Fundação Renova e Prefeitura de Governador Valadares anunciam adutora no rio Suaçuí Grande

Publicado em: 27/10/2016

Abastecimento de Água

A Fundação Renova e a Prefeitura Municipal de Governador Valadares anunciam, nesta quinta-feira, 27/10, conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), o início dos estudos para o projeto de implantação de uma adutora no rio Suaçuí Grande, localizado na região norte do município. A estrutura é um compromisso assumido pela Fundação Renova como medida reparatória e compensatória para a região de Valadares. Com extensão de 22 quilômetros e vazão de 900 litros por segundo, a nova adutora pode reduzir em até 65% a dependência do rio Doce para o abastecimento público na região.

Estudos técnicos apontam para uma disponibilidade hídrica adequada e sustentável para captação de água no rio Suaçuí Grande, mesmo em períodos de seca. Foi realizada uma análise aprofundada, tendo como base de referência o pior período de seca dos últimos dez anos e, mesmo com esse cenário extremo, foi constatada a viabilidade da implantação da adutora no rio Suaçuí Grande. Autoridades já atestaram esta disponibilidade hídrica, formalizada em reuniões do Comitê Interfederativo.

A água proveniente da adutora chegará à Estação de Tratamento de Água Central e o município contará, portanto, com mais uma fonte de abastecimento, além do rio Doce. A captação de água pelo rio Doce continuará sendo feita normalmente e com a mesma qualidade da água fornecida à população, como atestam diversos laudos independentes e o monitoramento feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O empreendimento considera o prazo de três anos para a execução total da obra, após cumpridas, sobretudo, as etapas de licenciamento, autorizações e engenharia. Entretanto, todos os esforços da Fundação estão direcionados para redução dos prazos, que dependem de estudos mais aprofundados de topografia e sondagem, bem como as já mencionadas etapas de licenciamentos e autorizações, previstas em obras dessa natureza.

Anúncio de implantação de adutora no rio Suaçuí Grande, em Governador Valadares/MG

Anúncio de implantação de adutora no rio Suaçuí Grande, em Governador Valadares (MG). | Foto: Leonardo Morais

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

A notícia acima também pode ser baixada em PDF.