Fundação Renova

Proteção de nascentes é tema do primeiro bate-papo da Fundação Renova

Publicado em: 30/03/2017

Bate-Papo

José Almir Jacomelli, da equipe socioambiental da instituição, conversou com os internautas sobre o trabalho desenvolvido

Na tarde de hoje, dia 30 de março, a Fundação Renova promoveu o primeiro bate-papo, em tempo real, transmitido pelo canal do YouTube da instituição. Na ocasião, um dos especialistas em projetos socioambientais da Renova, José Almir Jacomelli, apresentou um panorama sobre o andamento do Programa de Recuperação de Nascentes e esclareceu dúvidas dos internautas.

O programa, que conta com uma parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Terra, já protegeu 511 nascentes na bacia hidrográfica do rio Doce. Durante a conversa, Almir enfatizou a importância da participação dos proprietários rurais para que esse resultado fosse alcançado. Ao, todo 215 proprietários aderiram à proposta e contribuíram para o cercamento das nascentes.

De acordo com Almir Jacomelli, o próximo passo, após o cercamento, é preparar o solo e revegetar o entorno dos olhos d’água. Para isso, é necessário tirar as plantas invasoras, coletar as sementes nativas da região, cultivar as mudas e plantá-las. A meta é proteger 5 mil nascentes em 10 anos.

O bate-papo sobre a proteção de nascentes é o primeiro de uma série de conversas sobre diferentes temas sobre o trabalho gerido pela Fundação Renova. Toda última quinta-feira de cada mês, um profissional da instituição ou especialista do mercado irá compartilhar experiências e tirar dúvidas em uma transmissão ao vivo.

Assista ao bate-papo na íntegra.

 

Deixe seu comentário