresas locais oportunidades de contratação e fornecimento de produtos da Fundação Renova. Com base nas atividades a serem executadas pela instituição, buscou informar e preparar as empresas locais para as necessidades contratuais requeridas pela Fundação.

A DVF Consultoria apresentou à Renova o plano de ação elaborado, que tem o objetivo de fortalecer as associações comerciais das regiões impactadas. Em seguida, foram realizados dois workshops em Mariana e Barra Longa (MG), respectivamente, para demonstrar o planejamento estratégico elaborado pela consultoria para o fortalecimento das entidades de classe.

Também houve avanço nas tratativas entre Sebrae, BDMG e Fundação Renova para criação de um projeto de recuperação financeira de empresas com potencial de tornar-se fornecedores nos municípios. Foram concluídas as negociações com os SENAI do Espírito Santo e Minas Gerais e do IEL–ES para operacionalização do plano de qualificação profissional e do programa de desenvolvimento de fornecedores.

No início de dezembro, em Vitória (ES), foi realizado o workshop de qualificação de fornecedores, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi em parceria com a Fundação Renova. O objetivo foi apresentar às empresas locais oportunidades de contratação e fornecimento de produtos à Fundação Renova, com base nas atividades a serem executadas pela instituição, buscando, informar e preparar as empresas locais para as necessidades contratuais requeridas. As oficinas contaram com estandes para realizar o cadastramento de fornecedores locais.

Também aconteceu a reunião inicial de alinhamento com a empresa DVF, consultoria contratada para apoiar os fornecedores locais que tiveram seus negócios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão e necessitam de qualificação e suporte na gestão de suas entidades de classe.

Em meados do mês, foram entregues os certificados de conclusão dos cursos de qualificação oferecidos pelo SENAI-ES em Regência e Povoação, distritos de Linhares, resultantes do convênio celebrado com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). No 2º semestre de 2017, foram qualificados aproximadamente 132 profissionais de um total de 180 vagas ofertadas.

No fim do mês, foi realizada a formatura de 27 participantes dos cursos de Pedreiro de Alvenaria e de Infraestrutura, ofertados pelo SENAI-MG como resultado do convênio celebrado também com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Os cursos de qualificação ocorreram durante o 2º semestre de 2017, no município de Mariana (MG).

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu, em Rio Doce (MG), o projeto Cozinha Brasil, curso gratuito de educação alimentar que visa a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria, a partir da promoção da alimentação saudável. A capacitação, fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Fundação Renova, atende uma demanda dos empresários do setor e tem apoio da Prefeitura de Rio Doce. Os participantes receberam certificado, além de um livro com receitas de comidas saudáveis.

Foi concluída a contratação da empresa DVF com objetivo de apoiar os fornecedores locais, que tiveram seus negócios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão e necessitam de qualificação e suporte na gestão de suas entidades de classe.
Continuam sendo conduzidos os cursos de qualificação oferecidos pelo SENAI-ES em Regência e Povoação, distritos de Linhares. Em novembro, teve início o último curso de qualificação profissional em Regência, resultantes do convênio celebrado com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Até o momento, foram qualificados aproximadamente 117 profissionais de um total de 180 vagas ofertadas.

O programa de Estímulo à Contratação Local promoveu, junto à Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), uma reunião com os programas de Tecnologias Socioeconômicas e de Desenvolvimento e Diversificação Regional com o objetivo de apresentar as ações dos respectivos programas, de modo a identificar possíveis atividades conjuntas com a secretaria.

A equipe desse programa, em conjunto com o programa de Recuperação de Nascentes, realizou uma visita à Prefeitura de Periquito com a intenção de mapear cooperativas de trabalho que possam executar as atividades para recuperação das nascentes da região. Representantes desse programa também continuaram a participar de reuniões de alinhamento com novas empresas contratadas. Os encontros têm objetivo de disseminar e difundir as diretrizes de contratação de mão de obra local da Fundação Renova.

A Fundação Renova elaborou, em parceria com o Senai-MG, nova proposta de cursos de qualificação para atender todos os municípios atingidos em Minas Gerais.

No Espírito Santo, continuam acontecendo os cursos de qualificação oferecidos pelo Senai-ES em Regência e Povoação, distritos de Linhares. Também foram iniciados dois cursos de qualificação profissional em Povoação, resultantes do convênio celebrado com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Além disso, foram abertas 15 vagas para o curso de modelagem e 20 vagas para o curso de Carpinteiro de Obras.

Representantes do programa deram continuidade às participações em reuniões de alinhamento com novas empresas contratadas. Os encontros têm objetivo de disseminar e promulgar as diretrizes de contratação de mão de obra local da Fundação Renova.

A equipe de estímulo à contratação local, em atuação conjunta com a equipe de Diálogo, esteve em Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Santana do Deserto, em Minas Gerais, para realizar um diagnóstico sobre a atual situação de restaurantes do município que indicaram estar sofrendo impacto comercial com a concorrência de um novo restaurante de maior porte presente na região de Ponte Nova (MG). O diagnóstico buscou identificar e levantar a necessidade de tais restaurantes a respeito de melhorias técnicas individualizadas como, por exemplo, cardápios e gestão do empreendimento. Considerando isto, foi articulada uma nova proposta de cursos de qualificação com o SENAI-MG. Ao todo, serão ofertados 18 cursos de capacitação ao longo dos municípios atingidos no estado de Minas Gerais.

Teve início o segundo curso de qualificação profissional no município de Mariana (MG), resultante do convênio celebrado com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O curso de Pedreiro de Alvenaria contempla até 20 inscritos e tem duração total de até 180 horas.

No estado do Espírito Santo, continuam ocorrendo os cursos de qualificação ofertados pelo SENAI-ES em Regência e Povoação, distritos do município de Linhares. Até o momento, foram qualificados 104 profissionais em cursos de Pedreiro de Alvenaria, Cozinha Capixaba e Costura Industrial.

Foi realizada uma força tarefa de cadastramento de mão de obra em municípios atingidos. As ações ocorreram em Santa Cruz do Escalvado (MG), nos dias 15 e 16 de agosto, e em Rio Doce (MG), nos dias 22 e 23 do mesmo mês. Foram cadastradas aproximadamente 350 pessoas.
A equipe também participou de sete reuniões de início de contrato de fornecedores com a Fundação Renova. O objetivo é informar e orientar as empresas contratadas sobre a necessidade de priorizar a admissão de mão de obra local durante o período de vigência do contrato.

Como parte complementar da atividade anterior e resultante do convênio celebrado com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), tiveram início os cursos de capacitação e qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nos municípios de Regência e Povoação, no Espírito Santo. A oferta total foi de 10 cursos, sendo cinco para cada localidade.

Foram ofertados cursos de Carpintaria de Obras, carga horária de 200h e turma de 20 alunos; Costureiro Industrial de Vestuário, carga horária de 200h e turma de 15 alunos; Cozinha Capixaba, carga horária de 96h e turma de 20 alunos; Pedreiro de Alvenaria, carga horária de 200h e turma de 20 alunos; Modelagem, carga horária de 80h e turma de 15 alunos; Negócios na Prática, carga horária de 40h e turma de até 20 pessoas.

Resultante do convênio celebrado com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em julho de 2017, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entregou a proposta técnica comercial referente à oferta de cursos de capacitação/qualificação para formação profissional de fornecedores locais ao longo da bacia do Rio Doce. A proposta conta com a oferta de 18 turmas de diferentes áreas de atuação, que serão ministradas ao longo do segundo semestre de 2017 nos municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Resplendor, Mariana, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, e Barra Longa, em Minas Gerais. A respectiva ação faz parte das atividades de qualificação e capacitação para tornar o mercado mais competitivo, inovador e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento.

Aula inaugural da primeira turma de pedreiro de infraestrutura, ofertada pelo SENAI em Mariana (MG), resultado da primeira interlocução e ação realizada com a instituição. Foram oferecidas um total de 20 vagas, com duração de 200 horas.

No Espírito Santo, avanço nas tratativas para a execução de cursos de pedreiro, carpinteiro, cozinha capixaba e costura, nos distritos de Regência e Povoação.

A equipe de Economia e Inovação foi convocada para uma reunião com o poder público municipal de Barra Longa (MG) para discutir sobre o retorno do SINE Itinerante ao município e o andamento das ações de contratação local da região. Em sequência, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) retornou ao município para uma nova rodada de cadastramento de mão de obra local.

Com o objetivo de identificar potenciais mercados locais no município de Barra Longa, foram articulados encontros com os produtores locais da Cachaça Tiara, que demonstraram interesse em integrar o movimento de incentivo à economia, por meio do desenvolvimento do projeto social que visa reativar as atividades das bordadeiras da região.

A equipe do programa participou de reuniões de início de contratação de empresas da Fundação Renova. O objetivo é informar e orientar as empresas contratadas para prestar serviços para a Renova sobre a necessidade de priorizar a contratação de mão de obra local durante o período de vigência do contrato, visando atingir o determinado pelas cláusulas do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC). A iniciativa é decorrente das ações previstas para priorização de mão de contratação de fornecedor e mão de obra local.

A partir do diagnóstico de potenciais empreendedores, negócios e mercados dos 39 municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, foram realizadas oito oficinas de estímulo à contratação local, com o objetivo de apresentar às empresas oportunidades de fornecimento de produtos e serviços à Fundação Renova, com base nas atividades executadas pela instituição. As oficinas contaram com estandes para cadastramento de fornecedores e preparação das empresas locais para as necessidades contratuais requeridas pela Fundação.

No período de 31 de maio a 23 de junho, oito oficinas ocorreram em Linhares e Colatina, no Espírito Santo, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Mariana, Governador Valadares, Aimorés e Baixo Guandu, em Minas Gerais, com 930 participantes e 521 cadastros realizados nos eventos.

No dia 26 de junho, um convênio foi celebrado com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e, no dia 30, com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Ambos visam a qualificação e a capacitação da mão de obra e de fornecedores locais, para tornar o mercado mais competitivo, inovador e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento.

Concluído o diagnóstico de potenciais empreendedores, negócios e mercados dos 39 municípios originalmente impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, feito pela consultoria contratada DVF.

Oficinas de estímulo à contratação local estão sendo realizadas para apresentar propostas e atividades realizadas pela Renova e suas contratadas e cadastrar fornecedores locais. Os eventos foram programados para Linhares e Colatina (ES) e Governador Valadares, Aimorés, Baixo Guandu, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Barra Longa e Mariana (MG).

Em abril, a consultoria contratada DVF entregou à Renova o relatório inicial com o diagnóstico dos potenciais empreendedores, negócios e mercados dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. O documento apresenta o plano com as ações futuras a ser realizado nas próximas etapas do programa, como o fortalecimento das entidades de classes empresárias.

No mesmo mês, considerando o resultado do diagnóstico, foram realizadas quatro oficinas, no mesmo mês, com o objetivo de mostrar para os empresários e as associações comerciais as oportunidades que podem surgir a partir das ações da Renova, ao longo de todo o território. As oficinas aconteceram nos munícipios de Barra Longa, Mariana (MG) e em Povoação e Regência, distritos de Linhares (ES).

Outro ponto relevante é o início do processo de contratação do curso de pedreiro na cidade de Mariana para possível aproveitamento nas obras do reassentamento.

No mês de março, foi finalizada a etapa de diagnóstico das potencialidades dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. A partir do resultado do estudo, foram realizadas palestras em municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais para discussão do diagnóstico e também de temáticas que envolvem o empreendedorismo. Na ocasião, a Fundação Renova foi apresentada aos participantes, assim como o Programa de Estímulo à Contratação Local. Além disso, foram realizadas oficinas em Linhares, Colatina, Baixo Guandu, no Espírito Santo, e em Governador Valadares, Resplendor e Aimorés, em Minas Gerais, com objetivo é despertar os empresários e as associações para as oportunidades que podem surgir das ações da Renova ao longo de toda a faixa.

Concluído o estudo de prospecção de mercado e diagnóstico da oferta de serviços, produtos e mão de obra. Além disso, foram iniciados os estudos para o desenvolvimento de projetos específicos de contratação local dos pescadores de Regência e Povoação, no Espírito Santo.

Está em andamento o diagnóstico da oferta de serviços, produtos e mão de obra e foi realizada reunião inaugural de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG).

Contratação de consultoria para avaliação dos potenciais de desenvolvimento de mercado e de contratação local e recebimento de proposta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para viabilizar cursos na área civil para as obras de reassentamento.

Continuação do processo de contratação de mão-de-obra local e recebimento de novas propostas técnicas de concorrentes. No mês de novembro, foram contratadas 2.077 pessoas, o que representa 59% dos profissionais mobilizados.

No mês outubro, a contratação de mão-de-obra local foi de 1.799 contratados, o que representa 57% dos profissionais mobilizados e 668 fornecedores locais, o que representa 76% dos contratos ativos.

Até o mês setembro, a contratação de mão-de-obra local foi de 1.276, de um total de 1.759 contratados, o que representa 73% dos profissionais mobilizados.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

Notícias sobre o programa

Acesse aqui todas as notícias relacionadas a este programa da Fundação Renova.

7 comentários

    Olá Fundacaorenova

    Convido você para o mega evento de lançamento da Plataforma Builderall 3.0, maior plataforma de marketing digital do mundo.
    O evento será transmitido pela internet e terá a audiência de mais de 100 mil pessoas.
    Não perca! Será de grande proveito para você ou para alavancar a sua emprea de forma efetiva.
    O convite é gratuito!
    Garanta sua senha cadastrando-se pelo link abaixo ou envie whatsapp para 11 95001-1510

    https://builderallbr30.builderallconection.com

    Grata pela atenção!

    Sophie

    Responder

    Uma lástima termos perdido o prazo de inscricões para o projeto. Seria a apresentação de um podcast com informações e dúvidas sobre as ações da Fundação Renova.

    Responder

    Sou Tec. seg. Do trabalho me encontro sem renda onde traba. Na roca e Tec. seg do trab. Para complementar a renda. Sem condições financeira trab. De diária para os outros onde tinha minha vida e minha renda.

    Responder

    Olá, Marcelo. O Projeto “Recoloca Rio Doce” encerrou suas atividades no dia 20/12/2023. Desta forma, foram interrompidas as atividades de cadastro de novos currículos, cadastro de vagas de emprego e encaminhamento dos currículos. A CPHO manterá por conta própria a plataforma no ar por mais alguns meses disponibilizando os conteúdos de conteúdos de capacitação profissional e os cursos a partir do mesmo endereço. Para mais informações, acesse: https://recolocariodoce.com.br/

    Responder

    Estou procurando serviço Sou Tec. seg. Do trabalho me encontro sem renda onde traba. Na roca e Tec. seg do trab. Para complementar a renda. Sem condições financeira trab. De diária para os outros onde tinha minha vida e minha renda.

    Responder

Deixe seu comentário