Educadores vivenciam novas práticas pedagógicas e planejam o desenvolvimento sustentável de Barra Longa

Publicado em: 26/07/2018

Educação e Cultura

Foram utilizados jogos, técnicas interativas, dinâmicas lúdicas e atividades de grupo, visando a formação de equipe, “times” coesos e comprometidos com uma causa

Depois de formar uma turma de agentes comunitários, em abril, com o objetivo de resgatar a cultura local, e de promover o Cinema Itinerante, a fim de incentivar o desenvolvimento de Barra Longa (MG), o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), em parceria com a Fundação Renova, tem atuado, mais uma vez, no município por meio do projeto “Presente do Futuro Saudável”. Dessa vez, o foco esteve na formação dos educadores municipais por meio do desenvolvimento das práticas educacionais cotidianas.

Na segunda etapa da capacitação, os professores participaram de vivências na cidade de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha | Foto: Divulgação

Os encontros foram divididos novamente em duas etapas. Primeiro, os profissionais se reuniram para um debate de ideias, com o compartilhamento das histórias de vida e das trocas de experiências, fazendo uma roda de diálogo liderado pelo fundador do CPCD, o antropólogo Tião Rocha. “Foi uma contribuição social enorme para a nossa formação enquanto profissionais e, também, enquanto pessoas. Aprendemos várias dinâmicas e exercícios orais. Nada de papel e escrita. Tudo na prática, tudo de forma real, tudo na forma como encaramos o nosso dia a dia”, contou a educadora Maria Aparecida de Moura.

De acordo com a supervisora escolar, Solange Martins, fazer a formação foi uma oportunidade de aprendizado e de trocas de experiências educacionais. “O nosso grande objetivo é transformar Barra Longa. Com essa experiência observamos que a nossa realidade pode ser transformada sim. Foram dias incríveis para nós educadoras. Isso foi importantíssimo, afinal, agora poderemos inserir os métodos que aprendemos no dia a dia da nossa realidade aqui em nosso município”, disse.

VIVÊNCIA – Já na segunda etapa da capacitação, os professores participaram de vivências na cidade de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha, para que pudessem conhecer as práticas pedagógicas que o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento utiliza no local há, aproximadamente, 20 anos. Por meio dos bons exemplos e das transformações alcançadas no município mineiro, Tião Rocha apresentou, de forma prática, o que foi mencionado na roda de discussão em Barra Longa.

Segundo Onésima Mourthé, do CPCD, todas as etapas são valiosas e ricas do ponto de vista do aprendizado. “As duas fases são relevantes, cada uma com as suas caraterísticas. E isso tem a ver com a nossa proposta que é de que os nossos educadores sejam multiplicadores desse ideal de uma Barra Longa saudável e transformadora. Foi também a oportunidade de trazerem novidades, técnicas e ensinamentos para serem aplicados no dia a dia do município”, afirmou.

Para a secretária de Educação de Barra Longa, Júnia Carolino, a parceria com o município vai trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento da cidade. “Firmamos essa parceria com o CPCD e a Renova, e, de lá pra cá, temos colhido frutos muito positivos. Ao longo dessas últimas semanas conseguimos ver o sorriso no rosto de nossos educadores e isso é muito importante para nós. Além disso, com essa imersão que fizemos em Araçuaí conseguimos fazer uma análise mais profunda das nossas experiências não só enquanto profissionais, mas enquanto cidadãos. Foi tudo muito recompensador. Com certeza finalizamos o curso com ainda mais aprendizados adquiridos”, disse.