Fundação Renova

Cidade de Mariana recebe Iron Biker Brasil 2016

Publicado em: 03/10/2016

Esporte e Lazer

Fundação Renova apoia a maior maratona de mountain bike da América Latina

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2016, a cidade histórica de Mariana (MG) recebeu, pela quarta vez consecutiva, a 24ª edição do Iron Biker Brasil, considerada a maior maratona de mountain bike da América Latina.

Mais de 1.700 bikers confirmaram presença na competição, que esse ano bateu recorde de inscrições, esgotadas em menos de 30 minutos. Além de brasileiros, compareceram atletas de países como Suíça, Colômbia, Estados Unidos, África do Sul, França, Espanha, Bélgica, Portugal, Itália, Finlândia, Irlanda e Austrália. O apoio ao Iron Biker Brasil 2016 faz parte do programa de fomento ao turismo, cultura, esporte e lazer da Fundação Renova.

Ponte do Gama, subdistrito de Mariana foi, pela primeira vez, o ponto de apoio oficial do evento para reabastecimento de água, isotônico e manutenção das bicicletas dos competidores. Alguns trajetos tradicionais como o distrito de Camargos também fizeram parte da prova. “O evento foi muito positivo para a comunidade, já que utilizou o esporte como elo para unir ainda mais os moradores e receber com carinho todos os turistas que passaram por aqui. Inclusive, tem gente que até já comprou bicicleta para treinar e, quem sabe, competir no ano que vem”, afirma Milton Manoel De Sena, presidente da Associação Comunitária de Moradores e Amigos de Ponte do Gama. O apoio ao Iron Biker Brasil 2016 faz parte do programa de fomento ao turismo, cultura, esporte e lazer da Fundação Renova.

Iron Biker 2016 em Ponte do Gama

Iron Biker 2016 em Ponte do Gama (MG). | Foto: Fernando Helbert

“Foi bom ver o Iron Biker passar por aqui esse ano, principalmente depois do rompimento da barragem. É uma forma de voltar a movimentar a comunidade. Esperamos que no ano que vem seja ainda melhor e que mais pessoas participem”, disse Silvânia Aparecida de Souza Coelho, ex-líder comunitária e moradora de Camargos, distrito de Mariana, rota tradicional do evento, que, apesar de não ter sido impactado diretamente pela lama, teve o acesso prejudicado e a redução no número de turistas.

Durante os dias do evento, foram promovidas apresentações musicais e shows nas Praças Minas Gerais e Gomes Freire. Além disso, na noite de sexta-feira (16), os corais Vozes de Santa Catarina e Doce Melodia cantaram na escadaria da Igreja de São Francisco de Assis. O Iron Biker Brasil também promoveu a arrecadação e a distribuição de mais de 3.500 quilos de alimentos que serão doados para entidades de apoio às crianças e idosos carentes do município. Como parte da taxa de inscrição, cada participante faz uma doação de, no mínimo, 2 quilos de alimentos não perecíveis. O brasileiro Robson Ferreira e a norte-americana Larissa Connors foram os campeões da disputa e percorreram cerca de 160 quilômetros.

Assista aos melhores momentos da 24ª edição do Iron Biker Brasil:

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário