Animais resgatados em Mariana esperam um novo lar em feira de adoção

Publicado em: 20/08/2018

Assistência aos Animais

A Feira de Adoção Amidog acontece no Pátio Savassi, em Belo Horizonte, e contará com cães e gatos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo

Cães e gatos resgatados após o rompimento da barragem de Fundão poderão ser adotados na 8ª edição da Feira de Adoção Amidog, que acontece entre 23 e 26 de agosto, a partir das 10h, no estacionamento do piso G4 do Pátio Savassi.

Pela primeira vez, o evento — que faz parte da agenda anual do Centro de Compras — conta com a participação da equipe do programa de Assistência aos Animais da Fundação Renova, responsável por gerir as frentes de compensação e reparação dos danos causados pela tragédia ocorrida em novembro de 2015.

São 29 cães e gatos que vivem abrigados no Centro de Acolhimento Temporário de Animais (Cata), na Fazenda Asa Branca, em Mariana | Foto: Divulgação

Cerca de 15 cachorros e três gatos adultos recolhidos em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo estarão disponíveis no evento. Todos foram vermifugados, castrados, vacinados e apresentam exames negativos para leishmaniose. Os animais são parte de um total de 29 cães e gatos que vivem abrigados no Centro de Acolhimento Temporário de Animais (Cata), na Fazenda Asa Branca, distrito de Camargos (Mariana).

Desde o rompimento, 128 bichos foram acolhidos por novos donos. Uma equipe especializada cuida da saúde e da qualidade de vida de cada um. Para o veterinário da Fundação Renova, Rafael Carneiro, todos têm uma história e um perfil, como qualquer outro animal. “O principal é estimular a guarda responsável e consciente. Para viabilizar o processo, os futuros tutores recebem orientações e informações para que a guarda seja bem-sucedida”, afirma.

Para adotar, é preciso ser maior de 21 anos e levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A equipe da Fundação Renova fará uma entrevista pessoal e colherá a assinatura de um termo que prevê, entre outros pontos, o acompanhamento do processo de adaptação por um veterinário durante seis meses.

A feira também receberá animais de outras instituições, entre cães e gatos adultos e filhotes. A entrada é gratuita.

Serviço: 8ª Feira de Adoção Amidog

Dia: de 23 a 26 de agosto

Local: Pátio Savassi – Estacionamento do Piso G4 – Av. do Contorno, 6061, Savassi – Belo Horizonte (MG)

Das 10h às 19h – quinta-feira a sábado