Fundação Renova

Prefeitura de Governador Valadares e Fundação Renova anunciam nova adutora no Rio Corrente Grande

Publicado em: 26/10/2017

Gestão da Água

Com extensão de 35 quilômetros, a obra terá um investimento aproximado de R$ 155 milhões e geração de 770 empregos

A Prefeitura Municipal de Governador Valadares e a Fundação Renova anunciaram, no dia 20 de outubro, a implantação de uma adutora no Rio Corrente Grande, localizado na divisa entre os municípios de Periquito e Valadares, em Minas Gerais. Com extensão de 35 quilômetros, a obra terá um investimento aproximado de R$ 155 milhões e geração de 770 empregos (diretos e indiretos).

O Rio Corrente Grande foi escolhido por causa do baixo impacto que a instalação da adutora causará na comunidade, uma vez que ela estará na faixa de domínio da ferrovia Vitória-Minas. Além disso, nas pesquisas feitas para a implantação, ficou comprovado que o rio tem o melhor manancial.

A água proveniente da adutora chegará às Estações de Tratamento de Água Santa Rita, Vila Isa e Central. A manutenção e operação da adutora ficará a cargo da prefeitura de Valadares, por meio do SAAE. A estrutura é um compromisso assumido pela Fundação Renova como medida reparatória e compensatória para a região de Governador Valadares.  

A água proveniente da adutora chegará às Estações de Tratamento de Água Santa Rita, Vila Isa e Central | Foto: GUSTAVO BAXTER / NITRO

A água proveniente da adutora chegará às Estações de Tratamento de Água Santa Rita, Vila Isa e Central | Foto: GUSTAVO BAXTER / NITRO

O prazo para a entrega da obra é no primeiro semestre de 2021. Entretanto, todos os esforços da Fundação estão direcionados para a otimização dos prazos das obras. Os prazos dependem de outros estudos que estão sendo desenvolvidos no projeto executivo, bem como das etapas de licenciamentos e autorizações, previstas em obras dessa natureza (DNIT, Cemig, Infraero, órgãos ambientais, entre outros).

2 comentários

    Sou aluna de Gestão Ambiental na USP, estou finalizando meu trabalho de conclusão de curso, sobre o abastecimento de água em Governador Valadares, gostaria de visitar a obra no inicio de setembro.
    Podem me instruir como formalizar o pedido para autorização da visita?

    Agradeço
    Edna Moraes

Deixe seu comentário