Parceria com o Sebrae/ES oferece capacitação para empreendedores do turismo em Regência e Povoação

Publicado em: 27/11/2018

Economia Local

O lançamento do projeto aconteceu em novembro, nos dias 19 em Povoação e 20 em Regência

Um projeto realizado pela Fundação Renova em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) vai capacitar empresas de turismo, comércio e artesanato de Regência e Povoação, em Linhares (ES). O objetivo é ajudá-las a melhorar a qualidade do serviço prestado para atrair e receber turistas, dinamizando a economia das comunidades.

O consultor Leonardo Carraretto fala com donos de micro e pequenos negócios turísticos de Povoação (ES) no dia 19/11. | Foto: divulgação

Para dar o pontapé inicial às ações, foi realizada a palestra “Como transformar seu empreendimento em um negócio de sucesso”, ministrada pelo consultor Leonardo Carraretto. O encontro, que aconteceu no dia 19/11 em Povoação e no dia 20/11 em Regência, despertou nos participantes a importância do empreendedorismo e mostrou como ele pode ser um fator de mudança na rotina e no desenvolvimento local.

“Uma das áreas mais impactadas da atividade produtiva na foz do rio Doce foi o turismo. O projeto em parceria com o Sebrae se destina a apoiar a recuperação dos micro e pequenos negócios de Regência e Povoação, aliado a outras ações já realizadas pela Fundação Renova que estão relacionadas à retomada do fluxo turístico, como o apoio a eventos tradicionais e as ações de melhorias de infraestrutura nessas localidades. Nessa parceria, o Sebrae vai prestar assessoria individualizada a todos os negócios, com o objetivo de melhorar sua capacidade de oferecerem ao cliente um serviço de melhor qualidade”, destacou Paulo Rocha, líder da frente de fomento à economia da Fundação Renova.

Karina Barbosa, dona do Dormitório Bom Jesus, em Povoação, acredita que a consultoria vai ajudar a desenvolver não só o seu negócio, mas também a sua comunidade. “Essa capacitação com o Sebrae nos dará suporte para que possamos atender melhor a todos os nossos clientes e hóspedes. Povoação tem tudo para crescer, tem lugares maravilhosos e pessoas com um potencial muito grande”, afirmou.

O projeto

Aliada à qualificação dos prestadores de serviços turísticos da região, as associações locais de Regência e Povoação também vão receber orientações para que se tornem capazes de organizar suas próprias atividades para alavancar o turismo e planejar mais ações de cultura, esporte e lazer; além do aprimoramento e fortalecimento da gastronomia e do artesanato. Tudo isso vai promover mais sustentabilidade à região em médio e longo prazos. O projeto prevê, ainda, a promoção e divulgação dos dois destinos turísticos no futuro.

Serão beneficiados empreendimentos e pequenos negócios ligados ao turismo, formalizados ou não, que desenvolvam Atividades Características do Turismo (ACT) e relacionadas — e que apresentem laudo comprovando o impacto sofrido pelo negócio após o rompimento da barragem de Fundão. Para participar do projeto, os negócios precisam ter manifestação aberta, ou seja, já terem sido atendidos em um dos canais de relacionamento da Fundação Renova, e suas atividades não podem estar relacionadas à pesca ou à agricultura.

A escolha dos empreendimentos participantes foi baseada na identificação dos danos comprovados e no Diagnóstico do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, desenvolvido em Linhares pela empresa Futura em janeiro de 2017.

O projeto terá duração de um ano, e as ações serão realizadas até setembro de 2019.