Atendimento de solicitações de cadastro para identificação de danos causados pelo rompimento da barragem será mantido

Publicado em: 06/03/2018

Cadastro de Impactados

O cadastro é pré-requisito para o atendimento em parte das ações reparatórias, inclusive a indenização, quando aplicável

Pessoas que se consideram atingidas diretamente pelo rompimento da barragem de Fundão, com exceção para a região de Mariana, e que fizeram a solicitação do cadastro integrado a partir do dia 2 de janeiro de 2018, começarão a ser atendidas no dia 1º de julho de 2018. A decisão foi tomada em conjunto com a Câmara Técnica de Organização Social e Auxílio Financeiro e visa garantir que todas as famílias atingidas sejam reconhecidas pela Fundação Renova.

Durante a análise dos pedidos, a Renova vai considerar danos diretos em bens materiais ou em atividades econômicas; perda (por morte ou por desaparecimento) de familiares com graus de parentesco diversos ou de pessoas com as quais coabitavam e/ou mantinham relação de dependência econômica; perda de fontes de renda (de trabalho ou de subsistência das quais há dependência econômica) em virtude da ruptura do vínculo com áreas atingidas; perda comprovada de áreas de exercício da atividade pesqueira e dos recursos e extrativos, inviabilizando a atividade extrativa ou produtiva; perda da capacidade produtiva ou da viabilidade de uso de bem imóvel ou de parte dele, entre outros.

Após a avaliação de quem deve participar do programa de cadastro, a Renova vai realizar visitas às propriedades para marcar um ponto de GPS (latitude e longitude das localidades); entrevistas; liberação do formulário preenchido; entrega do formulário para validação das famílias e encaminhamento de cada caso aos programas de reparação.

O atendimento às famílias é individualizado e pode variar desde a indenização e o recebimento do auxílio-financeiro até ações coletivas voltadas para os diferentes setores impactados.

4 comentários

Olá, Adilsonmartins. Estamos trabalhando para reparar aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Fiz uma solicitação de cadastro em 10/01/2018,até hoje não tive nenhum resposta,gostaria de saber quando esse contato vai ser feito,ou se não vai mais acontecer e se já pode voltar às atividades da pesca normalmente.

Olá, Eliane. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. As políticas do Programa de Indenização Mediada (PIM) são construídas coletivamente e levando em consideração as necessidades e particularidades dos atingidos. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento: telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/. Mantemos nosso compromisso na condução dos programas previstos para os atingidos, incluindo os pagamentos de indenizações, enquanto for necessário.